quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Não gostam? Paciência


"1. Pausa das seleções. É assim que se convencionou chamar a estes momentos de interrupção das provas de clubes para dar lugar às obrigações das equipas nacionais. O Benfica chega à segunda pausa das seleções desta temporada colocado na 2.ª posição da tabela à distância de 1 ponto de liderança.

2. Podia ser melhor, sim, podia e, provavelmente, devia, se nos lembrarmos da quantidade de pontos de que a nossa concorrência já beneficiou em tempos de compensação absurdos e em simulações contempladas com grandes penalidades favoráveis. Mas é tempo de seleção, tempo de pausa nas competições internas, tempo de reflexão e, sobretudo, tempo de melhorar tudo o que nos diz respeito.

3. O Benfica tem 11 jogadores distribuídos por diversos seleções que estão em compita pela qualificação para a fase final do campeonato da Europa da 2024, Europeu sub-21 de 2025 e Mundial de 2026. A dimensão de uma equipa de futebol de topo mede-se pela dimensão dos jogadores que a compõem. E este número de jogadores do Benfica ao serviço das seleções dos seus países de origem é, por si só, demonstrativo da valia do quadro de futebolistas de que o Benfica dispõe.

4. De novo, as seleções. Da nossa equipa principal saem para a seleção portuguesa dois jovens formados nas nossas escolas. António Silva, 19 anos de idade, e João Neves 19 anos de idade. Para António Silva já não será uma estreia, mas para João Neves, sim, é uma estreia. A sua chamada é a coisa mais natural das coisas naturais. O selecionador explicou em poucas palavras a razão da convocatória de João Neves porque não são precisas muitas palavras para justificar a inclusão deste jovem jogador no lote dos melhores jogadores portugueses.

5. Corre nas redes sociais um vídeo de uma entrevista de João Neves dada há uns quantos anos, ainda uma criança, explicando em palavras simples de criança os seus planos para o futuro: 'Quero saltar etapas no Benfica e quero saltar etapas até chegar à seleção principal'. Está cumprido o objetivo de João Neves. Saltou as etapas todas. A excecionalidade de João Neves, aparentemente, incomoda muita gente, e a sua chamada à seleção principal incomodou ainda mais gente. Até aqui tudo normal. Tudo bons sinais.

6. Menos normal e totalmente inaceitável é dizer-se que o Benfica 'manda' na seleção quando, em 24 jogadores convocados, apenas 2 são do Benfica. È certo que na seleção abundam os jogadores formados no Benfica e que hoje representam emblemas estrangeiros.

7. Mas não é um pecado nosso. É antes o reconhecimento da valia da formação do Benfica. Há quem não goste. Não gostam? Paciência."

Leonor Pinhão, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!