sexta-feira, 30 de agosto de 2024

A contratação mais cara de sempre do futebol português


"Samu Omorodion é um achado, mas não é tão barato quanto possa parecer

«Chega ao FC Porto um dos grandes jovens talentos do futebol mundial , estamos muito confiantes no que ele vai trazer a nível desportivo«
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, sobre a contratação de Samu Omorodion

O FC Porto surpreendeu com a contratação de Samu Omorodion, mais ainda porque conseguiu manter o negócio em segredo até ao anúncio da aquisição, na sexta-feira, 23 de agosto. Mas também por se tratar de um jogador que esteve com um pé no Chelsea este verão, depois do Atlético de Madrid aceitar proposta na ordem dos 40 milhões de euros, segundo noticiou a generalidade da imprensa internacional. O FC Porto conseguiu o campeão olímpico pela Espanha por 15.
Como? Em primeiro lugar, é preciso ter noção de que esses 40 milhões eram inflacionados. O negócio com o Chelsea envolvia a ida, pelo mesmo valor, de Gallagher para Madrid (como veio a acontecer depois, mas por troca com João Félix, embora neste caso com o português mais caro). E interessava aos clubes, por motivos contabilísticos, inflacionar o valor das vendas, mesmo que com isso inflacionassem também o valor das compras.
Depois, o FC Porto ficou com apenas 50 por cento dos direitos económicos do avançado por esses 15 milhões. Para comprar mais 30 por cento tem de gastar mais 10 milhões. Não tem opção sobre os restantes 20, mas isso atira o valor do jogador no negócio para os 32,3 milhões de euros, o que corresponderia à contratação mais cara de sempre do futebol português.
O recordista é Kokçu, por quem o Benfica pagou 25 milhões de euros pela totalidade dos direitos (embora o Feyenoord tenha reservado percentagem de mais-valia em futura transferência e mais 5 milhões em eventuais bónus). Por Enzo Fernández, as águias acabaram por pagar, no total, 44,25 milhões de euros ao River Plate, mas isso foi resultado da transferência milionária do argentino para o Chelsea (121 milhões), consequência da valorização em seis meses na Luz. Porque quando chegou a Portugal, foi por 18 milhões por 75 por cento do passe, o que poria a avaliação do médio em 24 milhões.
Omorodion vale então, à chegada ao Dragão, mais de 32 milhões de euros. É uma excelente compra do FC Porto, mas percebe-se porque os outros grandes portugueses se viraram para outros avançados. É que Omorodion terá de pedalar muito para que venha a ser uma excelente venda. Para o FC Porto lucrar 10 milhões, terá de ser vendido por 50..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!