"O Avançado Uruguaio Esteve Apenas Duas Épocas Na Luz, Mas Permanece No Coração Dos Benfiquistas
Despedir-nos de uma pessoa que nos marcou num determinado momento da nossa vida é sempre uma situação complicada e no mundo do futebol isso também acontece com todos aqueles jogadores que idolatramos e os vemos partir para outras paragens.
O meu artigo de hoje é uma espécie de despedida/balanço da passagem de Darwin Núñez pelo SL Benfica, que esteve apenas duas temporadas na Luz mas que tocou o coração dos adeptos com toda a sua classe e humildade dentro e fora de campo.
Darwin foi contratado ao UD Almería da segunda divisão espanhola em 2020 e confesso que para mim era um total desconhecido.
“Mais um sul-americano para encher chouriços”, pensei eu quando vi o nome do avançado uruguaio ser dado como certo na equipa que Jorge Jesus estava a preparar, isto depois de ter levado uma “facada nas costas” de outro uruguaio, Edinson Cavani, esse sim aquele que eu e toda a nação benfiquista esperávamos que fosse uma realidade mas que acabou por ser apenas um sonho.
Claro que em pouco tempo mudei de opinião em relação ao agora antigo número nove encarnado e os primeiros jogos do campeonato mostraram um jogador de apenas 21 anos muito aplicado e com vontade em mostrar serviço.
Mas o que é que se pede a um avançado que custou 24 milhões de euros? Golos, muitos golos. Sim, Darwin não marcava mas assistia os seus companheiros de equipa, um fato que me deixava satisfeito mas obviamente o que eu queria era que ele metesse a bola dentro da baliza adversária.
Seguiu-se o primeiro desafio da fase de grupos da Liga Europa frente ao Lech Poznan e foi nesse encontro que começou a sua relação com os golos de águia ao peito, ao assinar um hat-trick e a deixar-me com água na boca. Darwin marcou novamente no jogo seguinte para o campeonato e acabaria por bisar noutra partida a contar a para Liga Europa, diante do Rangers FC.
Agora sim, estava a ficar convencido que o SL Benfica tinha ali um diamante por lapidar e que podia ser um avançado para ficar alguns anos no clube lisboeta e com isso ajudar a conquistar títulos. Era o que eu esperava mas não foi isso que aconteceu.
Não por culpa dele, mas de toda uma conjuntura que começou com a pandemia que devastou o plantel em alguns jogos e com a instabilidade vivida no balneário durante a época que agora findou. Analisando o ano de estreia de Darwin pela formação encarnada, podemos afirmar que foi sempre um dos melhores elementos da equipa, terminado a temporada 2020/2021 com 14 golos e 11 assistências.
Chegou a nova época e com ela a confirmação absoluta de que estávamos na presença de um craque de nível mundial. Mesmo falhando o arranque da temporada enquanto recuperava de uma lesão no joelho, o avançado uruguaio foi entrando aos poucos na equipa até agarrar a titularidade para nunca mais a largar.
Os golos e as boas exibições começaram a aparecer de forma natural e o bis frente ao FC Barcelona em jogo da Liga dos Campeões foi aquele que o deixou de imediato no radar dos tubarões europeus.
É certo que o SL Benfica falhou novamente o objetivo de ser campeão nacional mas Darwin foi coroado como o melhor marcador da Liga, o que diz muito sobre a sua importância no segundo ano com o manto sagrado, já que foi sempre a grande referência da equipa ao longo de toda a temporada.
A boa prestação europeia dos encarnados na Champions foi determinante na sua ascensão para outros patamares e a sua performance na eliminatória com o Liverpool FC (dois golos) foi a chave que lhe abriu a porta de Anfield Road.
Darwin Núñez fechou a época 2021/2022 com 34 golos em 41 jogos, registo assinalável que já não vai poder bater, pelo menos de águia ao peito. Deixou Lisboa há menos de um mês por 75 milhões de euros mas as saudades já são mais que muitas.
Merecia ter conquistado títulos no SL Benfica e saiu sem saber como é o Marquês pintado de vermelho. Talvez um dia ainda venha a descobrir mas neste momento o meu desejo é que mostre todo o seu potencial em Terras de Sua Majestade.
Darwin ficou no meu coração e espero que também fique no coração dos fervorosos adeptos do Liverpool FC. Porque, da minha parte, ele também nunca caminhará sozinho."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!