quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A propósito de um Campeão


"Aqui entra a responsabilidade de um país que, para ser digno dos seus jovens, tem de encontrar condições para, não apenas oferecer centros de treino dignos do alto rendimento desportivo, mas também estruturas de apoio à carreira académica que não pode deixar de acompanhar o atleta

Diogo Ribeiro ficará na história da natação e do desporto português. Dois títulos mundiais só se alcançam com muito talento, muita dedicação e um enorme esforço que tendemos sempre a desvalorizar. Como se fosse fácil. E não é. De forma alguma. Obriga também a escolhas que se impõem ao atleta e à família, quando se assume em plenitude o caminho do alto rendimento na procura da vitória europeia ou mundial.
Em primeiro lugar é o Diogo a merecer o nosso abraço de parabéns e agradecimento pela medalha pela bandeira e pelo hino de Portugal, primeira vez ouvido num Mundial de natação. E em dose dupla para que se perceba que não foi ilusão. Foi mesmo verdade!
De seguida o seu treinador e estrutura técnica e federativa sem o que não se preparam atletas para as grandes competições internacionais. A sua competência terá sido decisiva para o resultado desportivo do Diogo.
Mas, vale a pena por razões de mais elementar justiça, chamar outro nome para este podium.
Um atleta campeão nunca deixa de ser um jovem em idade de formação académica que não pode ser” esquecida ou abandonada” pela prioridade conferida aos diariamente esmagadores treinos, estágios, competições e deslocações.
Aqui entra a responsabilidade de um país que, para ser digno dos seus jovens, tem de encontrar condições para, não apenas oferecer centros de treino dignos do alto rendimento desportivo, mas também estruturas de apoio à carreira académica que não pode deixar de acompanhar o atleta.
Para ser campeão desportivo não pode deixar de ser campeão na escola.
Em 2009 foi aberto o primeiro Centro de Alto Rendimento Desportivo em Montemor-o-Velho dedicado às modalidades de canoagem, triatlo e natação. No mesmo momento e para apoiar o percurso escolar dos atletas desse Centro foi procurado o Agrupamento de escolas local.
Um professor aceitou, com apoio da escola, o enorme desafio de acompanhar no domínio académico e psico pedagógico os atletas residentes e os resultados nos anos seguintes foram tão encorajadores que professores, treinadores e sobretudo atletas e respectivas famílias foram ultrapassando sérios e difíceis obstáculos num caminho pela primeira vez percorrido.
Esse docente chama-se Vitor Pardal.
Hoje, ele próprio continua este trabalho agora enquadrado desde 2016, numa estrutura denominada UAARE ( Unidade de apoio ao alto rendimento desportivo) que integra e acolhe já 25 escolas, dispõe da colaboração de 400 docentes, apoia 1.242 atletas, de 50modalidades. No primeiro período deste ano escolar , todos os atletas tiveram 32.000 ausências à escola, mas dispuseram de 11.831 apoios pedagógicos, 4500 apoios psicopedagógicos, e 300 planos individuais de conciliação desporto/escola, com um sucesso académico de 92% no desempenho escolar.
Diogo Ribeiro é aluno do 12 ano na Escola Fonseca Benevides, com bom aproveitamento. É mais um jovem da UAARE a ser campeão, para orgulho de um país que se orgulha do atleta apoiando o cidadão.
É mais um dos seus, Vitor Pardal. Fazem de si também um campeão. Obrigado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!