sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Vermelhão: Intervalo, com vantagem mínima!


Benfica 2 - 1 Toulouse


Vitória curta, com duas penalidades (justas)... uma raridade - no Tugão em 21 jogos no campeonato, esta época, beneficiámos também de duas penalidades! -, situação tão pouco habitual, que nos deixou 'embaraçados'! Apesar de todos perceberem que também se podem ganhar jogos, quando se joga abaixo do potencial, e com golos da marca de penalidade!
Recordo-me, também dum 2-1, na Luz, com duas penalidades marcadas pelo Cardozo, contra o Liverpool!!! Fomos eliminados na 2.ª mão...

Curiosamente o jogo até foi parecido com muitos jogos do Tugão: 'autocarro' do outro lado; com o adversário a jogar no nosso erro; com muito anti-jogo; numa partida, de baixa intensidade, na maior parte do tempo!

Do nosso lado, mais do mesmo: acho incrível que o pessoal, depois de tantos meses de competição, vá para as bancadas, desvalorizando o adversário, e esperando que o Benfica, que durante toda a época, tem jogado abaixo daquilo que é esperado, dum momento para outro, comece a jogar o melhor futebol do Mundo!!!

Aliás, em mais de 40 anos de presença assídua na Luz, com muitos ódios de estimação por parte dos Benfiquistas, normalmente contra alguns jogadores, alguns treinadores, e até alguns directores, nunca assisti a um 'ódio' generalizado contra um funcionário do Benfica, como actualmente assistimos contra o Roger! A cultura da graçola ofensiva, que vem das redes sociais, também é diferente hoje, nota-se que também existem sound bites ofensivos contra alguns jogadores do Benfica (com pouca criatividade, são sempre os mesmos...!), usados de forma abusiva, constantemente durante o jogo, mas contra o Roger, a campanha que começou e continua nas televisões, rádios e jornais, é um 'sucesso'! Independentemente dos resultados finais desta época, com o Benfica Campeão ou não, com sucesso na Taça ou não, com sucesso na Liga Europa ou não, uma grande maioria barulhenta dos Benfiquistas, já decidiu o futuro do Schmidt...!!!

Dito isto, a equipa voltou a jogar mal, principalmente na falta de intensidade e falta de ideias ofensivas! Os jogadores estão completamente dependentes do Di Maria, e nem me parece que seja uma 'ordem', parece-me que naturalmente sentem alguma reverência ao Angel, e na 2.ª fase de construção, todos procuram o Argentino, e esperam que ele decida!!! E com a actual falta de velocidade do Angel, as coisas normalmente correm mal... principalmente, quando o adversário ainda está 'fresco'! Não é por acaso, que o Di Maria tem sido decisivo, muitas vezes nos últimos minutos, quando o jogo é mais anárquico, e existem mais espaços...

Sem a capacidade de pressionar alto, a equipa parece entrar nos jogos sempre na expetativa que o jogo mais tarde ou mais cedo se resolva para o nosso lado! Talvez por isso, temos sido obrigados a tantas remontadas!!! E na Luz, principalmente, a paciência dos adeptos é curta, e quando os nossos adversários têm a posse de bola, 'demasiado' tempo, as bancadas começam a ficar nervosas, mesmo que essa posse de bola, seja na maior parte do tempo, inofensiva!!! Por outro lado, esta incapacidade de pressionar alto, tem obrigado a equipa a 'baixar linhas' e a defender alguns metros mais atrás do que era habitual o ano passado, com o Cabral por exemplo, muito recuado, às vezes quase como um 3.º médio!!! Talvez isto explique, que nos jogos 'grandes' no Tugão, a equipa tem vencido todos! Pois, a nossa defesa 'baixa' está mais consistente...!!!

O Toulouse na Europa tem sido muito diferente do Toulouse do campeonato, a motivação é outra, e até a forma estratégica como têm jogado é diferente. Se na Liga interna, é surpreendido muitas vezes, em contra-ataques, porque aposta na posse de bola, com a defesa alta, nos jogos Europeus, têm jogado mais recuados... Tal como acontece em Portugal, equipas que não estão habituadas a jogar na Europa, muitas vezes começam a época com esperanças 'europeias' e terminam a época a descer de divisão!!!

A diferença na qualidade individual dos jogadores é gigantesca, mas com o coletivo do Benfica a não funcionar, e contra um Toulouse, bem organizado, as diferenças encurtaram-se! A falta de velocidade, falta de movimentos sem bola, e a falta de largura no ataque do Benfica, facilita o trabalho aos nossos adversários...

Hoje, na 1.ª parte, safou-se o Kokçu e o Aursnes quando 'esqueceu-se' do papel como Lateral e apareceu a jogar como médio-centro! No 2.º tempo, depois dos primeiros minutos 'sem bola', com as substituições, queriamos acelerar... e o golo acabou por aparecer, um pouco sem querer, é verdade!

Mas com 1-0, não soubemos controlar a partida, o jogo ficou 'partido', o 2-0 estava perto, com o Neres a desequilibrar imediatamente, mas numa carambola, acabámos por permitir o 1-1! Mais com o coração do que com a cabeça, fomos à procura do golo da vitória, que acabou por aparecer, num penalty, após mais uma carambola... com mais uma vez o Neres a desequilibrar!

Não concordei com a gestão do Tino (não vai jogar no Domingo por castigo); o Carreras no início do 2.º tempo fez dois passes errados, e o Roger preferiu o substituir. Acabou por ser mal aproveitado, a equipa está tão rotinada a jogar pela Direita, que muitas esqueceu-se que hoje tinha o Lateral Esquerdo de raiz!!! O Neres tem algumas rotinas com o Aursnes na esquerda, e acabou por ser essa dupla nos últimos minutos! O Marcos Leonardo devia ter entrado mais cedo... e para o lugar do Rafa!

Uma nota para o António e o Otamendi: como todos os jogadores, também cometem erros, o António esta época, já teve jogos abaixo do seu 'normal'; o Nico arrisca muitas vezes a antecipação, e às vezes corre mal, mas se o Benfica neste momento ainda está na luta pelo Campeonato, pela Taça e mantem-se na Liga Europa, deve-se muito à categoria dos nossos dois Centrais! Com a equipa desequilibrada muitas vezes nas transições defensivas, a jogar com Laterais diferentes durante toda época, tem sido os Centrais, que têm mantido a equipa viva, em conjunto com o Trubin! Hoje, mais uma vez, foram dos melhores em campo pelo Benfica...

Incrível como nem na Liga Europa nos livramos dos maus árbitros, e do anti-jogo manhoso! Estes franceses, com muito sangue latino, podiam ser artistas do Tugão!!!

Além da eliminatória estar em 'aberto', quando podia estar 'fechada' com uma goleada do Benfica, uma das piores consequências do resultado de hoje, é a 'obrigação' do Benfica, na próxima Quinta-feira, ter que ir a Toulouse sem gestão! Vizela, no próximo Domingo, Toulouse na Quinta, e depois Portimonense novamente no Domingo, com o Sporting para a Taça, logo a seguir a uma Quinta, com a visita aos Corruptos na Segunda seguinte, e com uma potencial 1.ª mão da próxima ronda da Liga Europa, na Quinta-feira seguinte!!!!

Domingo, mesmo com algumas ausências no Vizela, nós também não teremos todos os jogadores disponíveis. Não podemos entrar em campo, com esta de atitude de expetativa que temos 'usado' demasiadas vezes este ano! No Domingo, poderemos não ter forças, para resolver o jogo nos últimos minutos, como também tem sido habitual, demasiadas vezes!!!

4 comentários:

  1. A teimosia e obstinação do Sr Schmidt vai nos custar uma época muito importante em todos os aspetos!! Não invente, por favor.

    ResponderEliminar
  2. Salvou-nos os penaltis, caso o jogo fosse arbitrado por portugueses, perdia-mos o jogo, quanto muito empatava-mos. Este jogo foi resolvido cumprindo as leis do jogo, no entanto vamos esperar por melhor.

    ResponderEliminar
  3. O Toulouse fez um remate!!!
    Um. E deu golo.
    Um remate.
    Nem deviam ter passado do meio campo.
    O Benfica não pode permitir que passem o meio campo....
    Schmidt tem a palavra.
    Vamos ser exigentes.

    ResponderEliminar
  4. O apocalipse está instalado. Os verdadeiros verdadeiros benfiquistas sabem tudo sem pestanejar, os catedráticos da xinxa têm os planos todos, nem as soberbas substituições feitas no segundo certo escapam. É a loucura. Os burros, obviamente são os que estão realmente habilitados a fazer o seu trabalho.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!