sábado, 18 de maio de 2024

Assunto do dia


"Rui Costa e a mais recente investigação ao Benfica

1. Sabe quem me segue que não sou um total defensor da gestão do presidente do Benfica, à qual tenho apontado críticas várias, e o facto de as manifestar publicamente é a razão de ser apelidado por parte da estrutura mais próxima do presidente como alguém que "diz mal" do clube. Confundem-se, eles, com o clube, não admitem a crítica, por mais evidente e justa que possa ser, problema deles, o tempo dirá quem tem razão. Sinto-me, assim, até mais à vontade para escrever o que se segue.
2. Fui - e tenho muita honra nisso - dos benfiquistas que jamais foi 'comido de cebolada' pelas notícias dos emails truncados e adulterados. Esforcei-me, à época na Sporttv, por explicar aquele vergonhoso ataque que nos foi feito e o tempo deu razão ao clube, como, aliás, tem vindo a acontecer em vários outros processos que envolvem a justiça e o maior de Portugal.
3. Rui Costa estava longe de ser o braço direito de Vieira à data dos negócios que estão a ser investigados. Toda a gente que conhecia um pouco a forma como funcionava o Benfica sabe que Rui Costa não contava para nada, que era destratado por Vieira, inclusive à frente de terceiros, que não riscava nada nos negócios nem na gestão do clube e da SAD.
4. Se bem julgo saber, os contratos das compras e vendas que estão sob investigação não têm a assinatura, que muitas vezes é feita de cruz, de Rui Costa, ou ele interveio nas negociações que levaram a esses contratos e a esses negócios sob suspeita.
5. Como benfiquista, desejo que estes negócios, supostamente fraudulentos, sejam investigados até às últimas consequências, doa a quem doer. O Benfica foi lesado em milhões de euros.
6. Mesmo que não seja acusado, Rui Costa deve demitir-se se participou em alguma trapalhada, se beneficiou de dinheiros do clube em proveito próprio à margem da lei, se, não beneficiando, assistiu passivamente a que outros o tivessem feito. Estranharia, contudo, que isso tivesse acontecido: sabe-se que o atual presidente até dos prémios que tinha a receber da SAD pelos títulos de campeão abdicou - julgo que 100 mil por cada um.
7. Se, como acredito, Rui Costa está inocente, nem que seja acusado deverá alguma vez demitir-se. Temos assistido a muitas 'galegadas' perpetradas pelo Ministério Público, que conduziram a demissões precipitadas e deram, depois, em nada. Não é o Ministério Público, que mandou recentemente abaixo um governo e, que se saiba, ainda nada provou que o tivesse feito fundamentadamente, que vai mandar abaixo um presidente do Benfica, qualquer que ele seja, se este estiver efetivamente inocente.
8. Rui Costa cometeu, porém, em todo este processo, um erro: não se ter demitido ao tempo em que era desconsiderado por Vieira. Está, agora, a pagar, e a pagar caro, esse erro de palmatória. E cometeu outro ainda: não ter acelerado a prometida auditoria."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!