sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Bola de Ouro: Rodri vence Vinícius na recta final


"Esta Bola de Ouro 2024 está envolta em polémica, no dia 28, de manhã, era dado como vencedor Vinícius, mas, de tarde era Rodri que tinha essa primazia.
Vamos por partes para perceber o que se passou. A votação para eleger o melhor jogador do Mundo tem duas fases. A primeira fase resulta numa lista de 30 nomeados (finalistas), escolhidos por jornalistas da France Football. Na segunda fase, essa lista é enviada para jornalistas de todo o mundo.
O júri é composto por 100 membros, que representam os 100 melhores países do último Ranking da FIFA. Cada votante escolhe 10 nomes dos 30 indicados anteriormente e ordena-os do primeiro ao último.
Os jogadores votados recebem uma pontuação de acordo com a sua posição, sendo 15 pontos para o primeiro colocado, 12 para o segundo, 10 para o terceiro, 8 para o quarto, 7 para o quinto, 5 para o sexto, 4 para o sétimo, 3 para o oitavo, 2 para o nono, 1 para o décimo respectivamente. O jogador que somar mais pontos é declarado - Bola de Ouro do ano. Este ano, o vencedor não foi notificado previamente, todas as partes tinham concordado, mas no último minuto, não sei porquê, quiseram mudar a regra.
O Real Madrid tomou a decisão, de não comparecer, é uma forma de estar no desporto prepotente, altiva, falta de humildade, falta de respeito pelos seus jogadores, por si próprio ( Real Madrid venceu o troféu de melhor equipa do ano), pelo seu treinador ( Ancelotti melhor treinador do ano) e por Rodri que é espanhol.
O Real Madrid teve uma semana para esquecer, perdeu em casa com o Barcelona 4-0 e perdeu a Bola de Ouro.
Os critérios da Bola de Ouro são muito claros: 1- títulos; 2- destaque na posição que joga; 3 – representar o fair-play dentro e fora do campo. Para mim, esta votação é sempre subjectiva, mas este troféu tanto podia ter sido entregue a Vinicius, como a Rodri ou Carvajal.
Não houve favorito claro ou grandes diferenças nos méritos de cada jogador. Rodri venceu porque foi o mais votado pelos jornalistas. Sou a favor que estas votações sejam claras e transparentes para que toda a gente saiba e não haja a mais pequena dúvida.
Anteriormente, havia dois jogadores que estavam acima dos demais: Messi e Ronaldo. Todavia, agora, há um leque de jogadores muito bons que podem vencer este troféu, nenhum se destaca.
Rodri pelo que fez no Manchester City e na selecção espanhola merece este troféu. Foi o melhor jogador do Euro, Vinicius foi eliminado nos quartos-de-final da Copa América, o seu comportamento traiu-o, deu uma cotovelada a James e não pode dar o seu contributo ao Brasil. Verdade que o Real Madrid venceu a Champions ao City, mas só nos penáltis.
Rodri é um exemplo de jogador dentro e fora do campo, ao invés, de Vinícius que tem atitudes e posturas provocatórias. Rodri é discreto, com uma vida sem muitas despesas ou luxos, conseguiu jogar futebol profissional e tirar o curso de Administração e Gestão de Empresas. Um eemplo! O Real Madrid ao não comparecer à cerimónia mostrou mau perder e pensa que controla tudo. Recordo-me a influência na atribuição da Bola de Ouro a favor de Modric em detrimento de Ronaldo, por este ter saído do Real Madrid.
A Bola de Ouro também não é só marcar golos, se fosse assim, Ibrahimovic marcou golos que nem Messi ou Rolado marcaram, principalmente alguns incríveis de calcanhar. Nesse caso deveria ter recebido várias Bolas de Ouro."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!