quarta-feira, 6 de março de 2024

Confiança


"À medida que se aproxima o final do campeonato, cada jogo, cada ponto ganho ou perdido, vai aumentando a sua importância relativa. Depois do clássico de domingo ficarão a faltar apenas 10 jornadas, pelo que é redundante dizer que este pode bem ser um momento definidor.
E quem estiver à espera dum FC Porto fragilizado é melhor nem ver o jogo. Vamos encontrar, isso, sim, um FC Porto ferido no seu orgulho, e com a firme vontade de nos perturbar a vida.
Trata-se de uma partida tradicionalmente difícil para o Benfica. Ao longo dos últimos 40 anos, nem sempre soubemos lidar com a agressividade (no bom e no mau sentido) colocada em campo (e fora dele) pelo rival nortenho neste tipo de confrontos. Em 46 anos, apenas 5 vezes lá vencemos em jogos de campeonato, o que, mesmo pondo de lado frequentes interferências de terceiros (que, também elas, são tradição naquele estádio), é revelador das dificuldades sentidas. Nos últimos 9 anos conseguimos de algum modo equilibrar as contas, com 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas e sublinharam uma simetria que se estende aos golos marcados e sofridos (10-10). Mas a história de cada um dos jogos, mesmo daqueles que vencemos, transporta consigo muita dureza, muito sofrimento e muito drama. Não é, nunca foi, um jogo qualquer. Não é, nunca foi, um adversário qualquer.
Não acredito que o FC Porto ainda seja campeão nesta temporada. Mas não tenho dúvidas de que vai fazer os possíveis para nos derrotar, e para interferir na luta pelo título. Vai entrar em campo forte, a querer dominar o espaço e o tempo, a querer conquistar as bolas divididas e a obrigar-nos a um nível de agressividade e concentração que não requerido na maioria dos jogos em contexto doméstico.
Só sabendo o que nos espera podermos encarar a partida com confiança."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!