segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Olheiro BnR | André Gomes, o protótipo de guardião moderno


"Estaremos perante o futuro guardião das redes encarnadas?

André Nogueira Gomes nasceu no dia 20 de outubro de 2004. Sendo natural de Ponte de Lima, seria na sua cidade natal que daria os seus primeiros passos no futebol de sete na Academia de Futebol de Ponte de Lima, jogando de luvas calçadas e preocupando-se mais em evitar golos do que a marcá-los.
O salto para o futebol de onze seria dado na época 2015/2016 ao transferir-se para a Casa do Benfica da Póvoa do Lanhoso. Aí, André Gomes já jogava no escalão de infantis (sub-13) apesar de ainda ter 11 anos. Bastaria um ano para se mudar para a capital e jogar no Sport Lisboa e Benfica, onde começaria a jogar na equipa de iniciados.
Na retoma das competições de camadas jovens no pós-pandemia, André Gomes realizou seis jogos pela equipa de juniores, até que nesta época com apenas 16 anos, se estreou a jogar na equipa de sub-23, onde apesar da tenra idade, tem sido um dos guarda-redes em maior destaque na Liga Revelação.
Mais recentemente, André Gomes desceria à equipa de juniores para disputar a Fase de Apuramento do Campeão. Ainda não teve a oportunidade de se estrear na Youth League, competição na qual o dono da baliza encarnada tem sido Samuel Soares. Nesta época também já foi convocado para alguns jogos da equipa B, mas ainda não teve a oportunidade de se estrear profissionalmente.
André Gomes também tem percurso na seleção nacional, tendo jogado na maioria das seleções jovens. Em 2019, fez parte da seleção nacional de sub-15 que conquistou o Torneio da CONCACAF.
André Gomes foi também um dos três jogadores portugueses que integrou a lista do jornal britânico The Guardian de 2021 que enuncia os jogadores sub-17 mais promissores do futebol mundial, integrando a mesma com o colega de equipa Hugo Félix e o lateral do Sporting CP Gonçalo Esteves.
André Gomes é um guarda-redes que, aos 17 anos, tem demonstrado qualidades muito acima da média para a sua idade. Revela uma grande capacidade para jogar com os pés, tendo qualidade tanto no passe curto como longo, aliada a uma boa leitura de jogo.
Entre os postes também não fica atrás demonstrando reflexos e apurados e capacidade no um para um. A nível técnico, ainda precisa de crescer nas saídas aos cruzamentos, aspecto no qual a idade ainda lhe permitirá evoluir.
André Gomes é provavelmente, o melhor projeto de guarda-redes não só do SL Benfica mas de todo o futebol nacional, sendo que não deverá demorar muito tempo até começar a ser aposta na formação secundária dos encarnados.
Depois, só sendo testado em patamares competitivos mais elevados é que veremos se ele terá realmente capacidade para ser um guarda-redes de equipa grande."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!