"Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu recurso do Ministério Público e deu razão ao Clube, que já tinha sido absolvido na primeira instância.
O Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao Sport Lisboa e Benfica, ao considerar improcedente o recurso do Ministério Público (MP) da decisão que em primeira instância já absolvera o Clube do castigo (um jogo à porta fechada e multa de 56 250 euros) imposto pelo IPDJ em 2018 por alegado apoio ilegal a Grupos Organizados de Adeptos (GOA).
Com este despacho, o Tribunal da Relação reitera a legalidade dos procedimentos do SL Benfica, sendo os mesmos conformes aos imperativos e às necessidades de segurança para um espectáculo desportivo, como é o caso de um jogo de futebol, e alinhados com as exigências de uma boa organização deste tipo de eventos.
O acórdão da decisão da Relação (que pode consultar AQUI) reconhece que os adeptos inseridos em GOA não deixam de ser adeptos e têm o direito a aceder a qualquer local do Estádio desde que tenham título de ingresso válido para o requerido lugar. Caso tal não ocorra não poderão fazer-se acompanhar das bandeiras e tarjas que entram nos sectores a elas reservados, como decorre do regulamento de segurança do Benfica.
Tal material coreográfico entra apenas em sectores específicos do Estádio da Luz e que ali estão discriminados e que coincidem, sim, com os locais onde os adeptos conotados com os NName Boys e com os Diabos Vermelhos assistem aos jogos.
Tal acesso e permanência, como se percebe e constata, não deve ser confundido com apoio. Como aliás ficou provado, qualquer adepto, ainda que não inserido em GOA, pode requerer autorização para entrada no Estádio com o mesmo tipo de material que o fazem os adeptos dos NName Boys ou dos Diabos Vermelhos, sendo certo que o referido material terá de ficar confinado nas zonas determinadas no regulamento de segurança."
De Odisseias a Seferovic e a Lage, ou o recado necessário a uma equipa
ResponderEliminarJá está. Aconteceu o que prevíamos quando começaram a descambar: entregaram um campeonato que era canja.
Não sei se estão desgostosos ou, pelo menos, a sentir um nico de tristeza pelo insucesso. Do que tenho a certeza é do sentimento dos milhões de adeptos benfiquistas espalhados por Portugal e pelo mundo. Porque sei como me sinto: uma mágoa imensa, uma tremenda desilusão, uma raiva surda. Uma raiva que tem como primeiríssimo alvo os erros próprios, mas que também é dirigida às muitas manhas, velhacarias e traições que nos atingem do exterior. Uns e outras fizeram-nos perder o 38º campeonato, que nos tinham prometido, que merecíamos e vocês tiveram nas mãos e ofereceram a rivais que nos têm como inimigos a abater e a humilhar.
Inacreditável, surrealista como perdemos este campeonato. Não concordam? O que é que vos aconteceu, jogadores bem pagos, a quem não faltam condições, apoiados e mimalhados como bebés? Onde é que fica o vosso brio de profissionais? Este insucesso ficará registado para sempre como uma das páginas mais negras da História do clube. Mas também manchará, indelevelmente, e para a eternidade, a vossa carreira.
Eu sei: Lage nem é o que talvez pense que é, nem o que chegámos a pensar que ele era. Equivocou-se muitas vezes, errou, não foi capaz de dar a volta, não soube impor-se e liderar quando mais era necessário. Mas ouçam lá: não foi o Lage que falhou passes, nem penáltis, nem livres, nem cantos, nem golos de baliza aberta ou à frente do guarda-redes; não foi ele que cometeu erros de amador na defesa; não era a ele que competia correr, estar concentrado nas vossas tarefas, jogar com vontade e alegria e responsabilidade, ser pressionante, intenso e agressivo, raçudo e solidário com os companheiros dentro de campo, suar a camisola até ao último pingo de suor, dar tudo, tudo para ganhar. Quem esteve em campo foram vocês. E falharam. Porquê? Pergunto porque merecemos respostas.
Atrevo-me a pensar que a maior parte de vocês desconhece a grandeza do Sport Lisboa e Benfica. E a exigência que é jogar neste Glorioso clube, onde jogaram guarda-redes, defesas, médios e avançados do melhor que já houve no mundo e que jamais, passem as gerações que passarem, serão esquecidos. Os adeptos do Benfica têm-nos a todos no coração, pelas alegrias que nos deram, pela classe, competência e denodo e honradez com que nos presenteavam em cada jogo. Neste clube, quem cumpre com honestidade é idolatrado e ficará eternamente nos anais e no coração dos adeptos; quem não o faz é atirado para o caixote do esquecimento, quando não para a baixeza do escárnio. Somos os adeptos mais exigentes do mundo, queremos que os nossos atletas, de todas as modalidades, ganhem todos os jogos e todas as competições. TODOS! Quem não entender tudo isto não serve para jogar no SLB. Não é qualquer chuta-botas ou arremedo de atleta que poderá servir no Benfica.
Agora, o que exigimos é que sejam homenzinhos para o que falta. Sejam dignos da camisola que vestem, das condições que vos dão e do que vos pagam, e da grandiosa História do clube. Cumpram a vossa obrigação: ganhem os dois jogos da Liga, conquistem a Taça de Portugal, e reparem a burrada que fizeram, ganhando os jogos que permitam entramos na Liga dos Campeões. E não se admirem, aqueles que não cumprirem, se os adeptos e sócios exigirem que saiam do clube.
Finalmente, parabenizar quem ajudou o clube da fruta a ganhar este campeonato:
Parabéns ao senhor Luís Filipe Vieira e a toda a direção do Benfica;
Parabéns aos jogadores do Benfica e à respetiva equipa técnica;
Parabéns ao Conselho de Arbitragem;
Parabéns aos senhores Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Vasco Santos, Hugo Miguel, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, Carlos Xistra (não há espaço para o tanto que ainda falta)…
Parabéns à comunicação social que temos, a todos os jornalistas e comentadores inimigos do Benfica, e ao complô anti-Benfica criteriosa e miseravelmente instalado na sociedade portuguesa.
1000% de acordo. Parabéns pelo excelente texto.
Eliminar