quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Vermelhão: Escrever história...

Benfica 4 - 0 Atlético Madrid


Este é daqueles jogos, que todas as palavras sabem a pouco! Este é daqueles jogos, que vamos recordar daqui a muitos anos... Este é daqueles jogos, tão especiais, onde nem sequer houve muita emoção pelo resultado, apesar do valor do adversário, porque só podia haver um vencedor, tendo em conta a nossa superioridade!!!

E sim, o Atlético não actuou com a intensidade habitual, sim, eles vinham cansados do jogo com o Real Madrid no último domingo, mais importante ainda, a semana passada tiveram jogo a meio da semana em Vigo, enquanto em Portugal não houve jornada... Tudo isso é verdade, mas o Benfica soube aproveitar, preparando a estratégia com cabeça tronco e membros, e os jogadores em campo, usaram a cabeça quase sempre, sem ansiedades, nervosismos ou precipitações! È sempre bom recordar que o Atlético ainda não tinha perdido esta época!

Por muita identidade que uma equipa tenha, é preciso perceber os nossos pontos fracos e encontrar as falhas no outro lado! E por isso, é que não existem dois jogos iguais... E se o Lage tem alguns méritos, o principal desta noite, foi perceber que a equipa não podia jogar como fez com o Gil Vicente, com o Di Maria a desequilibrar a equipa defensivamente durante o tempo todo!!!

E se em posse jogámos num 433, com o Kokçu a não jogar a '10', mas ao lado esquerdo do Tino, e com o trio da frente com liberdade para aparecerem em diferentes posições, a defender jogámos 'quase' num 532, com o Akturkoglu a recuar praticamente para o lado do Carreras (tentando anular o Llorente), com o trio do meio-campo a bascular, com o Aursnes sempre a ajudar o Bah... e o Angel com poucas responsabilidades defensivas! E quando o adversário passava a nossa linha de pressão alta, recuávamos para junto da nossa área, algo que normalmente não fazemos, dando muito pouco espaço entre-linhas...

Este tipo de flexibilidade tática era algo que praticamente não se via com o Schmidt... e faz toda a diferença! Até o Manchester City do Pep se adapta a alguns adversários, principalmente no processo defensivo!

A invasão Turca das redes sociais do Benfica, traz 'benefícios' mas também vai trazer alguns 'problemas'!!! Basicamente qualquer votação que seja feita online, vai ganhar um Turco!!! O Kokçu foi eleito o MVP, mas o Tino e o Carreras foram os melhores (a evolução do Galego é ainda mais evidente, na leitura de jogo sem bola, e hoje esteve impecável no posicionamento, sem subir à parva...).

Logo seguido pelo Otamendi e o Tomás! O Aursnes foi o patrão da equipa, dando instruções a todos, com gestos claros, como nunca o tinha visto fazer...!!!


E como tem vindo a ser habitual, excelentes 'entradas' vindas do banco, com jogadores motivados e com entrega: Amdouni, Rollheiser e Beste com impacto...


Quem ver o resumo, vai observar três golos de bola parada, mas podiam ter sido mais! Além do três pontos, levamos deste jogo, uma dose monstruosa de Confiança! Dos adeptos, e dos jogadores, algo que faltava... O Lage também esteve bem no final, tentando baixar o volume da festa e começar a pensar na partida da Choupana de Domingo!

2 comentários:

  1. Não tivesse sido a teimosia do Presidente e a esta hora tinhamos os mesmos pontos da lagartada na liga e já não tinhamos de aturar sapos como Mendes, Inácio, Maniche, até Vitor Pinto a desvalorizarem os adversarios do Benfica. Mendes já não é o mesmo, já anda um pouco amedrontado apesar dos ainda 5 de avanço.

    ResponderEliminar
  2. Calma, pensa lá um bocadinho. Se o Presidente não fosse teimoso, provavelmente não seria Lage o treinador, nem tinhas o Aktur nem o Amdouni.
    Atenção que não estou a defender o Rui Costa (que me surpreendeu pela negativa), mas apenas a constatar factos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!