quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Alma e coração


"1. O Benfica fez um arranque perfeito da temporada oficial conquistando mais um título - o seu segundo título levado da vencida no espaço de três meses - para soçobrar passados cinco dias no desafio seguinte, a jornada inaugural do campeonato nacional de futebol de 2023/2024.

2. Gosto de escrever assim - campeonato nacional de futebol - provavelmente por uma questão geracional. Chamar Liga ao campeonato empobrece semanticamente a competição e faz-nos logo lembrar da Liga de Valentim Loureiro, da Liga de Pinto da Costa, da Liga de Fernando Gomes, triste sina de um organismo.

3. Foi indiscutível a vitória do Benfica sobre o FC Porto na decisão da Supertaça Cândido de Oliveira. O palmarés do Benfica nesta prova é curto. As duas equipas encontraram-se em Aveiro em números diferentes na Supertaça, o FC Porto com 23 triunfos, e o Benfica com 8, tendo saído de campo com 9, que era exactamente o que se pretendia.

4. O nosso adversário, batido por duas bolas a zero, não conseguiu a sua 24.ª, mas houve quem conseguisse uma 24.ª. Referimo-nos ao treinador Sérgio Conceição, que foi pela 24.ª em vez expulso na sua carreira, o que constitui uma proeza nacional e internacional que não está ao alcance de muitos. Aliás, de acordo com os registos do futebol, uma proeza destas só está ao alcance de Sérgio Conceição. Dizem os analistas do fenómeno que é assim porque se trata de um sujeito genuíno. Ora aqui está um novo significado para a palavra genuíno, um significado que ainda ninguém se atreveu a descortinar.

5. Os mais optimistas avançam que são sintomas de fim de regime as cenas ocorridas durante o tempo de compensação do jogo de Aveiro, bem como a cena protagonizada pelo líder da claque do FC Porto e da seleção nacional, outro ser genuíno exibindo um maço de bilhetes para o Boavista-Benfica, desafiando os 'governantes' e a segurança do público: 'Se eu quiser, meto 500 super-dragões no Bessa'. É esta a elite do regime. Se o regime está no fim ou não, veremos.

6. O Benfica entrou com uma derrota no campeonato. A boa notícia é que tem pela frente 99 pontos em discussão. Que os vai discutir com alma e coração da 2.ª à 34.ª jornada, ninguém dúvida. Aliás, não foi por falta de alma nem de coração que a nossa equipa saiu derrotada do campo do Boavista, porque sobrou empenho para o que faltou de acerto e de sorte.

7. O passo seguinte é com o Estrela da Amadora no Estádio da Luz. É em casa que se ganham e perdem campeonatos. E é na nossa casa que vamos querer provar isso já neste sábado."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!