sábado, 28 de fevereiro de 2015

Feliz Aniversário

Benfica 6 - 0 Estoril

Maior goleada da época, com vários momentos muito bons. Podemos observar toda a mecânica ofensiva do Benfica, no relvado na Luz, com jogadas construídas com pés e cabeça, onde tudo é feito com sentido... É preciso muito (e competente) treino para conseguir atingir estes níveis...
Com o jogo decidido muito cedo, tivemos alguns momentos de desconcentração, principalmente na 2.ª parte, mesmo assim foi uma bonita festa de aniversário!!!
Apesar da vitória por 6, é bom lembrar que só ganhámos 3 pontos. E no próximo Domingo em Arouca, quando o árbitro apitar para começar o jogo, o resultado estará 0-0. Excessos de confiança neste momento, são muito perigosos. Nas semanas anteriores à derrota em Paços, também fizemos grandes jogos com o Guimarães na Luz, e nos Barreiros com o Marítimo. O único aspecto negativo do jogo de hoje, foram os Amarelos ao Nico e ao Maxi, ambos ficaram à bica. Juntando-se ao Talisca, ao Salvio e ao Eliseu. E daqui a 2 jornadas jogamos com o Braga, e logo de seguida vamos a Vila do Conde, numa deslocação sempre complicada...
Desta vez não concordo com a eleição do Pizzi como MVP. Estava a comentar com o meu colega de bancada, que o Pizzi e o Lima estavam 'fora' do jogo, quando os dois construíram, o golo do Salvio!!! Foi uma daquelas 'maldições' dos comentadores!!! A seguir ainda marcou um golo... Mas pelo meio, falhou vários passes, tentou elevar a nota artística (contaminado provavelmente pelo Nico!!!) quando não havia necessidade, resumindo um jogo de altos e baixos... Agora, com o Pizzi a marcar os Cantos, compreendo o desespero dos Anti's: cada canto, é 'quase' um penalty!!! Independentemente de quem concretiza, a principal responsabilidade destes últimos golos de Canto, é do Pizzi...
Grande jogo do Jardel, que além de fazer aquilo que lhe compete, já adivinha os lances, onde o Luisão é ultrapassado em velocidade... e faz as dobras!!! Agora, não lhe peçam para fazer passes em profundidade!!!
Não sei se foi de propósito, mas colocar o Capitão a marcar o golo inaugural, foi uma excelente ideia... O Luisão já chegou àquela fase, onde nem precisa de dizer ou fazer muita coisa, a simples presença, é sinal de problema resolvido!!!
Tenho sido critico, mas hoje até o Eliseu esteve bem... Toda a estratégia ofensiva do Estoril, passava por explorar as 'costas' do Eliseu com passes nas costas. Mas o Eliseu nunca foi ultrapassado...
Mais um jogo à Maxi... impressionante. Voltou-se a falar da renovação do Maxi, já houve informações de fontes habitualmente credíveis que a renovação já estava acertada, espero bem que sim...!!!
O Samaris está a atingir o nível, dos últimos '6' do Benfica. Creio que este é o melhor elogio que lhe posso fazer. Defensivamente, já controla o posicionamento... e com a bola nos pés, já demonstra muita confiança. Só lhe notei algumas falhas, quando tenta arrancar com a bola controlada, e normalmente acaba por adiantar em demasia a bola... dificultando o seu próximo trabalho!!!
Foi muito importante o regresso do Salvio aos golos. O Toto está a passar por uma daquelas fases 'trapalhonas', mas dá tudo... Agora gostaria de ver o Salvio fazer um cruzamento de primeira, quando recebe a bola sozinho!!! Não é preciso, partir sempre para a finta...!!!
O regresso do Nico, era a única dúvida no onze. E a 1.ª parte, até foi melhor daquilo que estava à espera... Após tanto tempo parado, seria expectável alguns problemas nos confrontos directos com os defesas, mas não, o Nico estava solto, com velocidade... A meio do 2.º tempo, o 'combustível' acabou, só assim se explica aquele Amarelo 'parvo' completamente desnecessário. Mas foi importante este regresso, principalmente para as próximas jornadas, onde vamos ter um Gaitán com mais ritmo...
Com o colectivo a funcionar, muitas vezes não damos importância a movimentações, longe da finalização. Os nossos dois avançados: Lima e Jonas, são responsáveis pelo início de muitas das nossas jogadas de ataque, normalmente pelos flancos. O Jonas está completamente adaptado ao sistema, transpira classe a cada toque de bola, e hoje até podia ter feito um hat-trick!!!
Com o resultado decidido cedo, o Jesus voltou estranhamente a retardar as substituições, o Nico estava todo o roto, devia ter saído mais cedo... e o jogo como estava até pedia a entrada do Ola John. Que ainda foi a tempo de fazer um meio-golo!!!
Nota-se que o Talisca quer voltar a conquistar a confiança do treinador. Sem grandes problemas defensivos para resolver, o Baiano entrou bem, e com a capacidade e confiança de fazer passes longos, que acabaram por tornar o Benfica ainda mais perigoso... O Jonas hoje devia-lhe pagar o jantar, porque tirou-lhe um golo!!!
O Cristante entrou tarde, mas por acaso, até perdeu algumas bolas que não devia...!!!
Ouvir o Couceiro a fazer insinuações sobre o Capela, deixa-me agoniado!!! Ainda não vi o jogo na TV, mas no Estádio, das 20 faltas marcadas contra o Benfica, 15 provavelmente não existiram!!! O homem é incompetente?! É... Mas hoje, se houve prejudicados, não foi seguramente o Estoril... Já estive com o Capela pessoalmente, não acho que seja corrupto (o que vindo de mim, é um tremendo elogio!!!), mas não me inspira confiança nenhuma, tem aquele olhar esgrouviado, muito nervoso... parece mesmo que lhe falta alguns parafusos!!! Hoje, influenciado pela campanha anti-Benfica, deixou claro que não queira ser acusado de beneficiar o Benfica: começou por não marcar um canto a favor do Benfica; foi perdoando vários cartões ao Estoril; qualquer jogador do Estoril caído no meio-campo do Benfica era falta; qualquer recuperação alta do Benfica era falta; e ainda teve o descaramento de mostrar mais um amarelo ao Maxi, numa jogada normal...!!!
O Benfica fez um bom jogo, é verdade... mas este Estoril é uma sombra do Estoril do ano passado. Hoje, pareceu-me mesmo, um daqueles jogos, onde os jogadores tentaram fazer a 'folha' ao treinador!!! Posso, estar enganado, mas o Couceiro não se vai aguentar muitas mais tempo...
No próximo Domingo à tarde, vamos ter mais uma final. Os jogos contra equipas do Pedro Emanuel são sempre, sempre complicados. O tipo de jogo que fazemos na Luz, é quase impossível de replicar noutros relvados. Mesmo quando não chove, é normal encontrar batatais por este Portugal fora... A velocidade, que mudamos de flanco nunca poderá ser a mesma... Aquela jogada típica, quando o Samaris recua para jogar ao lado dos Centrais, e depois mete a bola na corrida do Maxi, será muito difícil de efectuar em Arouca... Independentemente do resultado de amanhã no antro Corrupto, temos que continuar a somar 3 pontos... não podemos dar mais esperanças aos Corruptos...
PS: Após o final do jogo, no Museu Cosme Damião decorreu a Gala de aniversário do Benfica. Este ano não houve votação para eleger os vencedores dos Galardões, foi por 'ajuste directo'!!! Parece que foi uma opção para poupar recursos financeiros!!! Mas creio que uma votação online, não seria complicada de montar... A rever.
Futebolista: Nico Gaitán
Mérito e Dedicação: Joaquim Ferreira Bogalho
Revelação: João Teixeira (equipa B), e João Pereira (triatlo)
Projecto: Museu Cosme Damião
Formação: Equipa Júnior Andebol e Equipa Júnior Futebol
Inovação: Benfica TV Premium
Parceiro: Emirates
Casas do Benfica: Casa do Benfica de Elvas
Homenagem: Manuel Vilarinho
Modalidades: Basquetebol
Atleta de Alta Competição: Valter Neves
Carreira: Shéu
Treinador: Jorge Jesus

1 comentário:

  1. Uma vitória importante, mas agora o que não pode faltar é muita concentração jogo a jogo até ao final do campeonato!

    Parabéns ao Glorioso!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!