quarta-feira, 12 de julho de 2023

"Arrancada" à Benfica!


"A massa associativa reuniu-se para celebrar mais um grande passo que se deu na construção da cidade desportiva

A inauguração do antigo Estádio da Luz, em 1954, foi apenas o início, pois, como o Benfica é um clube eclético por natureza, 'a obra só finalizará quando se encontrar totalmente construído o «Parque de Jogos do Sport Lisboa e Benfica»'.
Esta 'obra de extraordinária envergadura' demoraria décadas a ser construída, tendo conhecido vários obstáculos pelo caminho. Um dos principais foi que, apesar da vontade em 'dar continuidade à obra, (...) não conseguimos que nos fossem cedidos os restantes terrenos que nos permitiriam prosseguir'. Assim sendo, o Clube manteve o aluguer do Campo do Campo Grande, que tinha várias instalações para a prática de modalidades. Tudo mudaria com o 'contrato de cedência dos terrenos' que viria a ser assinado com a Câmara Municipal de Lisboa, em 1969, e com a saída definitiva do antigo campo de jogos do Clube, em 1971.
Reunidas as condições para se 'dar início à 3.ª fase da Cidade Desportiva', esta teve a sua 'arrancada' simbólica a 9 de Abril de 1972. Era um dia há muito esperado e, nem 'a chuva, nem o vento, nem o frio conseguiram afastar o «sol ardente» da comparência de milhares de nossos associados', que vivenciaram inúmeros 'momentos transcendentes'. O mais aguardado foram as enxadadas inaugurais, dadas em simultâneo por Mário de Oliveira, Borges Coutinho e João de Matos Chaves - presidentes da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal, respetivamente -, entre 'grande exaltação clubista', sucedidas pelas dos adeptos que também desejaram contribuir para esta obra, a 'vinte escudos cada uma'.
Um dos monumentos mais memoráveis foi a passagem simbólica do Parque de Jogos do Campo do Campo Grande para o Estádio da Luz, com uma 'estafeta atlética que ligou o passado ao futuro', na qual 'Manuel Luís ex-atleta do clube iniciou a estafeta do transporte do facho, que saiu da última pista de atletismo do Benfica, situada no Campo Grande para ser depositado nos terrenos onde se erguerá o importante empreendimento'.
Uma recordação que podia ser adquirida era 'uma medalha comemorativa da data que se festeja', em que 'bem pode dizer-se que foi mais uma festa «à Benfica»'!
Saiba mais sobre o antigo Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!