terça-feira, 20 de junho de 2023

Walking football


"Passaram quase 100 anos desde que se jogou a primeira partida de futebol a andar.
A ideia partiu de um grupo de velhos ferroviários que decidiu fazer um jogo solidário para apoiar uma causa, mas que logo se confrontou com as limitações físicas próprias da idade.
Era preciso ajudar, e havia que fazer o jogo, mas as pernas que outrora moviam comboios já lá não estavam...
Só que desistir não era opção e como quem não tem cão caça com gato, quem não pode correr joga a andar, mas nunca desiste do jogo. Nascia assim o Walking Football, na longínqua Inglaterra dos anos 30, em plena crise entre duas guerras mundiais. Na simplicidade do seu gesto, estes homens não podiam imaginar o impacto da sua decisão de recurso, mas o que é facto é que, assim como as ideias viajam, as boas ideias voam, e a prática deste futebol espalhou-se informalmente pelas ruas mantendo viva uma chama que chegou aos nossos dias. Foi essa chama que em 2016 juntou Fundação Benfica, EFDN, Fulham FC Foundation, KAA Gent, Tottenham Hotspur, Club Brugge, NEC Nijmegen, Vitesse Arnhem, PSV Wolfsburg, SV Werder Bremen, Anorthosis Famagusta e Valerenga Fotball na recriação pioneira do Walking Football afirma-se cada vez mais como modalidade, motor de envelhecimento ativo e inclusão social e importante arma de combate ao idaismo na prática desportiva.
É, pois, com um misto de alegria e orgulho que vemos também o carácter e o papel pioneiro da Federação Portuguesa de Futebol na afirmação desta modalidade de futuro!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!