sábado, 17 de dezembro de 2022

Schmidt vai arrumar a casa | SL Benfica


"Técnico alemão já deverá saber com quem não vai contar para a segunda parte da época e prepara “limpeza”.

O mercado de Inverno está aí à porta, com o habitual frenesim de entradas e saídas de jogadores. Afinam-se os motores das equipas, dão-se uns retoques aqui e ali, para que no começo do novo ano estejam melhor apetrechadas para conseguirem os seus objetivos. Na Luz, o SL Benfica prepara a afinação de um motor que esta temporada tem estado imparável e que quer continuar em altas rotações.
Perspectivam-se novas contratações para dar equilíbrio à equipa mas, acima de tudo, que venham acrescentar qualidade para atacar todas as frentes em que o SL Benfica está envolvido. Mas se uns entram, outros vão ter que rumar a outras paragens e Roger Schmidt já afirmou que vai haver alterações no plantel.
Comecemos então pela baliza. O nome de Helton Leite tem sido falado com uma das possíveis saídas já em Janeiro. O guarda-redes brasileiro não tem sido aposta do treinador germânico e já terá manifestado interesse em sair para um clube onde possa jogar com mais regularidade. A Taça de Portugal e a Taça da Liga eram as competições onde o número 77 das águias esperaria somar minutos, mas até ao momento conta apenas com uma presença a titular, no encontro da prova rainha do futebol português, frente ao Caldas SC.
Na defesa, existe a possibilidade de haver mais que uma saída. John Brooks, central norte-americano que o SL Benfica contratou em Setembro para colmatar a lesão de Morato e a saída de Vertonghen, poderá abandonar a Luz nas próximas semanas. O defesa de 29 anos, que estaria com esperanças de ser aposta regular de Roger Schmidt, não correspondeu às expectativas, mas também não contava com a ascensão meteórica de António Silva, que entrou no onze encarnado e de lá nunca mais saiu. No eixo defensivo existem ainda Otamendi, titular indiscutível, João Victor e Lucas Veríssimo, já totalmente recuperado da grave lesão que contraiu o ano passado.
Em relação às laterais, Gil Dias e André Almeida podem também ter guia de marcha. O primeiro conta apenas com 11 minutos esta temporada, e a contratação de Ristic para o lado esquerdo da defesa, veio complicar ainda mais vida ao português, que pode também atuar como extremo esquerdo. No lado contrário, André Almeida, que já faz parte da mobília da casa, poderá ter os dias contados de águia ao peito, ele que está no SL Benfica desde 2012.
Já no que diz respeito ao meio-campo, este será o sector onde à partida não deverá sair ninguém. O único que poderá deixar o ninho da águia será Paulo Bernardo, e por empréstimo, já que os responsáveis encarnados vêm neste médio de apenas 20 anos, potencial para evoluir noutro clube, à semelhança do que aconteceu com Florentino.
Finalmente, o ataque das águias poderá também ser alvo de dispensas. A possível contratação de um avançado com créditos firmados vai fazer com que alguns jogadores da frente percam definitivamente o seu espaço. Rodrigo Pinho é aquele que está mais perto da porta de saída. O avançado brasileiro nunca conseguiu agarrar o lugar e conta com poucos minutos esta época, pelo que deverá abandonar a formação encarnada no início do ano. Diogo Gonçalves, extremo direito de 25 anos, tarda em “explodir” e o seu adeus à Luz é um cenário provável. Apontou apenas um golo nos 19 jogos em que participou esta época e as suas exibições estão aquém das expetativas.
Rui Costa, presidente do SL Benfica, afirmou há dias que não vai vender os seus jogadores mais influentes, a não ser que seja pela cláusula de rescisão. No entanto, admitiu que vai fazer ajustes no plantel, e isso passa por vender alguns excedentários nesta janela de transferências que se aproxima. Resta saber se os jogadores aqui mencionados irão resistir ao frio do Inverno, leia-se, permanecer no plantel encarnado, ou se vão partir para uma nova aventura fora da Luz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!