domingo, 12 de maio de 2024

4.ª Campeãs Nacionais

Benfica 2 - 1 Racing Power


Tetracampeonato, com muito sofrimento, num jogo complicado, contra a terceira melhor equipa do campeonato! Adversário muito forte fisicamente, que dá muita porrada impunemente... Com um Benfica 'cansado', duma época muito longa, com muitos jogos, que ainda por cima é obrigado em todos os jogos a derrotar as adversárias e os 'VAR's'!!!


Não foi o nosso melhor jogo, além do medo do erro, faltou-nos frescura! Agora, além do golo sofrido, só me lembro de mais um remate enquadrado do adversário, e também numa bola parada!!! Devíamos ter procurado o 2.º golo, ainda na 1.ª parte, com a vantagem mínima, os 'medos' aumentaram, e permitimos o empate perto do fim... mas ainda fomos a tempo!!!


Marcámos dois golos de penalty, não percebi a dúvida do VAR no 1.º (se chamou para reverter o penalty, ou para dar Vermelho à defesa do Racing?!); no golo anulado à Chandra, na minha opinião existe um passe, mal executado, mais é um passe, para a Central do Racing, que não percebe, e desloca-se para outro lugar, e o passe/corte acaba nos pés da Chandra...; incrível como na agressão à Alidou o VAR não actuou!!!
Mas talvez ainda mais 'escandaloso' é o nome do VAR ser segredo!!! Sim, o VAR não foi anunciado!!!
Isto quando à mesma hora, na Damaia, o VAR ignorou um penalty descarado contra o Sporting, que podia ter decidido o Campeonato!!!


A Final da Taça, contra esta mesmo equipa não vai ser fácil... a Lúcia acabou o jogo a coxear, foi repetidamente pisada impunemente, não sei se estará disponível e neste momento, todas as jogadoras fazem falta... ainda por cima a Lúcia, é que e alma desta equipa!!! Mas uma vitória no Jamor, será o prémio duma época, praticamente perfeita, que merecia um final de campeonato mais tranquilo...

Vitória no Alentejo...

Elétrico 3 - 5 Benfica

Na ressaca da Champions, vitória num pavilhão tradicionalmente complicado, no arranque dos play-off's, onde apesar da vantagem na 'negra', estes jogos 1 fora de casa, podem criar 'expectativas' erradas!!!

Incrível como é que foi preciso VAR para assinalar o penalty a favor do Benfica!
O Lúcio está a tornar-se especialista em marcar golos, a defender o 4x5!!!

Muito Benfica para apoiar


"Num fim de semana repleto de jogos das várias equipas do Benfica, destaque para o embate de futebol no feminino. Uma vitória frente ao Racing Power garante o tetracampeonato.

1. Jogo do título
A equipa feminina de futebol do Benfica pode sagrar-se tetracampeã, amanhã. O jogo é às 14h00, no Benfica Campus, ante o Racing Power.
Filipa Patão revela a abordagem ao desafio: "Sabemos da dificuldade, mas isso não trava em nada os nossos objetivos. Dá-nos é uma motivação ainda maior para trabalhar ainda mais para este derradeiro momento. Não pode existir pressão, tem de existir confiança. Só dependemos de nós."

2. Ganhar ao Arouca
O Benfica "despede-se" do Estádio da Luz na presente temporada no encontro com o Arouca, relativo à 33. ª jornada da Liga. Domingo, às 18h00.
Antes da partida, realce para a iniciativa da Fundação Benfica e da Fundação Portuguesa de cardiologia, que convidam os adeptos para uma ação de rastreio cardiovascular na porta 19/20 entre as 16h00 e as 18h00.

3. Convívio com os campeões
Foi muito participada a sessão de autógrafos conjunta dos pentacampeões nacionais de voleibol e das campeãs nacionais de basquetebol.

4. Jogos da formação
A equipa B visita, hoje às 18h00, o Belenenses. Os Sub-19 recebem o FC Porto, amanhã às 20h00, no Benfica Campus.
Os Sub-17 jogam com o Braga, em casa, domingo, às 11h00. Em caso de vitória e de uma conjugação de resultados dos perseguidores diretos, o Benfica pode já revalidar o título, ficando com três jogos por disputar.
Os Sub-15 têm deslocação ao Belenenses, sábado às 11h00.

5. Restantes modalidades
No basquetebol, o Benfica inicia os play-offs com vista ao tricampeonato. Nos quartos de final mede forças com o Vitória de Guimarães. O jogo 1 é na Luz, sábado às 15h00.
Também no futsal começam os play-offs. No primeiro jogo dos quartos de final, o Benfica visita o Eléctrico (sábado, 20h00).
No râguebi, o Benfica desloca-se ao reduto do Agronomia para disputar as meias-finais do Campeonato Nacional (domingo, 15h00).
A equipa feminina de andebol tem dupla jornada, com ambas as partidas na Luz. No sábado, às 16h45, recebe o Colégio de Gaia. Domingo, às 15h15, tem encontro com o ABC.
A equipa feminina de hóquei em patins visita o Turquel, domingo às 18h00.

6. Justas homenagens
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que vai atribuir medalhas de mérito municipal a duas glórias do Benfica: António Simões e Humberto Coelho.

7. História agora
Veja a rubrica habitual das 5.ª feiras nas manhãs da BTV."

João Benfica


"Há neste final de época sofredor um jogador que nunca perdeu a ligação com o essencial

O Benfica está a ter um final de temporada como não imaginaria quando a iniciou campeão nacional, com um treinador alemão que mudara quase tudo para melhor, o regresso da estrela Ángel Di María ao clube, a contratação de um novo número 10, Orkun Kokçu, em quem se depositou enorme esperança; enfim, havia muitas razões para o otimismo e poucas que fizessem acreditar que os benfiquistas estariam nesta altura, como estão, a desejar ansiosamente pelo ponto final de 2023/2024 e pelo começo da azáfama da próxima época, para que traga o renovar das expetativas.
Se Roger Schmidt vai ou não continuar a ser o treinador é seguramente a pergunta do momento, mas há outra que, quando a primeira tiver resposta, surgirá como fundamental: João Neves continuará a ser jogador do Benfica?
O jovem médio foi um dos jogadores mais importantes da época que está prestes a terminar — só o médio norueguês Fredrik Aursnes fez tantos jogos como ele, 53 — e liga quase tudo. Ligou a equipa em grande parte dos jogos, com a sua qualidade e energia, consegue manter a empatia como nenhum outro jogador do atual plantel com adeptos profundamente insatisfeitos com a falta de resultados desportivos, liga um projeto que tem na formação um dos seus principais e essenciais pilares, liga, também, o presente e o futuro do Benfica. A SAD precisa de vender jogadores para reinvestir noutros e João Neves é muito provavelmente o único que pode protagonizar uma transferência verdadeiramente milionária. É produto da casa e o encaixe financeiro seria por inteiro.
Mas perder João Neves representará perder também a harmonia de emoções e valências que invulgarmente se juntaram neste jogador de 1 metro e 74 centímetros, que visto pelo adepto cresce até parecer um gigante. E é seguramente esta consciência que pode levar a SAD a melhorar-lhe o contrato para que fique pelo menos mais uma época. Será difícil porque o interesse de vários clubes poderosos existe e é grande, mas vale a pena tentar porque João Neves é João Benfica e seria bem mais confortável pensar em 2024/2025 com ele e uma equipa à volta dele."

Novidades antigas!!!


"Hoje, o jornal 'Record' avança que, devido à saída do Chief Scout, RPB irá assumir a liderança da prospeção. No entanto, em setembro de 2023, o mesmo jornal já noticiava que a prospeção do Benfica era liderada por RPB.
O que este pasquim realmente quer, eu sei bem. Só lamento que muitos benfiquistas acabem por cair na armadilha."

A Liberdade, essa maluca


"O grande exemplo de Miguel Maga, jogador do Penafiel

A Liberdade aprende-se, cultiva-se e pratica-se. Quando Miguel Maga nasceu o 25 de Abril já tinha um quarto de século, justamente a idade do lateral do Penafiel.
No dia que marcou o cinquentenário da data mais bonita de Portugal, Maga foi a uma flash interview e declarou: «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais.»
O vídeo tornou-se viral. Aqui d’El Rei! Um jogador de futebol a falar de política? Reação de quem cultiva pouco a Liberdade, claro.
Miguel Maga aprendeu-a, provavelmente com os pais. Numa ótima entrevista a A BOLA, teve ainda o discernimento de lembrar o tempo e o dinheiro que eles gastaram quando ele era futebolista em formação.
Num tempo em que se amordaçam futebolistas, como se se tratassem de seres acéfalos que só têm de pensar com os pés e calar a boca para tudo o que não seja saber «que seria um jogo difícil» e ter de «levantar a cabeça», é bom ver um deles a praticar e glorificar a Liberdade. Porque ela aprende-se, cultiva-se e pratica-se, mas também se pode perder.

De chorar por mais
A organização da festa do título do Sporting no Marquês de Pombal foi absolutamente exemplar. Já não estamos no tempo do improviso.

No ponto
Ver Roger Schmidt a dar os parabéns aos leões sem reservas dá que pensar. Sonho com o dia em que isto deixe de ser exceção e notícia.

Insosso
Passou mais uma semana e a SAD do FC Porto continua entregue a uma equipa copiosamente derrotada nas eleições de 27 de abril.

Incomestível
O mapa do principal escalão do futebol português volta a não ter Interior. Também dá que pensar. Felizmente as Ilhas estão de volta."