quinta-feira, 11 de junho de 2020

O maior culpado?

"O Campeonato está longe de estar acabado, mas o desfecho já está mais do que anunciado. No Benfica aponta-se o dedo ao mesmo do costume: o treinador. Seja no Futebol, seja no Hóquei, seja na modalidade que for, se a equipa não ganha, a culpa é do treinador. É uma teoria simples de mais mas que é fácil de compreender, como tal é universalmente aceite. Pois bem, o Bruno Lage é o menor dos culpados. E antes de irem já para os comentários, leiam até ao fim. Talvez ajude a mudar alguma coisa.
O Benfica hoje entrou bem. Com maior largura, muito mais velocidade, a activar o lado direito como não fazia há vários meses, e rapidamente chegou ao 0-2. Depois na segunda parte foi o descalabro do costume. Bruno Lage podia ter mudado qualquer coisa para ver se a equipa tinha mais bola, mas como sempre olhou para o banco e viu Dyego Sousa, Haris Seferovic, Chiquinho e pensou: “se calhar é melhor não”.
Eu olho para este Benfica e continuo sem perceber como é que desde que João Félix, um segundo avançado fundamental no título e no nosso jogo, foi transferido fomos buscar três pontas de lança e nenhum segundo avançado. E olho para quase todas as outras decisões feitas no plantel desde que Jorge Jesus saiu do clube e estas decisões de deixar a boca no chão têm sido constantes. Vendemos Renato Sanches e a estrutura só contratou um médio centro um ano depois, gastando 3.5 milhões no Krovinovic. Um ano depois lá tivemos que ir contratar alguém a sério. Vendemos Ederson e a estrutura achou que Bruno Varela ou um miúdo belga com 18 anos acabados de fazer eram davam conta do recado. Vendemos Nélson Semedo e três anos depois ainda não contratámos o seu substituto. Vendemos Mitroglou e a estrutura achou que a solução era o Gabriel Barbosa.
Mas as prendas da estrutura não ficam por aqui. Cristian Lema foi contratado e seis meses depois saiu. Alfa Semedo foi contratado e seis meses depois saiu. Facundo Ferreyra foi contratado e seis meses depois saiu. Nicolas Castilo foi contratado e seis meses depois saiu. Caio Lucas foi contratado e seis meses depois saiu. RDT foi contratado e seis meses depois saiu. Yuri Ribeiro foi resgatado e dozes meses depois saiu. German Conti foi contratado e seis meses depois saiu. E só aqui estão dois terços dos reforços do Benfica nos últimos dois anos. Como é que é possível falhar tanto?
Querem mais casos? Passámos o último verão todo atrás de um guarda-redes. Quando o Mattia Perin chumbou nos exames médicos, afinal já não era preciso ninguém. Ficaram-se por aí? Claro que não. Passámos o inverno todo atrás do Bruno Guimarães. Quando perceberam que não vinha, afinal já não era preciso mais ninguém. Quatro semanas depois do mercado fechar, temos uma vitória, três empates e três derrotas, e de repente, lá aparece o Pedrinho. Alguém tem dúvidas que se temos tido estes resultados antes do mercado de inverno fechar, que tínhamos ido buscar o Pedrinho ou o Bruno Guimarães?
Atenção que a história não acaba aqui. A nossa estrutura foi responsável por um dos casos mais bizarros que já vi no Desporto Profissional. A nossa estrutura disse à Federação para não convocar Nuno Tavares e Tiago Dantas para o Europeu S19 porque iam fazer parte da equipa principal. Ao mesmo tempo deixou o Tomás Tavares ir ao Europeu S19. A estrutura basicamente achava que Tyronne Ebuehi ia ser o nosso titular - outro daqueles que foi contratado e vai sair no final deste verão sem qualquer jogo pela equipa principal. Quando já nos EUA perceberam que o Ebuehi não era solução, chamaram o suplente do Tomás Tavares e começámos a temporada com um lateral esquerdo a jogar a lateral direito porque o Tomás Tavares foi ao Europeu S19 e André Almeida estava lesionado.
São anos e anos disto. LFV disse uma vez que JJ não ia ganhar nada no Sporting porque não tinha a estrutura que tinha no Benfica. Esta estrutura está plenamente convicta que ganha títulos por si só. E não ganham. Cada vez mais parecem um conjunto de amadores que não percebem puto de futebol. Bruno Lage é só mais uma vítima de um monte de incompetentes protegidos pelo maior dos incompetente. Posto isto, culpem o treinador à vontade. Peçam a sua demissão. Venha lá o Renato Paiva. E para o ano, quando tudo voltar a acontecer, culpem o Renato Paiva e tragam outro treinador qualquer. Os culpados do costume vão continuar por cá."

3 comentários:

  1. Não continuarão se nas eleições os pusermos fora!

    ResponderEliminar
  2. Inacreditável o que se passou no jogo de ontem.
    Desaprenderam de jogar na segunda parte? Deixaram-se enredar nas teias da soberba? São mercenários para quem apenas conta os milhões de euros que caem na conta bancária em cada ano? Querem fazer a folha ao treinador? Estão-se a marimbar para o que os benfiquistas sofrem com as vossas reles prestações e com a vossa irresponsabilidade de gaiatos pequenos? Não querem saber dos sacrifícios que os adeptos e os sócios fazem pelo clube e por vocês? Deitam às urtigas as condições de príncipes que lhes proporcionam e a consideração e o carinho dos adeptos?
    Não sei se vocês (jogadores e equipa técnica) sabem que centenas de milhares de trabalhadores portugueses, entre eles muitos e muitos benfiquistas, estiveram a receber 3/4 do vencimento durante dois meses (muitos milhares ainda se encontram nessa situação). Vamos fazer contas, para ver se percebem o que perderam/perdem esses trabalhadores: quem costuma levar 1200 ou 1500 euros para casa ao fim de um mês de trabalho duro e mal pago (e nem todos os trabalhadores os levam, muito longe disso) passou a levar/leva 800 ou 1000. Uma fartura, hem? Problemas psicológicos têm eles carradas de razão para os ter. Têm contas a pagar, filhos para dar de comer, uma vida para viver e que vivem mal. Sabiam? Alguma vez se dignaram pensar nisso?
    O treinador. Ó Bruno Lage, como é que não conseguiste dar a volta àquilo, quando viste que o adversário levantava a crista? Como é que não conseguiste fazê-lo? O que vimos foi a repetição de pseudossoluções tardias e que não solucionam nada, como vamos estando fartos de ver, como estamos fartos de assistir ao joguinho mixuruca que a equipa vem fazendo, e à baixíssima qualidade das marcações de lances livres e de pontapés de canto, que qualquer equipa de terceira linha marca melhor do que nós. O que é um líder para ti, homem? Um papagaio que insiste em desculpas esfarrapadas e num palavreado vazio?
    São uma vergonha, jogadores e equipa técnica. Ressentidos pela reprimenda da semana passada? Quantas reprimendas merece um grupo de trabalho que em 10 (dez!) jogos ganha 1 (um!)? Numa empresa, numa fábrica sabem como seria? «Meus amigos, vão ao escritório, recebam o que têm a receber e ponham-se a andar, que se faz tarde».
    Tenham vergonha, seus privilegiados imerecedores das mordomias de que gozam no Sport Lisboa e Benfica. Tenham vergonha, seus irresponsáveis. Façam um exame de consciência e ponham-se a trabalhar!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!