"Garantido é que Portugal tem naipe de jogadores de luxo e opções para todos os gostos
Bom ensaio de Portugal para o Euro 2024. Já de malas aviadas para a Alemanha, a Seleção Nacional despachou a República da Irlanda. Uma vitória moralizadora, principalmente depois da derrota com a Croácia, que tantas dúvidas gerou. Nem de um nem de outro jogo devem tirar-se grande conclusões. Afinal, não passam de jogos de preparação. Como a própria denominação sugere, são partidas de avaliação, de testes, de experiências. E se no Estádio Nacional a Croácia expôs as deficiências defensivas da Seleção Nacional, Roberto Martínez aproveitou o encontro de Aveiro para mudar o sistema, recuperando o modelo com três centrais que lhe serviu de base enquanto selecionador da Bélgica e que também já tinha utilizado de Quinas ao peito.
Claro que a República da Irlanda não é a Croácia, mas a resposta foi muito positiva. Já com Pepe na defesa e Cristiano Ronaldo no ataque, o que, digam o que disserem, é sempre uma mais-valia, Portugal apresentou-se autoritário, coeso, forte e perigoso. Ganhou sem a mínima contestação e reforçou, se é que tal era necessário..., o estatuto de candidato ao título europeu.
Não acredito que o 3x4x1x2 seja o esquema preferencial de Roberto Martínez para a Alemanha, pois se o fosse o selecionador não esperaria pelo último teste para o voltar a pôr em prática. De qualquer forma, o treinador só pode ter ficado agradado com a resposta da equipa. Acredito mesmo que as dúvidas sobre qual o melhor modelo tenham aumentado...
Roberto Martínez tem sempre de encontrar lugar no onze para Rúben Dias e Bernardo Silva, que descansaram em Aveiro, e que na equação para formar a equipa titular estejam também os nomes de Nuno Mendes, João Palhinha, Vitinha e Diogo Jota. Pelo menos...
Garantido é que Portugal tem um naipe de luxo e opções para todos os gostos. E todos vão ser importantes, ninguém duvide. O Europeu vai ser tremendamente exigente, é um mês de grande desgaste, com sete jogos no calendário. Sim, Portugal vai ter de jogar de quatro em quatro dias até à... final de Berlim."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!