terça-feira, 28 de março de 2023

E a Bola de Prata vai para…


"Gonçalo Ramos e João Mário, dois jogadores do Benfica, são os principais candidatos ao título de melhor marcador do campeonato.

Foi já no século passado, mais precisamente em 1991, a última vez que um jogador português do SL Benfica foi distinguido como o melhor marcador do Campeonato Nacional. Rui Águas conseguiu esse feito, marcando 25 golos, na temporada em que os encarnados se sagraram campeões nacionais. Passados 32 anos, o filme pode vir a repetir-se, mas desta vez, com atores diferentes.
O SL Benfica lidera a Primeira Liga com uma margem confortável de 10 pontos sobre o FC Porto, e na lista de melhores marcadores da competição, há dois jogadores que se têm destacado, por estarem com a pontaria afinada na hora de rematar à baliza. Falamos, claro está, de Gonçalo Ramos e de João Mário, dupla responsável por 33 dos 66 golos marcados pelas águias no campeonato. O mesmo é dizer que metade dos tentos foram da autoria dos dois internacionais lusos.
João Mário ocupa a primeira posição da lista dos melhores marcadores do campeonato, com 17 golos, e está a realizar a sua melhor temporada de sempre. O médio de 30 anos marca, assiste, ataca, defende e está com a sua confiança em alta. Todo este sucesso individual em muito se deve à vinda de Roger Schmidt para a Luz, treinador que gosta de jogar ao ataque, e talvez por isso, o rendimento do número 20 encarnado seja superior comparativamente a anos anteriores. É ele quem tem a responsabilidade de marcar as grandes penalidades e isso foi também um boost que lhe permitiu estar atualmente isolado no topo dos artilheiros.
Logo a seguir, surge Gonçalo Ramos com menos um golo que o seu companheiro de equipa, e por ser avançado, tem mais probabilidade de vir a ser coroado como o rei dos marcadores. O “feiticeiro” de Olhão explodiu esta temporada e está a tornar-se num verdadeiro matador, de tal forma, que já chamou a atenção dos grandes clubes europeus, que já o querem levar no verão. Marca de todas as maneiras e feitios mas, ao contrário de João Mário, não costuma ser ele a converter os penáltis, o que pode tornar este duelo ainda mais interessante, que será disputado taco a taco.
No entanto, é bom lembrar que existem outros candidatos à Bola de Prata, troféu que distingue o melhor artilheiro da Liga. Logo atrás de João Mário e de Gonçalo Ramos, surgem Mehdi Taremi (FC Porto) e Fran Navarro (Gil Vicente FC), ambos com 13 golos, e ainda Pedro Gonçalves (Sporting CP), com 12. Estes são os seus principais rivais, mas a cada jornada que passa, vai ficando cada vez mais evidente que a luta pela Bola de Prata será entre os dois atletas encarnados. Uma rivalidade saudável dentro de casa que o SL Benfica não se importará qual deles seja o vencedor."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!