domingo, 18 de junho de 2023

Orkun Kökçü | A contratação mais cara de sempre do futebol português


"Para muitos, a contratação de Kökçü por parte do Sport Lisboa e Benfica surgiu como uma surpresa, para outros, apenas como o final feliz de uma história que já há muito andava a ser contada. No entanto, há que ficar a conhecer a nova estrela turca que agora chegou a Lisboa para brilhar nos encarnados.
Nascido em 2000 na cidade de Haarlem, nos Países Baixos, começou o seu percurso futebolístico num pequeno clube da região, o Olympia Haarlem. Aos poucos, Orkun foi se destacando até chegar à formação do FC Groningen, em 2011, onde deu nas vistas nos três anos em que passou no clube, valendo-lhe uma mudança para a academia de uma das maiores potências neerlandesas, o Feyenoord de Roterdão, aos 14 anos.
Em Roterdão, Kökçü passou por todos os escalões de formação até que aos 17 anos se estreou profissionalmente numa vitória de 4-0 sobre o VV Gemert, num jogo a contar para a KNVB Cup, a taça holandesa, a 17 de setembro de 2018, onde coroou a sua estreia com um golo, o segundo da partida.
Uns meses depois, deu-se a sua estreia na Eredivisie, a primeira liga neerlandesa, no dia 9 de dezembro contra o Emmen. Na partida em questão, Kökçü assistiu uma vez e marcou outra, depois de entrar apenas no segundo tempo, para o lugar de Jens Toornstra, o capitão na altura.
Com o tempo Kökçü foi ganhando protagonismo e tornou-se numa das principais estrelas da equipa e do campeonato holandês. Em cinco temporadas ao serviço da equipa principal o turco realizou 175 jogos e somou 55 golos e assistências ao atuar como médio ofensivo em maior parte dos jogos disputados. Levou a sua equipa à final da liga conferência em 2022, venceu uma supertaça e capitaneou o grupo que venceu o campeonato na última temporada, com apenas 22 anos.
A nível individual foi eleito por várias ocasiões como jogador do mês e, acima de tudo, foi eleito o melhor jogador do campeonato nesta temporada passada depois de se ter sagrado campeão.
Já a nível internacional, a sua carreira começou nos escalões de sub-18 e sub-19 dos Países Baixos, mas, por ter ascendência turca, Kökçü escolheu representar a seleção da Turquia quando se tornou sénior, onde já soma ao momento 20 internacionalizações.
Posto isto, há que compreender o calibre do jogador que chega agora ao Benfica. Kökçü, um médio com características maioritariamente atacantes, é irreverente no processo de criação e diferenciado na aproximação à área adversária. É líder dentro de campo e movimenta o jogo com facilidade e eficácia.
Chega como uma autêntica estrela e com provas dadas da sua qualidade que agora é posta à prova ao serviço das águias. Vem para Lisboa com a responsabilidade de carregar a mítica camisola 10 usada por tantos ícones encarnados, um deles o próprio presidente, e o peso de ser a contratação mais cara de sempre do futebol português."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!