quinta-feira, 16 de março de 2023

Por onde andou Fredrik Aursnes?


"Fredrik Aursnes tem sido uma das grandes figuras da equipa comandada por Roger Schmidt na presente época.

O médio foi resgatado no verão passado ao Feyenoord por uma verba a rondar os 15 milhões de euros, o que na altura se criou uma certa dúvida no valor pago pelas águias devido à idade do jogador (26 anos). A verdade é que o norueguês cedo mostrou as suas capacidades e polivalências em campo e tem sido um dos jogadores em destaque na Luz.
Mas por onde andou Aursnes antes de chegar a Lisboa? Formado no IL Hødd da Noruega, o jogador chegou ao Molde, um dos maiores e mais conceituados clubes da Noruega, em 2015, por 500 mil euros, isto com apenas 20 anos.
Cedo agarrou o lugar na equipa nórdica e em seis anos fez um total de 186 jogos, números muito bons para um jogador que veio de campeonatos regionais. O melhor ano a nível de números foi em 2018, quando efetuou 36 jogos, 10 golos e 4 assistências, tendo sido campeão norueguês em apenas uma ocasião (2019).
Depois de pegar de estaca na equipa do Molde, o Feyenoord dos Países Baixos recrutou-o por uma verba a rondar os 1,5 milhões de euros e em apenas uma época mostrou ser um jogador para outros voos. Na equipa neerlandesa cedo ganhou a titularidade e acabou a temporada 2021/2022 com 47 jogos, fazendo muito dos jogos como médio interior direito, uma posição que tem feito muitas vezes no Benfica.
Foi um dos pedidos de Roger Schmidt no verão passado para reforçar o meio-campo encarnado, e a direção liderada por Rui Costa fez a vontade ao treinador e foram até a Roterdão resgatar o nórdico. Na altura, os adeptos do Feyenoord que já tinham perdido algumas das estrelas da equipa, insurgiram-se contra a direção, mostrando desagrado pelo desinvestimento e pelas vendas feitas, mas nem isso tirou a possibilidade às águias de contar com o médio.
Na seleção nacional, Aursnes tem 16 internacionalizações e estreou-se num amigável em junho de 2021 na derrota da Noruega sobre a Grécia por 1-2. Desde aí, foram raras as convocatórias que o médio falhou, a subida a um campeonato com mais renome como a Eredivise fez com que o jogador tivesse mais reputação e com mais olhos postos nas suas exibições.
Na Luz, o jogador começou por não ter muitos minutos quando chegou, mas depressa, muito pela sua polivalência, começou a entrar na equipa e jogava muitas vezes como falso extremo, na ausência de David Neres, e após a saída de Enzo Fernandez ganhou estatuto de “insubstituível” no onze encarnado. Até à data, o médio efetuou 31 jogos com a camisola vermelha e branca.
Roger Schmidt, em fevereiro, falou da importância de Fredrik Aursnes na dinâmica da equipa: «Estou muito feliz pelo Fredrik estar aqui, por termos conseguido esta contratação. É sempre preciso ter equilíbrio na equipa e ele garante isso. É muito completo, muito inteligente, consegue correr muito. Se calhar é o que corre mais na nossa equipa, pode correr 14 ou 15 quilómetros por jogo».
Aursnes está convocado para os primeiros jogos de qualificação para o Europeu 2024, frente a Espanha (fora) e Geórgia (fora), a 25 e 28 de março."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!