terça-feira, 11 de abril de 2023

Decidir já


"Nós sabemos, eles sabem, nós sabemos que eles sabem: se o Benfica ganhar o clássico, a questão do título ficará presa apenas pela matemática.
Foi muito importante alcançar estas 10 vitórias consecutivas na Liga, e chegar aqui com uma vantagem à prova de percalço. Neste contexto, a partida com o FC Porto só é decisiva do lado de lá. Porém, ganhando-a, poderemos dar uma machadada definitiva no rival e na classificação. E fazê-lo já não é despiciendo.
Como escrevi neste espaço aquando do sorteio, no plano internacional o Benfica está perante a oportunidade única de, primeiro, chegar a umas meias-finais inéditas no formato actual da Champions League, e depois, quem sabe?, chegar mesmo à final - o que seria absolutamente notável na história do Clube e do próprio futebol europeu das últimas décadas.
Isso será tão mais viável quanto o campeonato ficar antecipadamente resolvido, deixando margem de erro suficiente para apostar todas as fichas nos confrontos internacionais. Ou seja, ganhando ao FC Porto, o Benfica também estará mais perto de vir a escrever história na Europa.
Este é, por isso e muito mais, um jogo especial. È também um desafio à estatística recente, pois em 20 anos de clássicos com o FC Porto no novo Estádio da Luz, obtivemos somente quatro triunfos. Trata-se de um adversário que tradicionalmente defende bem, permite poucos espaços, é extremamente atlético e agressivo, e raramente o futebol bonito e aveludado do Benfica tem sabido lidar com isso. Quem espera facilidades é melhor ficar em casa.

PS: O último fim-de-semana trouxe-nos mais três importantes troféus para o Museu Cosme Damião. No futebol feminino, e no futsal de ambos os sexos, o Benfica voou alto e mostrou que o estado de graça não se resume à equipa principal de futebol. Há Benfica por todo o lado."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!