sexta-feira, 14 de maio de 2021

Dérbi | Os 5 jogadores do SL Benfica mais decisivos no século XXI


"Sporting CP e SL Benfica são os protagonistas do principal dérbi do país. Nos jogos entre ambos estão anos de história, de nervos, de sonhos, de tristezas, de grandes alegrias e de grandes jogos. Da mesma forma que não se fazem omeletes sem ovos, também não se fazem grandes jogos sem grandes jogadores. Posto isto, neste artigo, vamos referir cinco jogadores do SL Benfica que foram absolutamente preponderantes nos dérbis, nos últimos anos.

1. Óscar Cardozo Na altura em que Cardozo jogava no SL Benfica, eu ainda era bastante novo e estava numa fase em que acreditava em monstros e bichos papões. Muito honestamente, penso que Cardozo foi o principal responsável por isso. Cada jogo, cada golo, muitos deles vindos daquele pé esquerdo que tantos pesadelos nos causou. No campeonato, o Sporting CP foi a vítima preferida do uruguaio, tendo feito 12 golos em 18 jogos. Na Taça, fica na memória o hat-trick, num jogo de loucos, em 2013.

2. Luisão Capitão e peça chave durante anos no onze encarnado. 25 jogos contra os leões e quatro golos, um deles, à semelhança de Mitroglou, tirou o pão da boca aos leões e deu vantagem aos encarnados, que acabaria por ser decisiva na conquista do campeonato de 2005. Sempre foi um osso de roer e um patrão na defensiva encarnada.

3. Pablo Aimar Outro jogador que encantava como Gaitán. Reconheci e reconheço a sua classe, tenho admiração e respeito pelo jogador e muita vontade que tivesse vestido a verde e branca em vez da encarnada (acho que este é um dos melhores, senão o melhor, elogio que se pode dar a um jogador rival). Jogou nove vezes frente ao Sporting CP e venceu em sete ocasiões, o que demonstra a importância da sua presença em campo.

4. Kostas Mitroglou Esteve cá pouco tempo, mas foi tempo suficiente para se tornar inesquecível, pelos piores motivos, para quem é sportinguista. Para a Primeira Liga, contra o Sporting CP, jogou três partidas, perdeu uma, empatou outra e também venceu uma. Números pouco relevantes para um jogador que designo de “decisivo”. No entanto, se bem se recordam, com um único golo marcado aos leões, para o campeonato, roubou um título ao Sporting CP e entregou-o ao SL Benfica.

5. Nico Gaitán A prova que é possível admirar jogadores que atuam em clubes rivais. Jogava com cola nas duas batutas que tinha no lugar dos pés. Quando representou o SL Benfica, esteve numa fase em que a equipa encarnada era superior à formação verde e branca e, por essa mesma razão, venceu várias partidas frente ao rival da segunda circular e protagonizou vários lances que ficaram na história dos dérbis, sendo o principal, muito provavelmente, o lance do 2-0, na Luz, em 2013."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!