sábado, 27 de janeiro de 2024

Por mais finais entre SC Braga e Estoril


"SC Braga e Estoril vão disputar um troféu no sábado - e isso é bom sinal para o futebol

A Taça da Liga vai na sua 17.ª edição, mas parece que ainda tem alguma dificuldade em convencer os adeptos. Talvez se resuma a isto: todos gostam de a ganhar, ninguém fica especialmente chateado por perdê-la.
Num país com uma elevada (e, permitam-me, demasiada) concentração de adeptos nos três grandes, a final four deu-lhes muitas vezes a oportunidade de ter clássicos ‘extra’, com bancadas cheias, muita rivalidade e audiências simpáticas. Jogos mais abertos, menos medo de perder e mais vontade de ganhar, por vezes até melhor espetáculo. Mas o futebol tem destas coisas: o Estoril, após eliminar o FC Porto na fase de grupos, atirou o Benfica para fora na meia-final, um dia depois do SC Braga se ter imposto ao Sporting.
É no mínimo curioso que, na última época em que a Taça da Liga integrou 34 equipas à partida (a partir de 2024/25, só os seis primeiros classificados da Liga e os dois primeiros da Liga 2 terão convite para entrar), a final seja, pois, a que tão poucos esperariam. Ou desejariam. Mas porque é que isso há de ser mau?
SC Braga e Estoril chegam à final por mérito próprio e incontestável (e um pouco de sorte, sim, mas também faz parte). Ambas as equipas estão a fazer um campeonato com alguns altos e outros baixos e já nenhuma delas pode chegar ao Jamor em maio. A Taça da Liga será o ponto alto da época para os seus adeptos. Não são tantos quanto os dos três grandes, já sabemos, mas, pela exceção, quererão ganhar tanto ou mais do que eles.
Se Leiria se engalanou com a possibilidade de receber um escaldante Benfica-Sporting, que se prepare, então, para receber João Moutinho e Rafik Guitane, Álvaro Djaló e Koba Koindredi, ou Ricardo Horta e Mateus Fernandes como estes merecem. E que os protagonistas desfrutem, porque na próxima época já só oito equipas poderão disputar este troféu (daqui a uns tempos, quem sabe, até só os clubes com dinheiro para viajar até à Arábia Saudita lá estarão…).
Daí entender que este SC Braga-Estoril chega em boa altura. Para nos lembrar que, no futebol, ninguém ganha nada antes de entrar em campo. Às finais chegam os melhores e nenhum modelo ou esquema deve decidir antes exatamente quem são. Não há Taça da Liga, ou Superliga, ou liga dos milhões que nos estrague esta beleza de sofrer com a derrota inesperada ou celebrar a vitória inaudita. Podem mudar muita coisa, mas não mexam nisto.
E, para os adeptos do Benfica, do Sporting e do FC Porto que vão ficar em casa no sábado, lembrem-se que só acreditando nesta quase loucura poderão voltar, um dia, a uma final europeia (ainda mais difícil, nesse caso, porque o fosso para os tubarões europeus é ainda maior do que as diferenças nacionais).
Por isso, parabéns ao SC Braga e parabéns ao Estoril. Que sábado possamos ver um bom jogo de futebol e que ganhe o melhor. E que os seus adeptos aproveitem a viagem e o momento. Para o ano dificilmente haverá mais."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!