quarta-feira, 3 de julho de 2024

Taça o Volante


"Até um concurso de popularidade de automobilismo, o Benfica continuava a ser o vencedor

Para comemorar o seu 33.º aniversário, a revista O Volante organizou uma homenagem aos clubes participantes do Campeonato Nacional de Condutores de 1958, 'numa demonstração de apreço pelos clubes que, através das suas equipas de automobilismo, concorrem com o mais elevado espírito desportivo', nomeadamente Benfica, Académico Futebol Clube, Clube Arte e Sport, CF Os Belenenses, FC Porto e Sporting.
Com o apoio 'das firmas suas amigas, distribuidoras de óleos e gasolinas, e representantes de marcas de automóveis, de pneus e acessórias', foram criadas taças que seriam distribuídas e estes clubes, por votação, através do preenchimento de um boletim incluído nas edições de agosto. Este concurso suscitou 'o maior interesse junto do público', com a votação a ser encerrada em 30 de Setembro de 1958 e com os resultados a serem divulgados na edição de 5 de Outubro. O Benfica ficou em 1.º lugar, com 501 900 pontos, mais 14 200 pontos que o 2.º classificado, o Sporting.
Numa reunião que se realizou na redação desta revista, os delegados puderem escolher a taça para o seu clube, pela ordem de classificação, 'pois O Volante não quis, por si, dar primazia a nenhuma porquanto, com excepção da taça por si instituído, todas foram oferecidas por amigos que muito preza'. Fernando Amaral Guerra, delegado do Benfica, foi o primeiro, tendo escolhido a Taça O Volante. Os automobilistas também foram contemplados, com o respetivo campeão de cada clube a receber uma das taças restantes através de um sorteio. O automobilista encarnada Fernando José Tordo arrecadou a Taça Peugeot, 'oferecida pela firma F. Marchand, do Porto'.
Este concurso 'atingiu enorme êxito e teve 'o seu epílogo com a entrega das taças instituídas como prémios', em 30 de Outubro, na sede do Clube 100 à Hora. O diretor d'O Volante, Beirão da Veiga, entregou a Joaquim Nunes dos Santos, representante do Benfica, 'a magnífica taça'.
Saiba mais sobre taças por votos na área 26 - Benfica Universal, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!