domingo, 25 de setembro de 2022

Equipa de todos nós?


"O caso do comentador Jaime Cancela de Abreu aconteceu, precisamente, onde menos se esperava: na mesma “casa” de Rita Latas, que fez emergir essa onda de solidariedade com a jornalista da Sport TV e de repulsa pela tentativa de silenciamento do jornalismo livre.
Lembremo-nos, então, de que o Sindicato de Jornalistas considerou o recente processo movido pelo CJ da FPF à jornalista Rita Latas, da Sport TV, como “assustador” e a “remeter para a censura”, prometendo até, na altura, levar o caso ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro.
Já o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, disse sobre o mesmo que se tratava de uma limitação à liberdade de imprensa.
O CNID e diversas outras entidades tomaram a mesma posição e defenderam exatamente o mesmo. Ou seja, o tempo das limitações e condicionalismos ao pensamento livre já passou e não pode voltar mais.
Jaime Cancella de Abreu não é jornalista. Não estaria, sequer, sujeito ao Código Deontológico da profissão. É um comentador, assumidamente benfiquista, e foi nessa condição de adepto do Benfica que a Sport TV o convidou, para fazer parte de um painel de adeptos.
A maior de todas as ironias é este lamentável que o presente caso de CENSURA esteja acontecer na Sport TV, que recentemente foi vítima de um caso de " censura”, como afirmou o Sindicato de Jornalistas.
Toda gente sabe que foram responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol que pressionaram a direção da Sportv para despedir o comentador. Ou seja,
O órgão máximo do futebol português faz censura à liberdade de expressão sempre que é escrutinado.
É tempo de dizer que a Federação de Fernando Gomes e o seu Dep. de Propaganda não toleram a Liberdade de Expressão.
Neste caso, o Jaime CA foi abusivamente afastado da função que ocupava por pressão dos responsáveis da Federação de Futebol o que é muito mais grave. Por coerência, ficaria bem a Pedro Adão e Silva pronunciar-se... ele próprio trabalhou durante largos anos para a Sport TV.
Mais, ele próprio fez parte parte daquele programa em que estava Jaime Cancela de Abreu, o “Aposta Tripla”.
Vamos aguardar e perceber ate onde vão os tentáculos do poder de CENSURA da liberdade de expressão da Federação de Fernando Gomes.
#CancellaSporttv"

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!