quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Aberração


"No momento em que escrevo estas linhas, o mercado de transferências ainda permanece aberto. Porém, já se realizaram três jornadas do campeonato português (e até há ligas com mais rondas disputadas), sem falar nas fases de qualificação das provas europeias - inclusivamente da milionária Champions League, que pode decidir o futuro desportivo e financeiro de muitos clubes. Haverá certamente razões importantes para esta conflitualidade de datas. Confesso que nunca as vi devidamente explicadas.
Há uns anos, em 2012, o Benfica defrontou o SC Braga na primeira jornada do campeonato. O resultado foi um empate 2-2, tendo Lima participado no lance de um dos golos da equipa minhota. No final desse mês, o avançado brasileiro transferiu-se para a Luz. O Benfica perderia esse campeonato por apenas 1 ponto, o que significa que sem esse golo seria campeão, e o próprio Lima também. Um lance seu, em Agosto, evitou um título para a equipa que representou durante o resto da época. Ora, isto é o mundo de pernas para o ar. E, no limite, pode até pôr em causa a verdade desportiva.
Se a imposição é internacional, a(s) liga(s) tinha(m) bom remédio: começar o(s), campeonato(s) apenas no primeiro fim-de-semana de Setembro (o que ainda me recordo de acontecer num passado já longínquo, quando não havia mercado de transferências e vivíamos muito felizes sem ele). O mês de Agosto, além da Supertaça, podia servir também, por exemplo, para a fase de grupos da Taça da Liga - mas quando tivesse início e competição principal, os plantéis estavam definidos.
Não sei se os jogadores ganham alguma coisa com isto. Os treinadores, seguramente não. E os adeptos, que são quem paga a festa, ainda menos.
A quem interessam estas calendários é, pois, uma questão que, certamente por falta minha, ainda não vi respondida."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!