quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Critério em promoção


"Entre os maiores problemas desde mundo estão os critérios. A forma como se olha a realidade - e não apenas o desporto ou o futebol - é cada vez mais uma questão para discutir na sociedade em que vivemos. Para quem ainda possa ter dúvidas, fui mais uma vez ao dicionário Priberam da língua portuguesa: Critério - 'Faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bom do mau', Parece simples, esta coisa de pensar, mas não é. Basta ver a epidemia de notícias falsas nas eleições norte-americanas, os intrujas racistas que sobrevivem em Itália, França ou Portugal, a feira das vaidades de influenciadores e rainhas do TikTok, o despreparo com que políticos eleitos mentem com todos os dentes perante quem os elegeu. Sem quaisquer critérios de decência.
E, depois, temos os árbitros profissionais de futebol, essa tribo à parte em Portugal. Os seus critérios parecem ser os mais difíceis de explicar. O mesmo árbitro que, há duas épocas, expulsou Bah em Braga (Taça de Portugal) por entrada violenta é o mesmo que, no passado fim de semana, não viu a tibiotársica de Kokçu ser pisada por um jogador do Rio Ave aos 4 minutos de jogo. Nem o árbitro Tiago Martins, nem o VAR souberam distinguir o verdadeiro do falso. Vê-se lá saber porquê.
O critério é sempre o mesmo: se for para penalizar os que vestem de vermelho, está tudo bem. Se for para perdoar pisões antes de golos e atacantes do FC Porto e pisões de defesas do Sporting CP, na grande área, sobre atacantes adversários, o critério já é bastante diferente. Aí já fica bem mais difícil conseguirem separar o bom do mau, como diz o dicionário.
Tempos loucos estes, em que a verdade é cada vez mais afetada pela disseminação da mentira sem pudores."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!