terça-feira, 12 de novembro de 2024

"O que queres no teu aniversário?"


"Depois do sorteio da Champions League e a consequente calendarização dos jogos, ditou que o Benfica ia a Munique defrontar os bávaros.
Portanto, dia 6 de Novembro de 2024, trinta e um anos depois do meu nascimento, a Allianz Arena vai receber a equipa que me faz abdicar de celebrar o meu aniversário com a minha família e amigos. O plano da viagem era:
Leiria - Lisboa - Barcelona no dia 5
Barcelona - Munique no dia 6
Munique - Colónia - Lisboa no dia 7.
Não parece uma viagem complexa, mas depois de conjugar os horários entre autocarros, os voos e onde se descansa torna-se tudo numa loucura.
Dormir no aeroporto de Barcelona, para poupar dinheiro não seria alternativa para alguns, muito menos viajar 8 horas de autocarro para Colónia, 2 horas depois de terminar o jogo. Fiz este plano para mim, porque se adaptava ao tempo e dinheiro que queria e podia dedicar ao Benfica. Tive a sorte de convencer um amigo vermelho a acompanhar-me nesta jornada. Se fosse sozinho nunca estaria só, mas acompanhado é mais reconfortante, e ainda por cima levava alguém que nunca tinha experimentado algo assim, portanto tinha que mostrar-lhe o melhor do Benfica.
Nos "aways", a cultura do Benfiquismo pronuncia-se de uma forma diferente dos jogos na Luz, talvez seja porque os adeptos valorizam os sacrifícios feitos para acompanhar o Glorioso e vive-se o momento como sendo único, algo que na Luz parece que se vulgarizou a ida ao futebol.
Sempre que acompanho o Benfica fora do país, espero uma recompensa. Essa recompensa não é uma vitória dentro das 4 linhas, essa não depende de nós, mas sim poder conviver com adeptos que partilham o mesmo sentimento sobre o que é ser do Benfica.
Nós que gostamos do Benfica, e que queremos fazer parte da história do clube, estamos habituados à falta de compreensão de quem questiona o nosso fanatismo mas esperamos que um dia conseguíamos explicar o que é "ir ver o Benfica".
"- Vais para a Alemanha só para ver um jogo do Benfica, que provavelmente vai perder, ainda por cima no teu dia de anos? Fora o dinheiro que gastas e o cansaço das viagens." disse-me um colega de trabalho que também é do Benfica.
É difícil explicar com palavras que sentimento temos por uma "associação desportiva". Normalmente temos sentimentos afetuosos por pessoas e animais, mas podemos considerar que a instituição Benfica é um conjunto de pessoas, logo é valido ter sentimentos pelo Benfica.
A cada "away" conheces mais pessoas. Conheces o rapaz da Madeira que tem aquela camisola preta de 97/98, que é a tua preferida. Por um acaso em pela Marienplatz, conheces o Nuno que é um ex-colega de equipa do teu amigo e que não se viam há mais de 10 anos. Conheces o Paulo Cigano da Suiça e os amigos que adoram ver os jogos do Benfica pela Europa. Conheces o Guilherme Fontes e tens a oportunidade de lhe agradecer o seu contributo para um Benfica melhor...
Podia enumerar muitos mais, mas isto chega para mostrar que o que me motiva a ver jogos do Benfica fora de Portugal é conviver com pessoas novas e quem sabe manter relação depois de as conheceres. Para muitos, isto não são motivos para acompanhar o Benfica e cabe a cada um escolher o que quer para si.
Existe sempre o reverso da medalha quando decides ir apoiar o Benfica ao estrangeiro, ou mesmo em Portugal.
Para tu teres a tua felicidade, alguém vai sentir a tua ausência. Dou muito valor à minha família e sinto que estou a falhar sempre que decido ser um pouco egoísta por um clube de futebol. Tenho uma filha bebé, que é a prioridade da minha vida. Criar filhos, é a maior responsabilidade que pode existir, e é algo que está sempre no nosso pensamento quando se tomam decisões como esta. A vida de pais é exigente, e isso faz-nos abdicar do que gostamos para proporcionar o bem estar deles, mas desta vez não foi assim.
Deixar quem tu amas para ir ver um jogo de futebol, num dia tão especial para ti mas também para os que te amam, pode ser considerado fanatismo e egoísmo, e em parte posso concordar, mas transforma em "palavras" o que sinto pelo Benfica, que em parte está relacionado com o sentimento que tenho por quem amo.
Só o Benfica me faz escolher de forma egoísta, nenhum outro caso de lazer me fazia abdicar de 3 dias com minha filha e a minha mulher. Elas compreendem o meu sentimento pelo clube e só isso faz com que eu não me sinta tão culpado por escolher ir ver um jogo à Alemanha sem elas.
Se a pergunta "O que queres no teu aniversário?" é fácil de responder na maioria das vezes, por tudo o que implica a logística de ir ver um jogo do Benfica fora do país, mais a tua ausência para as pessoas que te amam, este ano, era a resposta mais convicta mas ao mesmo tempo mais difícil de dar: "Quero ir ver o BENFICA""

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!