quinta-feira, 17 de março de 2022

Quem é o maestro do meio campo do SL Benfica?


"Quem é, na tua opinião, o maestro da orquestra encarnada?

É ponto assente que o SL Benfica não está, de longe, a fazer uma boa época.
Dos quatro troféus possíveis para conquistar esta temporada, a equipa da Luz pode apenas conquistar duas delas, sendo que a tarefa no campeonato é virtualmente impossível, por já estarem a 12 pontos de diferença para o primeiro classificado, o FC Porto, quando já só faltam oito jornadas para o fim.
A outra possível conquista é só a Liga dos Campeões. Apesar de no futebol tudo ser possível, a passagem do SL Benfica aos quartos-de-final oferece como possíveis adversários o Liverpool, o Manchester City, o Bayern München e o Real Madrid. Quer isto dizer que não será fácil ao SL Benfica conquistar qualquer troféu este ano.
A Nélson Veríssimo não se pede, portanto, qualquer milagre e, bem vistas as coisas, o seu trabalho não tem sido mau de todo. O SL Benfica não perde há nove jogos e nos últimos 8 marcou 16 golos e sofreu metade. Também com Nélson Veríssimo tem-se vindo a notar uma forma de jogar diferente na defesa e também no meio campo.
No sector mais recuado, é clara a opção por quatro defesas em vez da linha de três centrais usada por Jorge Jesus. No meio campo, passámos de João Mário e Weigl na primeira metade da época, para Weigl e Taarabt. E sendo Weigl claramente a melhor opção para a posição seis, terá sido a alteração na posição box-to-box para melhor?
Resumindo a resposta em curtas palavras, na minha opinião sim. O SL Benfica não sabe jogar futebol de posse em forma continuada. É algo tradicional. A equipa está talhada para a transição defesa-ataque da forma mais rápida possível, com bola no pé, e nessa dinâmica tática, Taarabt encaixa que nem uma luva. E como vamos ver a seguir, não é só a minha opinião, os números sublinham essa ideia.
Taarabt tem apenas 240 minutos no campeonato e consegue somar um golo e duas assistências. Como comparação, João Mário soma apenas mais um golo que o marroquino e as mesmas assistências, mas tem nos pés quase 1500 minutos. Clara superioridade no rendimento para Taarabt.
Por isso, e mesmo que cause alguma estranheza dado o historial e estatuto do médio português, não é difícil de entender a opção de Nelson Veríssimo em ter deixado cair o jogador.
O seu futebol, não deixando de ter classe e precisão, atrasa muito o processo ofensivo que se quer rápido, na ótica de Veríssimo, e na minha também, já agora. Adel encaixa melhor e Darwin e Gonçalo Ramos agradecem.
De resto, tendo a cabeça no sítio, tanto Taarabt como o SL Benfica só têm a ganhar com a sua aposta. É esta a forma que o ex-jogador de Milan e Tottenham joga melhor, com menos tarefas defensivas e com um médio nas suas costas para dar segurança nas perdas de bola, que curiosamente têm diminuído.
Outro jogador que também pode desempenhar o lugar é a estrela da formação Paulo Bernardo. Com mais minutos nesta época que Taarabt, mas sem nenhum golo nem assistências e com mais faltas cometidas, o português peca ainda pela falta de experiência e alta rotação.
O que também pode ajudar a explicar a diferença de números, é o facto de normalmente ser utilizado para fechar o meio campo, quando é preciso segurar vantagens e equilibrar a equipa.
Com Nelson Veríssimo, a escolha é clara. Taarabt é o eleito regular para a posição, vindo Paulo Bernardo em segundo lugar, porque se lhe reconhece qualidade e numa ótica de fazer crescer o jogador, e só depois João Mário.
É assim que faz sentido este SL Benfica jogar e é assim que as dinâmicas funcionam melhor. Se bem que em jogos de maior exigência, o meio campo deveria ser reforçado com mais um médio, e aí entraria que nem uma luva Soualiho Meïté.
Para mim, Meité ainda não deu tudo o que tem para dar, e só a espaços conseguimos ver que se trata de um jogador com qualidade. Quando entra durante as partidas, entra bem, equilibra o sector, alivia Weigl, segura bem a bola e ainda consegue lançar algumas jogadas de ataque.
Pode estar aqui a chave para o futuro do meio campo do SL Benfica, caso continue. Desta forma, o SL Benfica não teria de ir ao mercado em busca de um novo oito ou seis, e poupava algum dinheiro. Canalizando-o assim para as contratações que vai ter de realizar para os lugares de Grimaldo e Darwin, duas potenciais saídas no mercado de verão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!