sábado, 13 de janeiro de 2024

Um grande guarda-redes


"DE CONTESTADO A ADMIRADO ANATOLY TRUBIN É EXEMPLO... ... de como os juízos apressados dão frequentemente mau resultado.

1. Para nenhuma outra posição como a de guarda-redes é tão decisiva a experiência. Só os predestinados assumem com 20 ou pouco mais anos a titularidade de uma equipa com a grandeza e a responsabilidade do Benfica: Oblak fê-lo aos 20 anos; Ederson aos 22.

2. Trubin, que se estreou no Glorioso com 22 anos também, tem vindo a mostrar a categoria e a frieza próprias dos guarda-redes de equipa grande - aqueles que passam grande parte do tempo a assistir ao espetáculo e, depois, do nada, com uma ou duas enormes defesas, oferecem à equipa os pontos que se revelam decisivos no final da época.

3. Antes de Trubin assumir a titularidade tínhamos sofrido 5 golos em 4 jogos da Liga; com ele vamos em 12 jogos com os mesmos 5 golos sofridos. E já somos a melhor defesa da Liga.

4. Entretanto, as dificuldades por que Vlachodimos está a passar no Nottingham Forest talvez ajudem a compreender melhor a vontade do presidente e do treinador em trocá-lo por um guarda-redes com outro perfil.

5. Trubin, que começou por ser muito contestado, é hoje considerado o melhor reforço para a época 2023-24 (Di María é uma espécie de "empréstimo" do próprio). Agora, a preocupação é que o Benfica não siga com ele os exemplos de Oblak, que fez apenas 26 jogos até ser transferido, e Ederson, que completados 58 rumou ao Manchester City.

6. Trubin não é imbatível, vai porventura dar, como todos, um ou outro "frango". Mas, como disse José Boto, "pela idade e pela qualidade, o Benfica tem guarda-redes para muitos anos".

7. Importante conclusão a tirar quando estão a chegar reforços e Arthur Cabral começa, por fim, a mostrar serviço: quem está cá fora precisa dar mais tempo até avaliar as decisões de quem está lá dentro. A bem bem da estabilidade da equipa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!