terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Uma construção em tom de dávida


"O construtor Artur Alves Ribeiro deu várias provas do seu amor clubista

A construção do antigo Estádio da Luz só foi possível graças ao apoio da massa associativa, que se uniu para contribuir das mais cariadas formas. Houve várias campanhas públicas de recolha de fundos, mas também houve quem tenha realizado iniciativas por conta própria, e até com prejuízo, como foi o caso do empreiteiro Artur Alves Ribeiro.
No fim da tarde de 23 de Maio de 1953, um grande número de benfiquistas reuniu-se na secretaria na Rua do Jardim do Regedor, para assistir à abertura das propostas para o concurso público das obras de terraplanagem do estádio. A 'vasta sala tornou-se pequena para conter quantos ali acorreram, e a assistência teve de esperar-se pelas salas adjacentes'. E foi com um 'um frémito de entusiasmo' que começou a ouvir-se a leitura das propostas 'das quais a mais baixa foi apresentada pelo sr. Artur Alves Ribeiro', a quem seria adjudicada.
Quando questionado por ter apresentado um valor 'nitidamente mais baixo do que os apresentados pelos outros concorrentes', Alves Ribeiro demonstrou o seu benfiquismo, ao responder: 'Somente a amizade - a muita amizade - que nutro pelo Benfica. É, afinal, a minha maneira de contribuir, como associado, para a edificação de uma obra que julgo indispensável para as necessidades do clube'. Mas não estava só, pois teve o apoio dos seus filhos para o orçamento apresentado (que era 'abaixo do preço de custo!') e contava 'com o entusiasmo do (seu) pessoal, constituído quase integralmente por adeptos do nosso clube', para conseguir terminar o mais rapidamente possível a obra.
A sua ligação à construção do campo de jogos não terminaria aqui, pois voltaria a apresentar as propostas mais vantajosas e seria, consequentemente, escolhido para as empreitadas de drenagem e esgotos e para a construção das bancadas. Um 'alto exemplo de amor clubista, de isenção e de devoção a uma ideia (...) que ficará ligado para sempre à mais extraordinária manifestação de vontade na história do Sport Lisboa e Benfica'.
Saiba mais sobre a construção do antigo Estádio da Luz na exposição temporária Benfica - O Lugar Que Somos, no Palácio Baldaya."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!