segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Os 3 melhores golos encarnados depois dos 90 minutos


"Encarnados venceram o último jogo do campeonato ao cair do pano mas a história diz-nos que houve mais momentos assim

O jogo só acaba quando o árbitro apita. Esta é a velha máxima do desporto rei. Muita coisa pode acontecer até esse momento e quando menos se espera, lá está a bola dentro da baliza, nem que seja ao cair do pano. E deixemo-nos de tretas.
Nada dá mais prazer do que ver a nossa equipa vencer um jogo com um golo marcado para lá do tempo regulamentar. Foi o que aconteceu no passado fim-de-semana aos adeptos encarnados no Estádio da Luz, ao explodirem de alegria com o tento da vitória no último momento da partida frente ao FC Vizela.
Mas nem sempre esses momentos são de verdadeiro entusiasmo. Da mesma maneira que ficamos loucos com os golos marcados no último suspiro a favor do nosso clube, também podemos ficar com uma azia tremenda quando vemos o nosso adversário marcar um golo para lá da hora.
Ainda hoje tenho pesadelos com o minuto 92 e quando oiço o nome de Kelvin só me apetece desaparecer. Jamais esquecerei aquele campeonato perdido no Dragão no dia 11 maio de 2013. Mas não falemos mais disso.
E se os adeptos ficam doidos com esses golos tardios, o que dizer dos que andam lá dentro das quatro linhas? Um jogador que dê a vitória à sua equipa com um golo mesmo no fim, leva-o a ficar com uma adrenalina fora do normal na hora do festejo, ao ponto de por vezes esquecer-se de tudo à sua volta. 3 melhores golos encarnados.
Que o diga João Mário, que neste penúltimo jogo do campeonato viu o segundo amarelo, após ter tirado a camisola na sequência do festejo do tento que marcou e que decidiu um desafio que mais parecia ter sido realizado por Alfred Hitchcock. Uma expulsão desnecessária mas que foi esquecida por todos.
No plano internacional, muitos foram os jogos que também foram decididos para lá do minuto 90, alguns deles a partir de recuperações épicas. O encontro que vai ficar para sempre guardado na minha memória e que tive o prazer de ver em direto na televisão, foi a final da Liga dos Campeões de 1999, disputada entre Manchester United FC e FC Bayern Munique.
Os bávaros venciam por 1-0 no fim do tempo regulamentar, até que ao minuto 91 surgiu o empate e logo a seguir o golo da vitória inglesa marcado por Solskjaer, que mudou a rota da “orelhuda” para Terras de Sua Majestade quando o destino mais provável parecia ser a Alemanha.
O golo é, sem dúvida, o clímax do desporto do rei. Ver uma partida de futebol sem ver a bola dentro da baliza é como ir à pesca e chegar a casa com o balde vazio. Todos nós vibramos quando o esférico beija as redes mas extravasamos toda a nossa euforia para lá dos limites quando isso acontece fora de horas.
Creio que todas as equipas, umas mais que outras, já passaram por esses momentos. Na história do SL Benfica, muitos jogos foram resolvidos nos instantes finais. Deixo-vos com a minha escolha dos três golos mais importantes da última década marcados ao cair do pano e que garantiram triunfos importantíssimos para os encarnados.


1. Lima, minuto 93: (SL Benfica 2 – 1 Gil Vicente FC) 2013/2014
O SL Benfica vinha de três derrotas consecutivas, duas na pré-época e uma na primeira jornada do campeonato frente ao CS Marítimo. A desconfiança em Jorge Jesus pairava no ar, até porque a formação encarnada vinha de três temporadas sem ser campeã. Mas na segunda jornada parece que houve uma intervenção divina na vitória das águias. O Gil Vicente FC foi à Luz jogar olhos nos olhos e aos 90 minutos estava a vencer por 0-1. A derrota das águias parecia mais que certa mas o querer dos homens da Luz deu frutos e a remontada histórica deu-se em apenas dois dos quatro minutos de descontos dados pelo árbitro Paulo Baptista. Markovic fez o empate aos 92 e no minuto seguinte foi Lima a provocar um autêntico turbilhão de emoções no Estádio da Luz, a sentenciar a partida que colocou o SL Benfica no trilho das vitórias no campeonato daí para a frente.


2. Jonas, minuto 92: (Boavista FC 0 – 1 SL Benfica)
2015/2016 Após o derby de Alvalade frente ao Sporting CP, o SL Benfica subiu ao topo da classificação e estava proibido de perder pontos para não ser novamente ultrapassado pelos leões.
Seguiram-se jogos bastante difíceis, entre eles uma deslocação ao Bessa para enfrentar o Boavista FC, que em casa é sempre um adversário complicado. O encontro foi equilibrado e arrastava-se para o empate a zero, quando o quarto árbitro levantou a placa a indicar cinco minutos de descontos.
Desses cinco, Jonas só precisou de dois para marcar o golo decisivo que manteve as águias no primeiro lugar do campeonato e que semanas mais tarde já estavam no Marquês a festejar o “tri”.


3. João Mário, minuto 101: (SL Benfica 2 – 1 FC Vizela)
2022/2023 O caso mais recente e claro, tinha de entrar já no meu top de preferências. O SL Benfica recebeu o FC Vizela em jogo da quinta jornada do campeonato mas teve de suar e muito para levar de vencida a formação vizelense. A perder desde o minuto 20, o conjunto encarnado não baixou os braços e foi em busca do triunfo.
David Neres empatou a um quarto de hora do fim mas faltava o tento da vitória. E quando já passavam dos oito minutos do tempo de compensação, o árbitro Fábio Veríssimo assinalou uma grande penalidade a favor das águias, e João Mário foi o escolhido para bater o castigo máximo.
Momento de verdadeiro suspense na Luz aos 101 minutos mas o médio português não tremeu e atirou para dentro da baliza, garantido os três pontos para as águias."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!