quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Futebol de rua


"Esta modalidade deve muito da sua existência em Portugal à Associação CAIS. Tendo começado focada sobretudo em pessoas sem abrigo, cedo se verificou que a mesma metodologia podia ser adaptada a muitos outros contextos em que é preciso trabalhar competências sociais e pessoais de jovens em situação de exclusão ou em risco.
E assim se espalhou, pela mão desta, associação, o projeto a todo o país, com uma ampla cobertura territorial e social.
Hoje, todos os distritos de Portugal Continental e ilhas atlânticas têm acesso à prática do futebol de rua e a todos os benefícios deste projeto que acompanha os jovens no seu dia a dia e no seu ambiente comunitário, junto da família, da escola ou do emprego nos casos em que ocorre.
A adesão é enorme, com os jovens a aderir ao projeto não só pela atratividade própria do futebol, mas muito particularmente pelos benefícios de desenvolvimento pessoal que sabem garantidamente ter.
A melhor publicidade, no bairro ou na aldeia remota, é precisamente a experiência contada pelos seus pares que já passaram pelo projeto.
A cereja em cima do bolo é a criação, pela Federação Portuguesa de Futebol, de uma seleção nacional e a participação, sempre honrada e bem-sucedida, em diversos Mundiais.
Por todas estas razões, a Fundação Benfica faz-se parceira a acolhe o estágio da seleção nacional desde longos anos, mesmo antes de o ser, dando aos jovens uma verdadeira imersão no fantástico universo Benfica.
Saem da Luz sempre motivados e vão por esse mundo fora defender as cores de todos nós, desta vez na Coreia do Sul. Desejamos-lhes bons jogos e bons resultados!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!