segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lixívia 6

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......11 (-5) = 16
Sporting.....14 (-1) = 15
Corruptos...16 (+4) = 12
Braga.........12 (+2) = 10

Tendo em conta os últimos dias, a melhor expressão para descrever este post, é mesmo 'chover no molhado' !!! Mas quando se diz que a impunidade é total, é porque a impunidade é mesmo total, não é nenhuma figura de expressão, é a crua e pura realidade... Hoje, já nem sequer pejo existe, esta semana as Roubalheiras foram tão grandes, que ninguém as discute, ninguém coloca em causa o fora-de-jogo no golo do Belenenses, ninguém discute o absurdo penalty dos Corruptos, ninguém discute o penalty sobre o Cardozo, os Roubos são à descarada, os ladrões já nem usam mascara, é tudo feito às claras...
Num rápido olhar sobre a classificação Anti-lixívia, somos obrigados a reflectir, sobre o que neste momento deveria estar a acontecer: o Benfica a jogar pouco, com deslocações complicadas, mas a pontuar, concentrado também na Champions, mas com alguma folga nas criticas ao Jesus, devido ao final da época transacta; um Sporting motivado...; e um treinador Corrupto a ser criticado, por tudo e todos, devido às más exibições, aos maus resultados, e com comparações constantes com o antecessor...!!! Mas isso, só no Mundo da Fantasia, onde os árbitros não tinham influência no resultado!!!
O título Mundial do Rui Costa, a vitória no torneio ATP do João Sousa, as eleições, tudo correu bem às lavadeiras do costume... hoje no sorteio da Taça o representante do Benfica, disse: "Toda a gente sabe aquilo que o Benfica pensa sobre o que se tem passado nos últimos tempos. O grupo tem consciência de que pode fazer mais e que tem condições para fazer mais, mas não escondemos que aquilo que se tem passado faz-nos questionar se será possível e se o trabalho é suficiente para alcançar os objectivos.", mas os títulos online, resolveram truncar a declaração, e só relevaram a critica ao rendimento dos jogadores, a referência indirecta, mas óbvia, aos árbitros foi ignorada. Mais uma vez, nada de novo!!!
Reconheço sem qualquer problema que as palavras do presidente no final do jogo, sabem-me a pouco, reconheço que as queixas de treinadores e dirigentes em relação aos árbitros, depois do mal estar feito, não me agradam - reconheço que os outros quando simulam reacções parecidas, na jornada seguinte são imediatamente recompensados, mas isso não acontece connosco!!! - mas também reconheço, que quando não falam, ainda me agradam menos!!!
Agora, quem pensar que trocar o treinador do Benfica - pelo Marco Silva (o treinador da moda) por exemplo -, vai fazer com que o Benfica deixe de perder pontos Roubados, está redondamente enganado... Escrevi aqui, na altura que foi anunciado, o meu desacordo com o apoio a Fernando Gomes... mas reconheço, que independentemente de qualquer apoio Federativo (ou à Liga), o Benfica sozinho, não conseguirá qualquer tipo de credibilização do Futebol Português. Neste momento, o problema já não é uma questão de nomes, ou de leis, ou de Justiça (é inexistente neste País à beira mal plantado), hoje no Futebol existe uma Cultura corrupta generalizada, e quem não 'jogar o jogo' é penalizado. Muitos se têm admirado com os golos em fora-de-jogo dos Lagartos, muitos têm elogiado o Presidente Lagarto, esquecendo-se que muito provavelmente os 'sucessos' arbitrais dos Lagartos estão ligados às 'Malas do Inácio' !!! Especialista à muito tempo, deste tipo de 'cozinhados'!!! Portanto, depois de todas as discussões, opiniões e argumentos, aquilo que os Benfiquistas têm que perguntar é: será que nós queremos ter um 'nosso' Inácio?!!! (esclareço que eu nunca defenderei para o Benfica tal coisa)!!! Todos os outros argumentos, sobre competências e incompetências, dos jogadores, dos treinadores, ou dos dirigentes são histórias da carochinha!!!
A tudo isto temos que juntar o Olibeiredo!!! A guerra da Benfica TV, com a SportvTV, o Nojo, o JN, a RTP informação e afins, vai ter impacto nos resultados desportivos, quem ficar surpreendido com este facto, não conhece o Sistema. Recordo que no início do monopólio do Olibeiredo, existiu uma ténue tentativa de concorrência de outra empresa, numa época, três equipas não assinaram com o Olibeiredo (os jogos eram transmitidos pela SIC), no final da época, as três equipas desceram de Divisão (Leiria, Tirsense... não me recordo da outra!!!)... não creio que a descida de Divisão seja uma possibilidade para nós, mas tudo vai ser feito para nos afastar da Champions, tudo mesmo... à descarada. Afinal de contas a impunidade é total, aliás, os árbitros corruptos além de não serem castigados são inclusivamente recompensados duplamente: com a Fruta e afins, e com carreiras desportivas de grande sucesso, internamente e internacionalmente...!!!

Na Luz, além dos dois lances óbvios: fora-de-jogo no golo do Belenenses, e penalty sobre o Cardozo, a arbitragem no resto do jogo, foi um autêntico manual de como inclinar o campo: lançamentos laterais, pontapés de canto/pontapés de baliza, permissividade disciplinar, anti-jogo premiado... todas as decisões favoráveis ao adversário do Benfica. Mascarou tudo isto com uma daquelas arbitragens de critério largo, mas quando não marcou falta contra o Benfica, foi sempre em zonas 'mortas', sempre que se aproximava das áreas, não perdoava!!! Existem vários critérios para verificar estas inclinações, uma das mais óbvias é as recuperações 'altas', que normalmente apanham os adversários em contra-pé... Jorge Tavares, não falhou uma..!!!
Existe sempre aquele argumento, que os lances são difíceis, que eles não podem acertar sempre, etc... para memória futura, recordo que houve outros lances na área do Belenenses, um sobre o Cardozo na 1.ª parte, e na 2.ª parte, no mesmo minuto, primeiro Diakite e depois Duarte, parece que jogaram a bola com a Mão. As repetições deram razão ao árbitro: sobre o Cardozo não foram conclusivas, mas parece que foi tudo normal; com o Diakete a bola bateu no peito; e o Duarte tinha os braços junto do corpo!!! Portanto nestas 3 jogadas as decisões, foram acertadas, apesar das dificuldades de decidir em directo, sem recurso às repetições... A diferença é que nestas jogadas a boa decisão arbitral, era 'contra' os interesses do Benfica, porque se fosse ao contrário, a decisão tinha sido outra!!!

O Proença esta semana conseguiu aumentar ao seu longo curriculum de palhaçadas pró-Corruptos, mais uma !!! E esta é daquelas, que merecia mais algumas homenagens, tenho a certeza que o Lourenço Pinto não se vai esquecer!!!
Sem recorrer a cábulas, julgo que em toda a sua carreira o corrupto Proença, marcou uma penalidade a favor do Benfica, sobre o Reyes em Coimbra (descarada diga-se), curiosamente (ou não), com os Corruptos, a lista parece interminável, e quase sempre inexistentes, deve ser coincidência!!!

Os Lagartos em Braga, quando pareciam que iam perder, num segundo, tudo mudou, com a lesão e a expulsão dos dois Centrais do Braga... e no final da partida o Eduardo deu um empurrãozinho!!! Na rádio ouvi o Juju pedir uma falta no 2.º golo do Sporting, mas não ela não existiu!!! A expulsão do Santos é justa, isto apesar do 'teatro' do Montero... Tenho que deixar uma nota para o fiscal-de-linha que anulou um golo ao Montero por fora-de-jogo, uma raridade!!!

PS: Uma nota para um amigo meu, sócio do Benfica, colega de Red Pass e também sócio do Santa Clara. A caminho da Luz, fomos ouvindo na rádio as informações vindas de Gaia sobre o jogo Corruptos B - Santa Clara, fomos 'descodificando' as palavras do jornaleiro, e quando vimos os lances na televisão, chegámos à conclusão que acertámos em todas as nossas especulações. Também não é novidade, os Corruptos B também costumam receber este tipo de 'apoios', alguns até mais escandalosos que os A's!!! Este fim-de-semana acabou por ser um fartote, nos A's e nos B's, é o que se pode apelidar de consistência!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Traídos por auto-golo !!!

Benfica B 1 - 2 Moreirense

Má primeira parte, o Moreirense dominou o meio-campo, com o Linfelof muito sozinho... Ainda por cima sofremos um golo logo no início, totalmente desnecessário, num canto, onde o Bruno Varela foi anjinho!!!
Entrámos a todo o gás na 2.ª parte, empatámos, tivemos oportunidades para marcar o 2.º, mas com as substituições o Moreirense voltou ao comando do jogo, a entrada do Uros Matic pecou por tardia... Numa jogada, onde o Fábio Cardoso, sofre duas faltas consecutivas - 1.ª jogo perigoso do adversário que teve uma entrada à Karaté; 2.ª agarrão com os dois braços!!! - o árbitro, resolve marcar a 3.ª falta, esta feita pelo nosso Central !!! Livre marcado, e auto-golo do Cavaleiro !!! E jogo decidido, até porque a experiência do Moreirense com vários jogadores com experiência de 1.ª Divisão, com os truques do costume, foi queimando o tempo.
O Hélder elogiou o adversário no final da partida, com alguma razão. Mas creio que as trocas de bola do Moreirense, e os perigosos contra-ataques que sofremos, deveram-se muito, ao nosso meio-campo defensivamente macio...
Sem o Funes Mori, e enquanto o Rui Fonte não recuperar, não temos um ponta-de-lança de referência, hoje o adaptado foi o Lolo...!!! Uma nota para a falta de cabeça fria do Fábio Cardoso, se no lance do auto-golo, tem alguma desculpa pelas faltas que sofreu... logo a seguir fez várias faltas muito pouco inteligentes...!!!
O Bernardo continua a evoluir, para mim o melhor em campo, bem secundado pelo Cavaleiro e o Cancelo - apesar de continuar a agarrar-se à bola em demasia...!!!

PS: Hoje foi dia de sorteio da Taça de Portugal, ao Benfica calhou uma deslocação a Cinfães, da ex-2.ªB, equipa treinada pelo nosso ex-central João Manuel Pinto. O jogo será disputado depois de uma interrupção dos Campeonatos por causa das Selecções, e antes da recepção ao Olympiakos para a Champions. Calendário complicado... antevejo a utilização de alguns jogadores menos utilizados, mas é preciso algum cuidado, estes jogos fora de casa, podem ser armadilhas, onde a descompressão pode ser fatal.

Jesus e o excesso de zelo

"Quem me lê já há alguns anos sabe que estou sempre do lado da polícia quando a opção que se põe é entre a ordem e a desordem públicas. E nos últimos tempos, talvez por ser fã da série “Cops”, ganhei ainda maior admiração pelo trabalho daqueles que defendem o primado da lei e zelam pela tranquilidade dos cidadãos. Apesar da gritante escassez de meios com que os nossos agentes se debatem – e até os norte-americanos, pode parecer mentira mas é verdade.
Acontece que vivi o suficiente no período anterior ao 25 de Abril para entender que o uso da força só é aceitável se for feito na proporção justificada pelas situações. O que quer dizer que já não sou a favor das cargas de pancadaria dirigidas não a baderneiros ou rufias profissionais mas a pessoas que se manifestam sem violência e por motivos razoáveis. E menos compreendo que para se imobilizar um adepto que entra indevidamente no terreno de jogo para festejar um golo, uma vitória ou um título lhe caiam em cima meia dúzia de “armários”, que o tratam como o mais perigoso dos criminosos.
Creio que terá sido o que passou pela cabeça de Jorge Jesus, em Guimarães, quando viu o excesso de zelo e a desnecessária agressividade que estavam a ser colocados na detenção de um benfiquista que pretendia apenas ficar com uma camisola. Exagerou, é verdade, mas não agrediu. Tentou simplesmente afastar, sem contenção embora, os braços dos agentes que dominavam o homem à bruta. Crime de agressão? Acusação absurda que juiz algum no Mundo ratificará. Crime de desobediência, certamente. Atitude reprovável, sem dúvida. Mas nada mais do que isso, pelo que se exige que tanto a justiça desportiva como a civil actuem agora com a conta, o peso e a medida que por vezes falta à PSP.
Uma breve referência ao triste incidente do Estoril, que envolveu dirigentes do FC Porto e o presidente da Associação de Futebol de Lisboa. Se alguém agrediu alguém, deverá pagar por isso, mas eu, depois de ouvir o discurso de “repúdio” de Nuno Lobo, durante uma jantarada, sinto-me esclarecido. A necessidade de auto-afirmação leva certas pessoas a perderem a noção do ridículo."

domingo, 29 de setembro de 2013

Campeão do Mundo... enorme Rui !!!

O nosso ex-ciclista Rui Costa sagrou-se hoje magnificamente Campeão do Mundo de Ciclismo na prova de Estrada. Feito único no desporto Português, só a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, do Sérgio Paulinho - grande Benfiquista de coração - se aproxima deste feito...
O Rui tem o sonho legitimo de fazer história no Tour de France, a sua transferência para a Lampre, é sinal disso... pessoalmente, apesar de desejar todo o sucesso do Mundo ao Rui, penso que as suas características adaptam-se melhor às Clássicas, tenho muitas dúvidas da capacidade do Rui se defender na Alta Montanha dos Alpes ou dos Pirenéus... Mas haverá muito tempo para definir estratégias, agora só desejo que a 'quase' maldição de quem veste a camisola de Campeão do Mundo não se abata sobre o nosso Rui Costa, são poucos os ciclistas Campeões do Mundo, que no ano após conquistarem o título, conseguem manter os resultados das últimas épocas...!!!

RUI por sr54r

PS1: Os meus Parabéns - para o também triunfo único, na história do ténis Português -, para o João Sousa, apesar de não ser Benfiquista (penso que seja Vitoriano...), hoje fez história... Os últimos resultados já tinham sido muito bons, no último US Open vi o jogo com o Djokovic, e apesar da derrota, gostei da atitude, e fiquei até surpreendido com a qualidade do João Sousa em alguns pontos - nesse jogo com um bocadinho mais de consistência, podia ter assustado o Sérvio!!! Agora é preciso confirmar a vitória, nos próximos torneios, e não ficar à sombra da bananeira... pela a atitude demonstrada dentro do court parece-me que isso não vai acontecer.


PS2: Neste fim-de-semana, o Benfica ainda celebrou mais uma Supertaça, desta vez foi o Rugby feminino, 21-10 frente ao Técnico (Catarina Ferreira, 11; Laura Pereira, 5; Maria Vasquez, 5). Nada mais, nada menos do que a 7.ª Supertaça consecutiva!!! Em 7 edições !!! As nossas meninas não nos deixam ficar mal... Nesta secção o Benfica continua a construir um palmarés que muito dificilmente, será batido no futuro próximo, por qualquer outra equipa!!! E ainda existe mais para conquistar...!!!

Jogar mal e ser Roubado? Sim, é possível !!!

Benfica 1 - 1 Belenenses

Hoje foi daqueles jogos que me irrita duplamente:
1.º, é o mau jogo da equipa, quando vi o Benfica chegar à vantagem, sem fazer muito por isso, temi o pior... infelizmente o tempo deu-me razão, a equipa já estava a jogar pouco, e em vantagem, pensou que o jogo estava ganho!!!
2.º, é a teoria absurda, defendida por muitos Benfiquistas, que não permite aos próprios Benfiquistas protestar, aquando dos Roubos efectuados pelos Frutados, quando jogamos mal...!!! Mesmo quando os Roubos são do tamanho das ondas do McNamara !!!

Tenho que ver alguns lances na televisão, antes de os comentar, mas o fora-de-jogo não preciso... aliás não foi o único: no último ataque do Belenenses da 1.ª parte, o avançado de Belém começou por jogar a bola com o braço, e depois ainda fizeram um passe para um jogador em claro fora-de-jogo... sempre a andar!!!
A equipa está com problemas, temos jogadores que aparentam estarem fisicamente em baixo (Matic, Lima, o próprio Enzo...), nestes jogos defrontando 'autocarros' precisamos de jogadores rápidos, que consigam acelerar o jogo, algo que o Salvio fazia regularmente... sem o Toto terá que ser o Gaitán a fazer isso (com regularidade), hoje o Sulejmani teve uma entrada horrível, o Rodrigo entrou tarde, e o Marko voltou a confirmar que não é extremo. O Fejsa foi ingénuo no golo, naquela situação não tem que saltar à bola, só tem que fazer o bloqueio para impedir que o adversário salte.

A postura dos jogadores do Belenenses também não pode ser esquecida. Sinceramente nunca tinha visto um árbitro ir buscar as botas para um guarda-redes!!! O anti-jogo foi constante, mas os últimos 10 minutos, foram nojentos. Festejei a última descida de divisão do Belenenses, espero este ano voltar a festejar, não merecem mais... Depois de terem jogado na Quarta nos Açores, ainda tiveram tempo de receber a 'bomba' do Póvoas aprovada pelo Domingos Gomes ... Aposto que quando jogarem com os Corruptos, vão levar uma dose quase letal de analgésicos!!!

A ruptura com o Oliveirinha foi aplaudida por todos, todos mesmo, eu sei que é pedir muito, mas seria normal alguma honestidade intelectual por parte daqueles que apontam a SportTV (e afins) como um (o) pilar fundamental do Sistema... Quem pensa assim (onde eu me incluo), sabia à partida que a 'nova' Benfica TV não seria recebida com agrado, e que o tal 'Sistema' iria fazer tudo, mas mesmo tudo, para esta estratégia do Benfica fracassar, sendo que o boicote ao sucesso desportivo do Benfica, é o ponto de partida óbvio... Esta época o objectivo não é impedir que o Benfica seja Campeão, este ano o objectivo é impedir que o Benfica se qualifique para a Champions...
Repito aquilo que já escrevi muitas vezes: pôr os Corruptos na cadeia, irradiar os Corruptos, é algo que nós não controlamos, o sucesso a médio e a longo prazo do Benfica, passa exclusivamente pela Militância dos Benfiquistas. E isso depende exclusivamente de nós...
O Rui Esteves no CMTV antes do jogo teve uma intervenção brilhante... e as palavras do Rui não perderam actualidade no final da partida, bem pelo contrário. Aliás o Jesus na conferência de imprensa, referiu-se exactamente a isso: não é fácil, semana após semana, ver os Proenças e afins a doarem pontos aos Corruptos (e outros amigos), e roubarem ao Benfica. O impacto na confiança e na tranquilidade da equipa, jornada após jornada, é devastador. O impacto pontual dos Roubos constantes, sempre para o mesmo lado, têm outros impactos escondidos na cabeça dos plantéis, não é só nos adeptos, os jogadores também vêem os resumos!!!



Invencibilidade !!!

Rio Ave 1 - 4 Benfica

Com o empate do Rio Ave em Loures com os Lagartos, a semana passada, este jogo ganhou outra aura... E o Benfica respondeu, da melhor maneira. Quem diria que o Benfica à 4.ª jornada seria líder isolado, com 4 vitórias?!!! Com 1 jogo na Luz, e 3 como visitante, sendo todas as deslocações teoricamente difíceis. Aliás neste momento além do jogo fora com os Lagartos, temos provavelmente só uma deslocação muito complicada: Braga...!!!
Em relação aos outros jogos fora, desta vez pelo menos sofremos um golo 'limpo' !!! Mas continuamos a dar abébias nas saídas para ataque, com perdas de bola, em momentos proibidos!!! Pelo menos desta vez não foi o Serginho!!!

PS1: Depois da vitória na Supertaça de Voleibol na Sexta, no Sábado, foi a vez do Futsal vencer em Vila do Conde, grande fim-de-semana, para os Benfiquistas daqueles lados!!!

PS2: Mais uma vez, uma transmissão desportiva da televisão pública, repleta de azia...

sábado, 28 de setembro de 2013

A prenda

"O Jornal de Notícias já foi um jornal sério e de referência. Já foi respeitado e conceituado. Já foi um jornal. Mas isso foi no tempo em que os seus directores eram gente de outra estirpe. Na sua edição deste sábado, publica o Jornal de Notícias um comunicado sobre mau jornalismo, foi pena que não façam mea culpa pela prática com que tem brindado os seus – cada vez menos – leitores, nos últimos anos.
Parciais e totalmente comprometidos, relatam em manchete, na sua edição deste sábado, que “Josué desembrulha a prenda”, em referência ao aniversário de um determinado clube.
Se procurarmos no dicionário a palavra prenda, encontramos: oferta, dádiva, acto ou efeito de ofertar. Exactamente o que se passou na sexta-feira num determinado estádio do País.
Na passada segunda-feira, apressaram-se – o mesmo jornal - a trazer na primeira página os erros pelos quais, e segundo eles, uma determinada equipa tinha sido prejudicada e, em consequência disso, empatado. Nesta sexta-feira, pelos vistos não houve erros, pelo menos dignos de ganharem referência na primeira página e, mesmo lá dentro, o máximo onde se atrevem a ir é a palavra “discutível” para descrever um determinado lance que, por acaso, decide esse mesmo jogo.
O problema é que o português é muito traiçoeiro. Uma prenda é uma prenda, e o homem do bolo também tem lugar na primeira do Jornal de Notícias, mesmo por cima de Josué para desembrulhar a prenda. Tudo no sítio. Uma primeira página que diz tudo.
António Mosquito – futuro novo proprietário do Grupo - vai ter muito trabalho em credibilizar o Jornal de Notícias, e já agora, o Jogo também."

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tri-Supertaça !!!

Benfica 3 - 2 Fonte Bastardo
25-21, 21-25, 25-16, 13-25, 15-12

E mais uma Taça para o Museu !!! Como os parciais indicam, não foi nada fácil, acabou por ser um jogo típico de pré-época, com momentos muito bons, seguidos de outros muito maus... ainda falta consistência, só na 'negra' é que houve mais emoção, nos outros set's houve quase sempre vantagens grandes...
É a terceira Supertaça consecutiva, a 4.ª do nosso palmarés.
Mas este jogo também serve de prova, para quem duvidava do maior equilíbrio que vai existir esta época, tanto a Fonte Bastardo, como o Sp. Espinho reforçaram-se muito (até o Guimarães se reforçou bem...), este ano vai ser ainda mais difícil ser Campeão...!!!

Calvário seria não ganhar amanhã

"O jornal A Bola noticiava ontem o calvário de Jesus numa semana horrível. Não concordo com o critério jornalístico, e comigo está a maioria dos benfiquistas. Um calvário foi perder na Madeira e ver o FC Porto ganhar daquela maneira em Setúbal, não foi ganhar em Guimarães e ver o FC Porto deixar pontos no António Coimbra da Mota.
Um calvário foi não ganhar em Alvalade, não foi ganhar ao Anderlecht e em Guimarães. Um calvário para os benfiquistas é perder, não é ganhar. Um calvário seria não ganhar amanhã ao Belenenses.
Jorge Jesus deve sentir-se como nós, e perceber que esta foi uma boa semana porque ganhámos em Guimarães. Fora do campo perdemos sempre os campeonatos, a nossa única hipótese é ganhá-lo dentro do jogo e forma legal.
Não quero com isto dizer, ou fugir à questão, e para que fique claro achava bem dispensável as atitudes do final do jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Mas isso lamenta qualquer adepto sensato do Benfica.
Como qualquer adepto sensato do FC Porto lamenta as declarações do seu treinador, e como qualquer adepto sensato elogia as do treinador do Sporting, Leonardo Jardim.
Qualquer adepto sensato lamenta os acontecimentos do camarote do Estoril, durante o jogo Estoril-FC Porto. Dir-me-ão que os sensatos estão hoje em minoria no futebol. Talvez, mas a insensatez vende mais que o futebol e a comunicação social precisa de vender.
Ainda deixo duas preocupações: embora mais equilibrado, o Benfica ainda não jogou o que devia em Guimarães. Se o ADN do Benfica é ganhar, o de Jorge Jesus é jogar bem. Vamos conciliar estes objectivos."

Sílvio Cervan, in A Bola

Queda para as homenagens !!!

No dia em que festejam o falso aniversário, nada melhor que vencer à custa de mais uma daquelas Proençadas, mais falsa do que Judas em pessoa... A consistência com que o melhor árbitro do Mundo e arredores, cai nestas 'esparrelas', sempre a favor do mesmo patrão, é digno de mais umas homenagens!!!
A ausência do Proença e dos seus muchachos no neo-Museu Corrupto é uma das grandes injustiças do século!!!

Deveres Benfiquistas !!!

1. A UEFA quer que os adeptos escolham o melhor goleador da Liga dos Campeões (incluindo a TCCE), as opções são poucas: Raúl, Van Nistelrooy, Messi, Shevechenko, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Inzaghi, Di Stéfano, Del Piero e o nosso King Eusébio.
Recordo que estar nesta lista reduzida é um privilégio, que por exemplo Gerd Muller, Ronaldo, Romário, Hugo Sanchéz, Butragueño, entre tantos outros, não tiveram...
Com a habitual diligência Benfiquista, o Eusébio lidera confortavelmente a votação, mas é obrigatório todos nós, espalharmos a informação, em todas as redes sociais... Votem Eusébio!

2. Hoje, os nossos companheiros do Pulpus Corruptos publicaram uma grande cronologia, que deve ficar no arquivo de todos os Benfiquistas. Visitem o blog, e guardem nos favoritos!!!

O boneco do ventríloquo

"A excelência do ventriloquismo é uma arte ao alcance de poucos. Há que ser um bom ventríloquo, encontrar o tom certo, as palavras adequadas e o boneco apropriado. Depois, treinar, praticar com o boneco, fazê-lo abrir e fechar a boca ao ritmo da vontade do dono; pô-lo a mexer os bracinhos, atribuir-lhe expressões faciais, pô-lo a fingir-se aborrecido, indignado, feliz ou satisfeito, consoante a ocasião e a determinação do dono.
O momento supremo desta arte ocorre quando se consegue colocar a audiência a comentar as palavras do boneco como se ele as tivesse efectivamente dito sem ter uma mão pelos entrefolhos a controlar-lhe os movimentos. No futebol português temos, há umas três décadas, um excelente ventríloquo bonecreiro que consegue, repetidamente, colocar, à vez, um qualquer boneco de ocasião a debitar banalidades em tom de 'fina ironia'.
Aquilo está tão bem feito que chega mesmo a parecer que o boneco tem ideias, voz e vontade própria. Mas, caramba, depois de tantos bonecos e de tanta repetição de discurso, já é tempo da audiência (feita de jornalistas, opinadores e espécimes afins) perceber que comentar as palavras do boneco é contribuir para a mentira encenada. O boneco, esse, vive na esperança de que não será, a curto prazo, apenas mais um dos bonecos condenado a ser atirado para o canto de uma arrecadação esconsa, onde já moram tantos outros bonecos que vivem na ilusão de que ainda têm voz própria, sem se terem apercebido de que esta ficou agarrada às mãos que os manipularam durante a efemeridade do espectáculo.
No passado fim-de-semana, pudemos assistir à estreia de um novo boneco, num velho, aborrecido e previsível espectáculo de ventriloquismo."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Porcarias

"1. A notícia mais curiosa da semana foi, para mim, a da iniciativa de um dos candidatos à presidência da câmara do Porto: sob o lema «Para cada bairro um porco», parece que os senhor resolveu distribuir porcos assados no espeto aos seus virtuais eleitores. Imaginativo desde os tempos em que transformava as suas viagens de deputados em viagens para a Disneylândia com toda a família, ei-lo agora perante uma eleição inevitável. O Madaleno ficará feliz. Eu deixo aqui um conselho, se me é permitido: atenção à triquiro-se! Não convém comer porco mal passado.
2. Por via daquilo a que o meu advogado chama o «Bullying Judicial» conheço mais tribunais do que a maioria do português comum. Ossos do ofício, convenço-me. Mas há sempre coisas que me surpreendem. Ao entrar no edifício do tribunal atrás do Madaleno que para eles me teima em arrastar, entrego o meu Bilhete de Identidade ao zeloso funcionário que regista os visitantes. Vejo-o escrever em letra bem desenhada o meu nome, o número do meu BI e o juízo para qual fui chamado. Na linha anterior à dos meus dados, nada disso parece ser necessário: limitou-se a escrever, orgulhoso - Sr. Presidente. Há lugares do Mundo onde até os trintanários fazem questão de ser lambe-botas.
3. Mas há algo com que já não me surpreendo, e isso é a reacção em matilha da corte do Madaleno a qualquer minúscula contrariedade que pareça pôr em causa o seu poder putrefacto. Como impulsionados por uma mola, saltam todos ao mesmo tempo sobre os infelizes que ousem não fazer vénias. Técnicos, responsáveis, me´dicos, directores disto e daquilo, meros mangas de alpaca. A um gesto do dono, arreganham os dentes, ladram e mordem.
Tanta submissão a um homem tão medíocre é digna de dó."

Afonso de Melo, in O Benfica

Descaramento

"Paulo Fonseca não era o treinador do Paços de Ferreira na pretérita temporada? No último e decisivo jogo da Liga como foi que o FC Porto bateu a sua antiga equipa? Através de um penálti, punindo uma falta cometida fora da área, com a consequente expulsão do jogador pacense que interveio no lance. Paulo Fonseca exibiu indignação? Nada disso,optou por silenciar a benesse aos portistas.
Este último domingo, o actual técnico do FC Porto responsabilizou Jorge Jesus pelo empate no Estoril. Quanto descaramento! Se o técnico do Benfica tivesse poder para condicionar as arbitragens, qual seria a história do Futebol português nas derradeiras quatro épocas? E, por acaso, Paulo Fonseca não viu que Otamendi, logo no início do embate, teria que ser expulso, tal como Mangala, numa fase ulterior, justificou o duplo amarelo? Outro descaramento!
O FC Porto lidera o Campeonato, até abriu com um triunfo extramuros a participação na Champions. O problema, reforçado com a perda de dois pontos no Estoril, é que a turma azul e branca ainda não foi intérprete de uma só exibição categórica, para já não falar da generosidade das equipas de arbitragem nos jogos em que interveio. Por paradoxal que pareça, até o fantasma do proscrito Vítor Pereira parece avassalar o Dragão.
O discurso de Paulo Fonseca exibe os tiques de quem inquinou a verdade desportiva durante anos. Se é treinador para um clube da dimensão do FCP está por provar, provado está que é um aluno tão desvelado quanto frivolamente submisso."

João Malheiro, in O Benfica

Eleições

"1. As eleições autárquicas aí estão. Em Lisboa, os dois principais candidatos são benfiquistas, um deles pouco interveniente, o outro muito 'visível' mas bem pouco útil. Um já mostrou que não está na Câmara para fazer 'fretes' ao Clube, o outro também não é pessoa para o fazer. Louvável em ambos os casos.
Já no Porto as coisas são diferentes. os três principais candidatos, ou são adeptos do FC Porto, ou já o serviram de forma mais ou menos interessada. Um deles é membro do Conselho Superior do clube.
Outro é um dos seus mais acérrimos defensores em debates de colunas de jornais. O terceiro é protagonista de um dos maiores escândalos autárquicos de que há memória em Portugal: a oferta ao clube de um centro de treinos na cidade que dirige (Gaia). É mesmo um dos principais exemplos que o Diário de Notícias publicou na sua investigação da semana passada. A autarquia gastou 16 milhões de euros no centro de treino que serve unicamente o clube e recebe de renda 500 euros mensais, como se fosse um simples andar. Ou seja, titula o jornal, o 'FC Porto levaria 2666 anos para pagar o centro do Olival', um complexo desportivo com mais de 80 mil metros quadrados. Pelo meio, há ainda uma Fundação PortoGaia, detida maioritariamente (51%) pelo clube, e há relatórios bem negativos da Inspecção-Geral de Finanças. Curiosamente, o presidente de Gaia que deu tudo isto ao FC Porto não descansou enquanto não se tornou candidato do seu partido à autarquia do Porto, pensando certamente contar com a simpatia dos adeptos do clube na votação. Adeptos que, apesar dos apelos de Pinto da Costa, estão longe, pelos vistos, de ser decisivos, já que Rui Rio, apesar da sua louvável independência face ao clube e da animosidade do seu presidente, ganhou as sucessivas e autárquicas a que concorreu.
2. Que jornada tão estranha. O FC Porto foi (finalmente!) prejudicado por uma arbitragem. O Sporting, que muito se queixa mas vinha sendo ajudado, foi prejudicado por uma Xistrada, Só o Benfica 'soma e segue'. Desta vez foram dois foras-de-jogo inexistentes que deixavam os nossos avançados isolados e uma grande penalidade indiscutível, que não foi marcada. Felizmente, não fizeram falta. Mas o triunfo (sem contestação) poderia ter sido mais descansado..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Gente feliz

"Certa vez, assistindo a um jogo do Benfica no anterior Estádio da Luz, presenciei o esforço abnegado de Diamantino Miranda para impedir que a bola saísse pela linha lateral e assim proporcionasse um lançamento favorável ao adversário. O empenho de Diamantino mereceu de um espectador um comentário, partilhado orgulhosamente com os vizinhos de bancada: «Este é mesmo do Benfica».
Talvez tenha levado tempo a assumir esta realidade: os jogadores de Futebol, como de outras modalidades, são profissionais, vinculados a um clube por contrato. Mas alguns são também adeptos. Com a camisola do contratante, a todos é exigido que deem o seu melhor e se esforcem para chegar mais alto, mais longe e mais depressa à vitória. E é como profissionais - que o são -, que os atletas devem ser vistos pelos adeptos: profissionais briosos, pois o brio é uma exigência e uma entrega do foro profissional. No entanto, acima do brio situa-se o amor à camisola.
Vem isto a propósito da entrevista de Eduardo António 'Toto' Salvio ao seu próprio site: uma conversa na intimidade consigo próprio. Passo a citar: «Desde o primeiro dia que cheguei ao Benfica que fui muito feliz (...) No Benfica vivi coisas que não vi noutras equipas. Sinto muito carinho pelo clube, tenho um amor especial para com os adeptos e para com os adeptos e para a camisola». Fim de citação. Isto situa-se na plataforma acima à do brio profissional. É um caso de amor: 'Toto' Salvio não é simplesmente 'do Benfica'; é também Benfiquista. Isto não quer dizer que um dia as curvas do mercado não levem o jogador para outras paragens e emblemas. Quer apenas dizer que quando os jogadores se sentiram felizes por honrarem com o seu suor a camisola do Benfica, os Benfiquistas se sentirão também felizes com eles."

João Paulo Guerra, in O Benfica

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Já tínhamos saudades de uma boa guerra Norte-Sul

"O FC Porto, perplexo pela veia independentista de Bruno Carvalho, tão depressa vai buscar dois miúdos a Alcochete como se arvora em defensor do Sporting contra os malandros dos árbitros.

A 5.ª jornada do campeonato terminou em beleza.
Beleza é pouco tendo em conta que o treinador do FC Porto guindou o treinador do Benfica à condição de Santo da nossa Igreja. Fazer-se sentir, ou mesmo aparecer, em vários lugares ao mesmo tempo só está ao alcance de gente raríssima como São Gregório, Santo António de Lisboa ou São Nicolau, eméritos taumaturgos.
- Santo António de Lisboa, não! Santo António de Pádua! – gritará Adelino Caldeira furibundo do alto da tribuna de honra do campo do Estoril-Praia num exercício vocal todo ele destinado a combater a macrocefalia da capital.
Mal saberá, porventura, o administrador da SAD portista que em Pádua, para mal dos seus pecados, até existe uma Praça da Fruta. Para mal dos pecados da bela cidade de Pádua, não dos pecados de Adelino Caldeira, obviamente. E é na Praça da Fruta que se ergue, desde o século XIV, o lindíssimo edifício do Palácio da Razão.
Fruta e Razão, Razão e Fruta, tal como os padovanos, andamos nisto há imenso tempo. 
A verdade é que a 5.ª jornada teve o seu quê de miraculoso porque, coisa rara, raríssima, o FC Porto foi prejudicado pelo árbitro numa grande penalidade contra as suas cores. O castigo, com toda a franqueza, não teve razão de existir porque Otamendi jogou a bola com a mão fora da sua área.
Conclusão: não é Rolando quem quer. Jogar a bola com a mão dentro da sua área e passar incólume foi o primeiro e muito visto atributo do antigo central do FC Porto, o saudoso Rolando. Mandaram-no embora, agora queixam-se porque Otamendi, aparentemente, não possui os mesmos dons de inocência.
É mesquinhez discutir se o dito Otamendi devia ou não ter sido expulso minutos antes do polémico lance por ter entrado com tudo e mais alguma coisa sobre Luís Leal, jogador do Estoril. Isso pouco importa. É de somenos.
Mandatório é atirar para cima do Benfica, que foi prejudicado em Guimarães à sevandija, com as responsabilidades aparentemente criminais dos actos do senhor Carlos Xistra, em Alvalade, e do senhor Rui Silva, no Estoril.
Mandatório, repito, porque é esta a palavra certa. Mesmo que ainda não exista no dicionário. Verão como vai existir não tarda nada. Mandatário, por exemplo, já existe.
Mandatório ou mandatário, como preferirem, o treinador do FC Porto, o ex-Paulo Fonseca que a todos nos habituou com uma linguagem fleumática, pairando muito acima das vulgaridades correntes, depois de já ter sido bastante desagradável com José Mota, quando foi a Setúbal, veio agora à liça atacar Jesus dando-lhe os parabéns nada sinceros por ter conseguido pontuar a seu favor em três distintos campos. Milagre, lá está. Taumaturgia, nem menos.
E atirou-se ao árbitro por causa do penalty de Otamendi, o ex-Paulo Fonseca como nunca antes o tínhamos visto fazer. Nem quando, na última jornada, viu o seu Paços de Ferreira sofrer castigo igual por causa de uma falta sobre James que ocorreu, sem grande exagero, praticamente ainda no seu meio campo. Moita-carrasco, conhecem a expressão?
A 5.ª jornada do campeonato teve dois curiosos fait-divers.
O primeiro aconteceu em Guimarães:
Jorge Jesus viu parte do seu prestígio restabelecido entre muitos benfiquistas – nem todos - porque se atirou, sozinho, de peito feito, contra uma carga policial que visava deter dois adeptos que, tão entusiasmados com aquela vitória em condições tão adversas, se atreveram a correr pelo relvado na busca de camisolas dos seus heróis do momento. Preferia que isto não tivesse acontecido mas respeito todas as opiniões.
Respeitando a ordem das ocorrências, o segundo fait-divers aconteceu na Amoreira:
Adelino Caldeira reforçou todo o seu prestígio já adquirido ao contribuir com carolos e palavras para o ambiente de festa que se gerou na tribuna depois do primeiro golo do Estoril-Praia. O mesmo administrador já tinha dado largas ao seu prestígio há uns meses, em Tavira, por ocasião de um jogo de andebol quando se atirou indignado contra a presença de Bruno de Carvalho, o actual presidente do Sporting, que tinha mencionado a palavra «fruta» uns dias antes.
O fait-divers protagonizado por Jorge Jesus quase toda a gente viu. Deu na televisão. O mais recente fait-divers protagonizado por Adelino Caldeira não teve direito a suporte de imagem, o que é pena. Já o seu anterior episódio curricular com Bruno de Carvalho, em Tavira, também ficou órfão de registo audiovisual. 
Dizem-me, com o intuito de serenar os ambientes, que quer Bruno de Carvalho quer Nuno Lobo, o presidente da AF Lisboa, são dois garotos acabadinhos de chegar e que é incrível como se dá guarida às suas declarações incendiárias, sem provas e da mais alta irresponsabilidade.
Não me quero meter sequer nesse assunto. E, com toda a franqueza, penso que nem um nem outro assunto merecem grande perda de tempo embora haja muita gente disposta a passar uma semana inteira a falar da atitude amalucada de Jesus em defesa dos meninos. E porquê? Por necessidade política de fazer barulho distraindo a população com os tais fait-divers.
É importante que se fale e fale e fale de Jesus e de como o treinador do Benfica, sozinho e só com os punhos, dizimou o 7.º Regimento de Cavalaria no relvado irrepreensível do Afonso Henriques, o fundador da nacionalidade.

NO entanto, o que de mais importante, de mais inovador e fraturante se passou no rescaldo da jornada, tem sido unanimemente ignorado pela comunicação e pelos comunicadores.
Tratou-se do momento mandatório – ou mandatário? - em que o ex-Paulo Fonseca meteu o Sporting Clube de Portugal ao barulho, acusando o treinador do Benfica de ser o responsável por Carlos Xistra não ter assinalado, como devia, uma grande penalidade contra o Rio Ave que poderia redundar, sendo convertida, na vitória da equipa de Alvalade.
São notáveis os tempos presentes. E é de reconhecer, sem pejos, que a veia independentista do actual presidente do Sporting está a provocar impensáveis engulhos ao FC Porto que, invulgarmente perplexo e ziguezagueante, tão depressa responde indo buscar dois miúdos de 15 anos à Academia de Alcochete como se arvora, através do seu actual treinador, em defensor do mesmo Sporting lamentando as injustiças dos árbitros contra os irmãos de armas de Alvalade, embora estes, ao que parece, já não o queiram ser.
Este Sporting do presidente garoto e independentista veio baralhar o status quo que vigora há três décadas com enormes vantagens, a todos os níveis para o FC Porto.
Apontemos, e sem hesitações, uma data certa para o início do regime: 7 de Junho de 1980.
O campeonato tinha terminado com a vitória do Sporting e no Jamor jogava-se a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o FC Porto. Mário Wilson contra José Maria Pedroto nos dois bancos. Nas bancadas, Benfica e Sporting torcendo em uníssono contra o FC Porto que acabaria por perder a final por 1-0.
Que anormalidade se terá passado para juntar os adeptos dos dois rivais históricos do futebol português contra um adversário comum? Estava no auge a chamada guerra Norte-Sul e o triunfo do Sporting no campeonato, em luta directa e feroz com o FC Porto, tinha provocado entre os sportinguistas resquícios de cariz dialéctico difíceis de assimilar. Daí essa união anti-natura naquela tarde de 7 de Junho de 1980 no Jamor.
O Benfica levou a Taça e o FC Porto aprendeu nesse dia que contra os dois grandes de Lisboa podia pouco. Toda a política externa do FC Porto desde então tem sido rebaixar a rivalidade dos dois grandes de Lisboa a um fundo de incomensurável estupidez escavado algures na Segunda Circular. E assim tem sido em ciclos invariáveis porque o reportório é curto: ou está de bem com o Benfica contra o Sporting ou está de bem com o Sporting contra o Benfica.
Feitas as contas é uma questão de aritmética.
De 1934/35 até 1979/1980, ou seja, enquanto o FC Porto não percebeu e nem tinha condições para perceber que a guerra Sul-Sul lhe era muito mais profícua do que guerra Norte-Sul, os números dos campeões eram estes:
Benfica – 23 títulos; Sporting – 15 títulos; FC Porto – 7 títulos.
A partir de 1980/1981, os números são estes:
FC Porto – 20 títulos; Benfica – 9 títulos; Sporting – 3 títulos. 
No que diz respeito à Taça de Portugal, os números são igualmente esclarecedores. De 1939 até 1980: 
Benfica – 16 títulos; Sporting – 10 títulos; FC Porto – 4 títulos.
A partir de 1981:
FC Porto – 12 títulos; Benfica – 8 títulos; Sporting – 5 títulos.
Ah, como já tínhamos saudades de uma boa guerra Norte-Sul!"

Leonor Pinhão, in A Bola

Agredido ou amigo do alheio?!!!



Então a vitima dos danos morais, já devolveu o relógio ao legitimo proprietário, que até foi vitima de danos patrimoniais?!!!

Passos de Fonseca

"Em mais de trinta anos, poucos foram os treinadores do FC Porto que não se ajoelharam cobardemente aos ditames da casa, ou seja, à cultura guerrilheira e terrorista de Pinto da Costa e seus capangas. Assim de repente, recordo apenas Fernando Santos e Bobby Robson (ambos vencedores, diga-se), como excepções a uma regra que vergou dezenas de nomes, outrora mais ou menos prestigiados, e depois mais ou menos triturados por uma máquina capaz de enxovalhar a honra de qualquer incauto. Na última primavera, Paulo Fonseca usava orgulhosamente o boné do Paços de Ferreira, equipa sensação do Campeonato. Disputava-se a última jornada, e o FC Porto necessitava de vencer na casa do terceiro classificado, tarefa que, num país normal, não se afiguraria fácil. Estamos em Portugal, e, obviamente, não houve surpresas.
Poucos dias depois, o homem aparecia sorridente ao lado do presidente portista, assinando o contrato que fazia dele substituto do treinador campeão. Desconheço se o resultado de tal jogo estava ou não contemplado no prémio de assinatura. Mas não esqueço as notícias de abordagens pouco inocentes a jogadores do Paços na semana anterior à partida, diligentemente desmentidas por…Paulo Fonseca.
Daí para cá, jogadores do Paços para o Porto, do Porto para o Paços, do Paços para destinos simpáticos encontrados por empresários amigos, estádios emprestados para compromissos europeus, jogos nacionais em Felgueiras, e o total strip-tease de um clube outrora merecedor de algum respeito por parte dos adeptos do futebol digno. Têm o que merecem: sete derrotas consecutivas.
Quanto a Fonseca, ao mínimo tropeção deixou cair o boné. Ora aí está ele, esquecido de onde veio, e porque veio, rosnando à voz do dono contra as arbitragens – que, em pouco tempo, já na nova cadeira, lhe haviam dado um penálti duvidoso em Setúbal, e um golo irregular em…Felgueiras.
Ou me engano muito, ou um dia também ele terá o que merece: um qualquer Al-Ahly, onde o dinheiro cale o passado, e pague o esquecimento."

Luís Fialho, in O Benfica

A obsessão do melhor

"Quem é o melhor jogador da actualidade? Qual o melhor jogador português de sempre? Perguntas que alimentam extensos tempos e espaços na comunicação social e que se tornaram obsessivas e entediantes. E fúteis.
Não há qualquer aparelho para medir, com objectividade, este tipo de comparações. Pelo que, ao de cima, vem sempre a natural e legitima subjectividade de quem responder. E a vantagem do presente sobre o passado.
Comete-se o erro de comparar o que não é totalmente comparável. Confrontar o melhor entre Eusébio de há 50 anos e Ronaldo de agora é igualizar falaciosamente muitas diferenças de contexto. Além de quem muita gente que ora se pronuncia nunca viu jogar Eusébio...
Eusébio jogou num tempo em que não havia substituições e não existiam cartões amarelos. Só esta circunstância leva hoje a que jogadores excepcionais sejam (e bem) mais protegidos do que antigamente em que a ordem era «ou passa a bola ou o jogador, nunca os dois».
Um outro entretimento relaciona-se com as estatísticas por tudo e por nada e a compulsão dos recordes. Por exemplo, de internacionalizações e de golos marcados. Confrontam-se números absolutos que, todavia, não são totalmente cotejáveis. No tempo de Eusébio não havia a profusão de jogos particulares, nem os amigáveis com Malta, Ilhas Faroé, São Marino, Andorra, Liechtenstein e outras insignificâncias futebolísiticas. E as selecções europeias são agora mais 21 do que antes. Basta olhar para a ex-URSS substituída por 11 selecções, a ex-Jugoslávia por 6, a Checoslováquia por 2. Só na Alemanha se deu o contrário: da RFA e RDA para uma única. Isto já para não falar dos novos países africanos."

Bagão Félix, in A Bola

"Quem puder, que fuja" !!!

"Jorge Jesus defendeu um adepto que queria a camisola de um jogador, afastando, com rudeza, é certo, o que julgava serem seguranças. Quando tomou consciência de que eram, afinal, agentes da polícia, apresentou desculpas, desculpas essas que no dia seguinte tornou públicas.
Da constituição de arguido ao anúncio de penas disciplinares pesadas no âmbito da Liga, passando por uma "agressão" que não se viu, tem sido a verdadeira crucificação do homem. Abrem-se telejornais em dias consecutivos, parece até que no país nada mais acontece e nada mais interessa.
Perdeu-se a noção da proporcionalidade e do bom senso, está tudo doido.
Passos Coelho tem razão: quem puder, que fuja."

O toque divino de Markovic

"1 - Tem cara de menino bem-comportado e um pacto secreto com a bola, que lhe obedece a todas as ordens; quando se cruzam (ele e o objecto de estimação), o assombro está ao virar da esquina. As primeiras impressões sugerem que o esboço dos quadros corresponde ao desejo infantil de se entregar a exercícios desconectados com a realidade; pouco depois vem a resposta: são sinais agitados e temíveis de um predador insaciável que não está ali para brincadeiras. Quando pega na bola e parte em velocidade de trás para a frente, em sucessivos ziguezagues no meio de engarrafamentos, Markovic transfigura-se: é um felino com soluções contundentes, veloz e genial com bola, capaz de galgar terreno pela arte do engano mas também por espontaneidade, rapidez e súbitas mudanças de trajecto.
2 - A indiferença aparente com que reage às incidências do jogo é a fachada mentirosa de um futebolista que recusa ser devorado pela pressão da luta mas tem os sentidos despertos em permanência – tudo para golpear o adversário com meia dúzia de acções que servem para fazer a diferença em hora e meia. É impressionante a velocidade que emprega nos exercícios solitários que promove. Mas incrível mesmo é a precisão, a harmonia e a articulação motora dos deslocamentos supersónicos com a bola colada aos pés, como se todos os elementos da viagem fizessem parte do mesmo corpo. Salvaguardando todas as distâncias, desde logo a que separa um jovem talento em fase de afirmação de um dos melhores jogadores da história do futebol, há no rasto que deixa por onde passa, no estilo e no atrevimento de Markovic traços do padrão criativo de Leo Messi.
3 - Aos 19 anos tem ainda longo caminho a percorrer até atingir o patamar correspondente às qualidades que possui. É normal que seja rebelde e se considere invencível; que lhe falte sentido de orientação e tome decisões erradas; que se atrase ou adiante na chegada aos lances e se equivoque na avaliação das dificuldades da equipa; que não seja perfeito a definir o posicionamento em campo e lhe falte sentido prático em determinados momentos. É um jogador muito dependente da inspiração: apesar do extraordinário e reconhecido talento, está ainda à mercê de exibições como a de Guimarães, na qual pouco ou nada fez de relevante. Isto sem beliscar a ideia de que é um fenómeno absoluto e estará em Portugal apenas de passagem para cumprir destino maior.
4 - Há estrelas universais que iluminam e governam os jogos em que participam (como Di Stéfano, Cruyff e Maradona); outras cuja dimensão total está dependente da saída que o colectivo oferece à visão e à criatividade de um homem só (como Platini, Rui Costa e Zidane); e há aquelas, como Lazar Markovic, que precisam apenas da bola para, mais cedo ou mais tarde, mostrarem em continuidade o génio que os distingue (estirpe de que Pelé, Eusébio, Ronaldo, Messi e também Maradona são expoentes máximos). Estes são os craques mais raros e por isso mais valiosos; aqueles que servem para dar ao jogo uma dimensão artística nem sempre reconhecida; para deslumbrar plateias, ganhar jogos e, com um pouco de sorte, marcar um tempo ou mesmo a história do futebol.

Fazer do inferno o paraíso ideal
O Rio Ave de Nuno Espírito Santo e o bom futebol estabeleceram relação sólida e duradoura
Os vila-condenses visitaram o reduto leonino com a família verde e branca em estado de graça, unida à volta de uma equipa que é a principal responsável pelo clima de perfeita comunhão de energias, interesses, motivação e confiança no clube. Nuno teve a ousadia de ir a Alvalade discutir o jogo, reclamar a posse de bola e transformar o inferno num paraíso onde a equipa expressou todo o futebol que possui. O jogo entrará na história pelo penálti que Carlos Xistra não assinalou. Mas a ele deve ficar adjacente uma adenda que sirva para recordar a notável exibição do Rio Ave.

Grande equipa à volta de Evandro
As equipas que se aventuram a jogar são aquelas que mais e melhor valorizam os jogadores
Depois de uma temporada de sonho sob o comando de Marco Silva, o Estoril viu-se obrigado a reconstruir uma equipa sem Steven Vitória (Benfica), Jefferson (Sporting), Carlos Eduardo e Licá (FC Porto). Fê-lo sem dramas e ao fim de cinco jornadas já mostrou que, no fim da época, lá estarão os tubarões na Amoreira em busca de reforços. Evandro, por exemplo, está a mostrar, na qualidade de maestro, que é um dos melhores médios da Liga. Pensa bem, executa melhor e só toma decisões corretas; a equipa gira à volta do seu talento, do seu ritmo e da sua inteligência. Um grande jogador.

Todo o direito a uma noite má
O jogo do FC Porto no Estoril foi esquisito e não apenas pelo desacerto do árbitro Rui Silva
Não é habitual uma equipa de fiabilidade quase absoluta estar a vencer por duas vezes e permitir o empate. Mas também é raro (raríssimo desde que pegou de estaca no onze) ver Mangala cometer tanto deslize. Sucederam-se os erros posicionais; de avaliação dos lances, de entrada à bola e até de abordagem aos adversários – tudo a par de inusual leveza em quem faz do físico uma arma prioritária. Já com 2-2 no marcador, permitiu a Luís Leal desembaraçar-se da sua vigilância e rematar a centímetros do poste esquerdo de Helton. Conclusão: também Mangala tem direito a uma noite má. Todos têm."

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jesus pecou?

"Tinha uma crónica feita sobre o jogo de Guimarães, mas a comoção nacional provocada pelos episódios ocorridos no final desse jogo, envolvendo Jorge Jesus, levaram-me a rasgar o outro texto e a escrever sobre este caso.
Tal como Jesus, não gosto de me pôr à margem dos temas "quentes". A minha irritação cresceu quando vi escrito que o treinador do Benfica poderia ser condenado por "agressão". Ora, isto é um perfeito disparate. Mesmo vendo só as imagens da Sport TV, percebe-se que Jesus não quis agredir ninguém, pelo contrário: quis evitar aquilo que ele considerava um abuso do uso da força por parte dos seguranças. É verdade de que bateu no braço de um segurança e tentou agarrar um polícia, mas tudo isso para libertar o adepto (e não para molestar os agentes da autoridade). Toda a acção de Jesus é no sentido de defender o adepto. Aliás, o recurso a outro vídeo divulgado pelo Benfica, é perfeitamente esclarecedor a tal respeito.
Quando a invasão do campo se inicia, Jesus começa por recomendar calma, levantando os dois braços, e só quando vê o adepto no chão a gritar, manietado por seguranças, é que começa a perder a calma, metendo-se no "barulho" e tentando libertar o homem à força. E claro, quando se sente agarrado, Jesus perde as estribeiras.
Nunca fui politicamente correto, percebo que o futebol é um jogo de emoções, defendi Scolari quando respondeu (também com excesso de emotividade... ) à provocação de um jogador sérvio, e defendo agora Jesus. É evidente que um homem com a notoriedade dele tem de fazer um esforço suplementar para manter a calma em público. E também certo que outro, no seu lugar, teria actuado como Pilatos, ficando de fora a observar os acontecimentos com ar seráfico e não se envolvendo em confusões. Mas Jesus não é assim. É um homem de sangue quente, tem raça - e isso é também um dos componentes do seu carisma.
Jesus agiu mal? No essencial, não: quis defender um adepto.
Fê-lo com excesso de emotividade? Sem dúvida.
Quis agredir alguém? Notoriamente, também não.
No limite, pode ser acusado de ter tentado obstruir a acção da autoridade. Isso sim, tentou fazer."

Mais um desaire...


Sporting 29 - 28 Benfica

O ano passado a época começou bem, e acabou mal... talvez este ano seja ao contrário, mas não está nada bonito!!!
Continuamos com os esperados problemas na 1.ª linha, e a excessiva rotatividade - acho eu -, tanto a defender como a atacar, num jogo de grau elevado de dificuldade como este, não ajuda... compreendo no caso do Álamo que teve muito tempo lesionado, mas por exemplo o Dario em condições normais tem que jogar o jogo todo. É frustrante perder um jogo com uma equipa que a atacar é praticamente só 'um jogador', e que em todos os ataques entra em jogo passivo...!!!
O golo sofrido mesmo antes do intervalo, é inadmissível... pode ter sido a diferença entre a derrota e o empate, pelo menos... A equipa até demonstrou atitude durante grande parte do jogo, não é isso que está em causa, mas não pode haver 'brancas' na concentração durante as partidas, nestes jogos equilibrados todos os segundos contam.
Com a derrota de ontem dos Corruptos era muito importante vencer hoje, se o modelo competitivo do nacional de Andebol terminasse num Paly-off até podia compreender a tal rotação de praticamente todos os jogadores, mas neste Campeonato todos os pontos contam, mesmo que nesta 1.ª fase só contem 'metade'... A partir deste resultado, a margem de manobra praticamente acabou, até ao final da 1.ª fase só será aceitável perder pontos no antro dos Corruptos, todos os outros jogos têm que ser para ganhar, inclusive as difíceis deslocações a Braga e à Maia. Se isso não acontecer, ficaremos longe do título prematuramente.

Benfica pós-traumático

"Na cómoda posição de treinador de bancada (e sofá), acho que o Benfica está agora a jogar com menos espectáculo e mais eficiência. Refreia as cavalgadas, desguarnece menos as linhas recuadas, preenche melhor o meio-campo e joga com mais realismo resultadista. A síndroma pós-traumática parece estar a dissipar-se.
Para isso, vários factores terão já contribuído: a entrada de um jogador forte e com rápida adaptação (Fejsa), a alternância Maxi/André Almeida, um novo defesa-esquerdo (será desta?), uma maior concentração de Artur, a versatilidade e boa forma de Enzo Perez, o encerramento do caso Cardozo e - ironicamente - a lesão de Salvio (excelente jogador) que sendo quem mais joga no estilo empolgante tanto pode fazer uma grande jogada e golo, como (com Maxi) deixar o flanco direito à mercê do adversário. 
Outra ironia nesta (melhor) fase do Benfica prende-se com o imprescindível Matic que, com Fejsa, fica mais livre para avançar com perigo, mas está agora a fazê-lo menos do que quando era um solitário '6'. Pode ser uma questão de fase de transição. Por sua vez, Markovic é melhor ao meio do que à esquerda.

PS1. Sempre admirei o estilo suavemente holandês de Van der Gaag, treinador do Belenenses, meu segundo clube. Duas razões para lhe desejar toda a saúde.

PS2. Na derradeira jornada (Paços-FCP) da última Liga escrevi: significativo foi o técnico do Paços nada ter balbuciado sobre o inventado penalty. O respeitinho é muito bonito e - quem sabe - até pode haver contrato à vista. Não é que o mesmíssimo Paulo Fonseca agora já protestou veementemente por um livre feito penalty, atirando as culpas para... Jesus?!"

Bagão Félix, in O Benfica

Dar troco a quem não merece um vintém !!!



A evolução do Presidente nestas entrevistas é evidente - também já era tempo... -, hoje respondeu bem a duas figuras invejosas, e ignorantes futebolisticamente: ambos Benfiquistas é verdade, mas um não passa de um primata burro (também temos direito a tê-los entre nós!!!), e outro é um anti-Jesus e anti-Vieira, que só serve para fazer estatísticas, e falar do Apito Dourado, de resto é uma nulidade completa, mas ambos gostavam de ter um tachinho no grupo de comunicação do Benfica, azar deles!!!

PS: Afinal, pelos vistos, o relatório da PSP não fala em agressões, parece que só os Meirins e os seus seguidores acéfalos viram as tais agressões!!! É compreensível que os Corruptos e os Lagartos tentem empolar a realidade, agora ouvir os tais independentes, a defender a fantasia do crime, serve pelo menos para mais uma vez, cair a máscara do focinho dos animais!!!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lixívia 5

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......10 (-3) = 13
Sporting.....11 (-1) = 12
Corruptos...13 (+2) = 11
Braga.........12 (+2) = 10

Os Corruptos perdem os primeiros pontos, e como é óbvio o Circo fica montado!!! Tem sido assim nas últimas épocas, basta um empate inesperado, e o tema das arbitragens que andava tão escondido das primeiras páginas, volta aos escaparates!!! O facto de nos três jogos, os Corruptos até terem sido os menos prejudicados, não tem o mínimo impacto, na patológica falta de vergonha na cara dos Corruptos!!! Aliás faz parte da estratégia!!! Qualquer árbitro (ou fiscal-de-linha), sabe se por acaso errar contra os Corrupto, ou errar a favor do Benfica, tem a carreira em sério risco... Isto chama-se intimidação. Nem é preciso pagar a Fruta, basta amedrontá-los...
Para o Circo ficar completo, e no próprio dia em que o Cardozo encerrou definitivamente a novela preferida dos avençados do Verão, começou a novela Jesus, que promete muito disparate, e que se os prazos habituais do CD da FPF foram cumpridos, talvez nas últimas jornadas do Campeonato, teremos uma decisão!!!

Bruno Esteves já tem um vasto curriculum em jogos com o Benfica, curiosamente quase todos em jogos com o Paços de Ferreira!!! Foi Bruno Esteves, quem não marcou o atropelamento ao Bruno César na Mata Real na época 2011/2012, curiosamente, também vencemos esse jogo, mesmo com vários penalty's a não serem marcados...!!! Em Guimarães, os primeiros segundos marcaram o tom: porrada, porrada, porrada... e impunidade. Se o critério disciplinar tivesse sido justo, o Siqueira até podia ter ido para a Rua, mas antes disso o Vitória tinha que ver metade da equipa expulsa!!!
- A entrada do Maazou sobre o Luisão, é igual à famosa entrada do Katso sobre o Anderson, com duas diferenças: o Katso tocou na bola; e o Luisão teve sorte, porque o pé de apoio não ficou preso. Amarelo alaranjado, por mostrar.
- 2 foras-de-jogo mal assinalados ao Enzo. Ambos em situação invejável...
- Possível penalty sobre o Cardozo. A PorcosTV teve o cuidado de mostrar as repetições, com as câmaras mais distantes do lance... por isso, não consegui tirar as dúvidas.
- Abdoulaye joga a bola com a Mão. É involuntário, portanto, boa decisão, ao não marcar o penalty.
- Expulsão do Addy. O cartão amarelo ao Siqueira na 1.ª parte, lixou o Addy!!! É o que faz utilizar critérios manhosos... mais porrada deu o Olímpio e não levou cartão nenhum!!!
- Penalty descarado sobre o Lima. Depois do já referido penalty sobre o Bruno César em Paços, este também vai ficar para a história... Repito, isto não pode ser incompetência, ninguém é assim tão incompetente!!!
- Penalty sobre o Cardozo, no lace do golo. Não existe lei da vantagem nos penalty's, mas tenho a certeza que se não tivesse sido golo, o Bruno Esteves também não marcaria penalty!!! Acabou por ser uma boa decisão, já que a ser marcado, o infractor seria beneficiado, pois o penalty podia ser falhado... mas, acho incrível como ninguém discute este lance. Acho mesmo, que validando o golo, deveria ter sido mostrado cartão ao Pedro Correia...
- Várias faltas inventadas, na parte final do encontro junto da área do Benfica... Foi a última tentativa do Esteves!!!
Como se pode ver os erros foram praticamente todos para o mesmo lado. Quem acreditar que isto é coincidência, é porque não está bom da cabeça...

As postas de pescada sobre a novela Jesus, continuam a escorrer... os profissionais da posta Anti-Benfica, estão em pleno orgasmo!!! Arguido, acusado, julgado, e condenado... o processo para os Meirins deste Mundo, já está fechado. Acho mesmo que o Jesus já está a caminho do Tarrafal, que será reaberto em homenagem ao próprio !!!
O também 'invejado' pelo Sistema, Ricardo Costa (ex-presidente do CD da Liga), foi inquirido pelos jornaleiros. E pasme-se, aludiu a regulamentos, que todos os outros ignoram!!! Porque será?!!! Ricardo Costa, relembra que existe outros enquadramentos para aquilo que se passou, por exemplo: «...gestos grosseiros e injúrias...», ou ainda outro quadro legal: «...violação do dever de correcção para com outros agentes...»!!! Curiosamente, estes enquadramentos, descrevem com muito mais exactidão aquilo que realmente se passou, mas os Meirins deste Mundo, só vêm agressões... Pessoalmente também vejo agressões, mas a vitima é o adepto do Benfica, que por causa de uma camisola é agredido, com uma desproporção de força, que transforma os próprios Policias em instigadores de violência. Aliás, os tais jornaleiros dizem que o Jesus não foi detido no momento, porque os Policias acharam que isso poderia instigar ainda mais violência. Então as supostas forças de segurança, conhecem o conceito!!! Força desproporcional, pode provocar mais violência...!!! São dezenas, ou centenas de exemplos, onde no final das partidas adeptos entram em campo, para pedir uma recordação aos jogadores, ainda recentemente um puto Lagarto, no final do jogo com o Olhanense foi até ao centro do terreno... imagem que foi usada e abusada pelos jornaleiros, para demonstrar a dedicação Lagarta...!!!
Não houve qualquer atitude agressiva por parte dos adeptos do Benfica, aliás outros que entraram dentro do campo, foram retirados de forma 'normal' e sem levantar 'ondas', o Jesus como se pode ver nas imagens pediu calma aos adeptos... O Jesus não agrediu ninguém, no máximo tentou separar dois braços, tudo o resto é fantasia...
Nós sabemos que as interpretações dos regulamentos, quando o acusado é o Benfica, é sempre muito zelosa. Depois da saída do Ricardo Costa do CD, os casos são sempre, repito, sempre, decididos com interpretações benévolas para com os Lagartos e os Corruptos, inclusive desrespeitando as leias da FIFA como aconteceu recentemente com o Bruma... Portanto suspeito, uma longa suspensão para o Jesus, provavelmente no final da época, ou mesmo na próxima época!!! Até lá, este caso será usado para distrair os tolos... O Benfica, e os Benfiquistas... os jogadores, e o treinador, têm é que se concentrar no próximo jogo, neste caso com o Belenenses... O Presidente hoje, vai dar uma entrevista, a defesa do Jesus, será provavelmente o tema principal... mas depois, é preciso voltar ao Futebol.
(Ainda sobre a entrevista: não entendo a razão em dar uma entrevista ao CMTV, quando se tem a Benfica TV, ainda por cima a um grupo de jornaleiros que passa a vida a desrespeitar o Benfica e os Benfiquistas... como por exemplo se passou com o Artur este Verão... Não concordo, aliás discordo veementemente).


Na Amoreira mais do mesmo: pontos perdidos é igual a tiro ao árbitro!!! Nada de novo...
- Otamendi tem que ir para a Rua. Falta clara, jogador isolado: vermelho!!! Nem falta marcou!!!
- Penalty mal assinalado, Otamendi está fora da área (nem lá devia estar)!!! Já na Quarta-feira em Viena, o mesmo jogador tinha jogado a bola com a Mão, mas dessa vez passou... o Rolando tem seguidores!!!
- Tolerância máxima disciplinar aos jogadores Corruptos: Fernando e Mangala completamente impunes. Curiosamente ambos, antes de jogarem nos Corruptos, estavam constantemente a ser expulsos, sendo que o Brazuca chegou mesmo a esmurrar um árbitro!!!
- 2.º golo do Estoril, aparentemente legal. Não dá para ter a certeza, mas o Mangala parece estar a colocar o Luís Leal em jogo. Foi engraçado ver a famosa linha do fora-de-jogo da PorcosTV a colocar 3 jogadores dos Corruptos em 'fora-de-jogo'!!!
As declarações do treinador Corrupto, não trazem nada de novo... Sempre que não ganhar, será sempre assim!!!

Os Lagartos, foram prejudicados!!! Milagre!!! A aproximação do jogo no antro dos Corruptos assim o obriga...!!! Penalty óbvio que o Xistra viu (a posição dele em campo, assim o obriga), mas não quis marcar... Como é óbvio todos aqueles que até agora ignoraram os erros de arbitragem nesta época, voltaram a dar importância aos apitos... a hipocrisia é mesmo muita!!! Até o treinador (os famosos bloqueios antes do jogo com o Benfica!!!) e o presidente (eram os pássaros!!!) Lagarto, que à pouco só falavam dos árbitros, agora vem dar lições de moral... com muita gente a elogiar a hipocrisia!!!
Dito isto os Lagartos, nem mereciam empatar, o Rio Ave merecia claramente a vitória...

Sem ninguém dar por isso, mais uma vitória 'frutada' do Braga. Penalty feito pelo Joãozinho, não assinalado.

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos) 

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores: