quinta-feira, 18 de março de 2021
À Benfica
O ainda curto percurso benfiquista na vertente feminina do futebol tem sido recheado de êxito. Não ganhámos todas as provas em que participámos, mas quase. À terceira temporada de atividade, são já cinco os troféus conquistados. Mérito para um plantel e uma estrutura que alia a competência à vontade férrea de vencer e dignificar o Clube.
Na temporada de estreia sagrámo-nos campeões nacionais da 2.ª Divisão e festejámos o triunfo na Taça de Portugal. Na época passada, suspensa em março devido à pandemia, arrecadámos a Supertaça. Em 2020/21, depois de celebrarmos a vitória na Taça da Liga 2019/20, ontem, frente ao Sporting, ganhámos a Taça da Liga 2020/21.
Não se julgue, porém, que a acumulação de títulos e troféus resulta da inexistência de adversários competentes. O finalista vencido ontem, o Sporting, e também o Sporting de Braga e o Famalicão apresentam-se igualmente como candidatos a vencer qualquer prova. A competitividade impera no topo do futebol feminino em Portugal, com equipas capazes de oferecer bons espetáculos e em que a incerteza quanto aos resultados é a norma.
O triunfo obtido ontem em Leiria, por 2-1, frente ao Sporting, é demonstrativo do equilíbrio reinante, tendo em conta que ainda há poucos dias o Sporting nos batera para o Campeonato.
A entrada de rompante no jogo por parte da nossa equipa, não obstante a ausência de várias lesionadas, foi determinante para o sucesso. Cedo nos adiantámos no marcador (Lacasse) e ampliámos a vantagem (Nycole), mantendo a toada ofensiva e criando diversas oportunidades de golo nos minutos seguintes. A expulsão precoce (aos 34 minutos), por acumulação de amarelos, de Beatriz Cameirão equilibrou o jogo até ao intervalo. No segundo tempo a equipa do Sporting procurou a reviravolta no resultado, mas não foi além da redução da desvantagem. Foram 57 minutos (12 adicionais) de inexcedível raça e inquebrantável querer das nossas jogadoras a premiarem a enorme ambição com que se apresentaram em campo.
Filipa Patão, treinadora benfiquista que apresentou um onze inicial com uma média de idades ligeiramente superior a 22, considerou que "as jogadoras estiveram magníficas na execução da estratégia montada" e realçou a atitude após o momento, muito cedo na partida, em que a equipa se viu em inferioridade numérica: "[As jogadoras] mostraram toda a alma benfiquista."
Na mensagem de felicitações dirigida ao plantel, o presidente Luís Filipe Vieira enalteceu a conquista da Taça da Liga numa partida que "teve incidências que ressaltam ainda mais a vossa força de carácter e o vosso compromisso em vencer".
Conquistado mais um troféu, agora há que apontar baterias para o Campeonato Nacional e para a Taça de Portugal. Embora acreditemos, não sabemos se venceremos estas provas, pois a concorrência é forte, mas estamos certos de que a nossa equipa tudo fará para vencê-las.
De Todos Um, o Benfica!"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!