sábado, 20 de janeiro de 2024

Vermelhão: Remar contra... vencendo...!!!

Benfica 2 - 0 Boavista


Mais um jogo nervoso, com uma vitória justíssima, contra o adversário mais fraco que esta época vi na Luz, mas com o Benfica a jogar lento e com pouca mobilidade em ataque e com uma arbitragem 'pornográfica' dum bom aluno, da 'escola' dos Lourenços Pintos desta vida!!!

Surpresa, na saída do Neves do 11, aparentemente com uma ligeira lesão após o jogo do Rio Ave, que por preocupação foi para o banco, com a entrada direta do Tino, que na minha opinião, foi o melhor em campo!

Continuamos a demonstrar muita dificuldade em recuperar a bola, normalmente é o Neves a ganhar lances no confronto físico, e hoje tivemos o Tino... mas o nosso posicionamento defensivo, continua a evidenciar debilidades! Esta noite, com o António em grande, lá atrás...e  com o Trubin, a mostrar serviço, praticamente na única vez que foi solicitado!

O Boavista não jogou com a defesa tão alta, como o Rio Ave (e o Braga e o Arouca), mas mesmo assim, voltámos a não aproveitar os espaços junto da área... O Di Maria continua a ser decisivo nos golos (golo e assistência hoje), mas continua ser o 'rei' das perdas de bola, algumas por culpa dele, outras por culpa dos colegas, que talvez por excesso de reverência, passam-lhe a bola constantemente, mesmo quando está completamente marcado pelos adversários!

Coxos na esquerda com o Morato, com o João Mário e o Di Maria a fazerem as diagonais para o 'meio', afunilámos a bola, ficamos previsíveis, e quando o Rafa não consegue soltar-se, ficamos bloqueados!

Agora, independentemente das nossas culpas, o jogo ficou marcado, por uma arbitragem vergonhosa (mais uma...), que teve muita influência na forma como o jogo decorreu! A total impunidade com que os defesas do Boavista jogaram, e a forma como os jogadores do Benfica perderam a paciência com as decisões absurdas do árbitro (algo que raramente acontece...), alterou significativamente a forma como o jogo decorreu... sendo que o golo anulado no início da 2.ª parte, até acabou por picar os jogadores e os adeptos do Benfica!!!

Destaque para o regresso do Neres, após vários meses de ausência. Na minha opinião será fundamental nesta 2.ª volta. Sem lesões, é um dos melhores jogadores do plantel. E com os problemas que o Benfica neste momento tem nas Alas, é de extrema importância, que rapidamente regresse à rotação... e apesar dos pouquíssimos minutos que esteve em campo hoje, gostei das movimentações!

Ao intervalo o Boavista devia estar com 9 jogadores, com as expulsões óbvias do Luis Santos, e do Agra com duplo Amarelo! No golo anulado, recordo que as Bolas na Mão, dos Avançados, nos golos, só deve ser analisado nas situações imediatamente antes dos golos, e não nos início das jogadas! Por exemplo, nesta jogada, se o Rafa tivesse inadvertidamente jogado a bola com o Braço, não seria falta, nem o árbitro deveria intervier... portanto, a Bola na Mão do João Mário, deve ser analisada, no contexto, duma Bola na Mão 'normal', só se tivesse sido deliberada, o que não foi...
Inacreditável com alguém pode achar que não existe penalty sobre o Marcos Leonardo, cometido pelo Agra! Braço nas costas, por cima do ombro, e pé na perna direita do 'miúdo', penalty óbvio...
Trágico-cómico, como os jogadores do Benfica, especialmente o seu capitão, continuam a levar Amarelos por protestos, quando somos de longe a equipa no Tugão que menos pressiona os árbitros!


O Benfica é o único clube candidato ao título em Portugal que não pode jogos maus! Todos os outros, têm liberdade para fazerem mais de metades das épocas a jogar mal e porcamente, que existe sempre um apito salvador, o Benfica quando faz exibições abaixo do seu potencial, corre sempre o risco, de apanhar estes apitadeiros, que premeditadamente roubam... Sim premeditamente, porque é impossível cometer tantos erros, num só jogo, sempre para o mesmo lado: cantos, lançamentos laterais, agressões, cartões, a não marcação de faltas a favor do Benfica, em zona frontal da área adversária, os cartões absurdos aos nossos jogadores (exemplo: Tino...)! Roubo premeditado.


Agora, vamos para Leiria, para a Taça da Liga, com um Estoril que nas últimas 4 semanas, só pensou nesta Meia-final! O facto do Estoril ter sido repetidamente goleado nos últimos jogos, não nos deve enganar... Além disso, suspeito que o relvado em Leiria vai estar um batatal, até porque na véspera, haverá o jogo da outra Meia-final, e portanto a equipa que defende mais terá vantagem... Pessoalmente, arriscaria algumas alterações (apostava no Carreras na esquerda, é arriscado, até porque o Guitane é um jogador, mas seria um excelente teste, para avaliar o jovem...), até porque em caso de vitória teremos um jogo complicado na Final (qualquer que seja o adversário...), e poucos dias depois, novo jogo 'fundamental' na Amadora, provavelmente noutro batatal, contra uma equipa de caceteiros, com mais um raivoso no banco!!!


Uma nota final para as saídas do Gonçalo Guedes e do Chiquinho. Ambos ajudaram o Benfica a ser Campeão, em momentos diferentes, e merecem o nosso agradecimento! Foi pena a lesão do Guedes, que condicionou a sua pré-época este ano, e não permitiu que regressasse a 100%... Nota ainda para a saída a título definitivo do Gabriel, que ainda foi importante no último título do Benfica... e o empréstimo do Jurásek, que num futebol, mais parecido com aquilo que ele estava habituado, poderá facilitar-lhe a evolução... e se tudo correr bem, uma chamada ao Europeu na sua Seleção, que o poderá valorizar ainda mais... Que regressem todos em Maio, para receber as Medalhas de Campeão!

1 comentário:

  1. Caro Abidos,

    Concordo com quase tudo, menos:

    O Boavista não foi a equipa mais fraca que jogou este ano na luz. Jogam muito duro, são rápidos a sair para o contra-ataque e correram muito. Muito mesmo. Se fossem corruptos diriam que estavam dopados

    O Benfica fez um grande jogo. Muito competitivo. Muito bem a defender. Com uma arbitragem vergonhosa, ganhar este jogo só jogando a alto nível.
    Diria que foi quase ao nível de champions.

    Nené

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!