quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Sorte e azar para Paulo Bernardo | SL Benfica


"Sorte e azar para a pérola do Seixal

No último Domingo, o universo benfiquista ficou abalado com a notícia de que Paulo Bernardo, a pérola do Seixal lançada recentemente na equipa principal, ficou infectado com Covid-19. Sorte e azar
Depois de ter sido lançado em pleno Allianz Arena e de ter rendido João Mário, lesionado, no jogo frente ao Sporting Clube de Braga, estavam reunidas as condições para que o médio de 19 anos pudesse vir a ganhar espaço nas opções de Jorge Jesus.
Mas, vírus à parte, será que a nova coqueluche dos encarnados terá mesmo capacidade para ser aposta regular na equipa principal a curto prazo?
João Mário tem sido dono e senhor da posição de número oito na equipa de Jorge Jesus, assumindo-se no imediato como um jogador fundamental na equipa, pela forma domo define e temporiza os ritmos de jogo, tanto com como sem bola, complementando muito bem com Julian Weigl, sendo os dois fundamentais no equilíbrio tático da equipa.
No entanto, a sobrecarga de jogos sobre o médio internacional português viria a fazer-se sentir, acabando por sair lesionado no jogo frente ao SC Braga. E a verdade é que, observando aquelas que à partida seriam as suas alternativas, nenhuma delas tem nem de perto nem de longe, as características que João Mário tem.
Adel Taarabt é um jogador que joga sempre em alta rotação. É mais ousado e arriscado do que o médio português nas suas ações, mas, por outro lado, tem muito menos critério na definição dos lances, deixando a equipa muitas vezes exposta em situações de transição defensiva.
Por outro lado, o jovem Gedson Fernandes é mais um box-to-box que se destaca pela capacidade de transporte de bola, mas que também possui várias lacunas a nível da tomada da decisão e da compreensão do jogo. Na minha opinião, as suas características seriam mais benéficas à equipa saltando a partir do banco de suplentes, do que marcando presença no onze inicial.
Já Paulo Bernardo é dos jogadores melhor referenciados da formação do SL Benfica nos últimos tempos. Sendo sénior de primeiro ano, leva 27 jogos e cinco golos pela equipa B, demonstrando ser um dos jovens de maior potencial na formação secundária dos encarnados.
O jovem português é um jogador que apresenta uma maturidade táctica e competitiva acima da média para a idade que tem, demonstrando uma grande capacidade de leitura e pensamento do jogo, pensando e executando mais rápido do que os outros. É daqueles jogadores que já sabe o que vai fazer com a bola ainda antes de a receber.
É um médio completo, que demonstra qualidade na construção de jogo e no transporte de bola, que também revela boa capacidade de finalização e que também tem uma excelente capacidade de definir os timings de pressão. Como tal, parece-me que é, de longe, o médio do SL Benfica cujas características mais se assemelham às de João Mário.
Infortunadamente, o facto de ter acabado de ficar infectado com Covid-19 foi um rude golpe para os adeptos do SL Benfica, que desejavam ansiosamente que chegasse uma oportunidade de ouro como esta para que o médio de 19 se pudesse afirmar na equipa principal encarnada.
Apesar disso, Paulo Bernardo é um jovem jogador com um potencial tremendo, ao qual não falta talento e qualidade para vir a ter mais oportunidades na equipa principal e poder mostrar todo o seu valor."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!