quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Há silêncios de ouro


"1. Adeus, 'pausa das seleções'. Olá Benfica! No tão ansiado regresso aos nossos assuntos competitivos temos um assunto de maior importância, a Taça de Portugal. Está à porta a eliminatória com a Taça de Portugal. Está à porta a eliminatória com o Famalicão, um adversário valoroso que virá ao nosso estádio carregado das mais legítimas ambições. Fazer história na Luz é sempre om objetivo de todos os que nos visitam. Compete ao Benfica não consentir numa coisa dessas jogando com as suas armas e empenhando-se em trabalho, compromisso e responsabilidade.

2. Pouco importa se os adversários que o Benfica encontra pelo seu caminho na Taça de Portugal são da primeira divisão, ou da segunda divisão, ou da terceira divisão, ou dos distritais. Taça é Taça, e o Benfica é o Benfica. Queremos o melhor Benfica no sábado, às 20h45, neste jogo decisivo com o Famalicão. E queremos os melhores adeptos fazendo vibrar a Luz no sábado, às 20h45, no apoio à equipa do primeiro ao último minuto.

3. E que a caminhada na Taça de Portugal de 2023/24 termine no Jamor. Ou noutro lugar qualquer onde haja um estádio de futebol porque, como se sabe, as finais no Jamor parecem estar proibidas quando um dos finalistas é o Benfica. Vá lá saber-se porquê...

4. Voltamos aos adeptos. Melhor: aos falsos adeptos, que, uma vez mais, causaram grandes prejuízos de reputação e financeiros ao Benfica. O Comité de Controlo, Ètica e Disciplina da UEFA puniu o nosso clube em 18750€ pelo uso de tochas, e em 11250€ pelo arremesso de objetos para o relvado no decorrer do jogo com a Real Sociedad, em San Sebastián. Mas não se fica por aqui a alçada da UEFA. O Benfica não pode vender bilhetes a adeptos para o jogo em Salzburgo que, em 12 de Dezembro, encerra a nossa participação nesta fase de grupos da Liga dos Campeões.

5. É este o preço a pagar pelo comportamento de uns quantos que, à boleia do Benfica, se dedicam a atos de vandalismo em campos de futebol. Sabemos que este fenómeno miserável não acontece só na nossa casa. É global, e basta ver a última folha de castigos da UEFA para se alcançar a dimensão dos danos causados pelo vândalos de muitos outros emblemas. Mas os 'outros' não nos interessam. Interessa-nos apenas o Benfica e o seu bom-nome. Temos de deixar de dar boleia a esta gente. Não os queremos ao nosso lado.

6. 'Este título é muito daquele senhor, Roger Schmidt...', disse o presidente do Benfica quando recebeu os prémios respeitantes aos campeonatos conquistados pelas nossas equipas masculina e feminina no decorrer da Gala Quinas de Ouro. Fez muito bem Rui Costa em dizer o que disse.

7. E também fez muito bem Rui Costa em não dizer o que esperariam que dissesse - há silêncios de ouro - a propósito do momento interno de um rival direto, o FCP. Nem uma palavra. É assim, e é assim que terá de continuar."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!