quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Em nome da transparência

"Algo de muito grave se passa quando decisões incompreensíveis do VAR se tornam, infelizmente, o principal destaque de um jogo de futebol. Um instrumento que deveria ajudar a esclarecer e a tirar dúvidas, está, pela sua má utilização e por critérios que ninguém conseguiu até hoje entender, a transformar-se num enorme problema para as próprias equipas de arbitragem.
Em nome da transparência seria de toda a utilidade divulgar-se a gravação das conversas entre árbitro e vídeo-árbitro do último Benfica-FC Porto para se tentar compreender o que parece incompreensível:
* Por que razão existiu tamanha dualidade de critérios que levou a que só no lance do golo de Rafa o árbitro tenha ido visionar as imagens?
* Por que razão o vídeo-árbitro lhe disse que esse golo era irregular?
* Por que razão o mesmo vídeo-árbitro não viu as faltas nítidas de Óliver e Marega nos dois primeiros golos do FCP?
* Por que razão o árbitro não quis rever no monitor o segundo golo do Benfica, erradamente invalidado por um pretenso fora-de-jogo que as imagens provam não ter existido?
Torna-se imperioso, em nome da verdade desportiva, evitar um apagão sobre esta situação.
Em nome da mesma transparência, seria também importante que o Conselho de Arbitragem (CA) esclarecesse quantos erros do VAR foram até hoje detectados nos jogos do campeonato. E mais: que o CA os identificasse publicamente com explicação pedagógica. Pelo menos os 9 que foram assumidos até à 11.ª jornada.
Importa realçar que analistas insuspeitos, sem qualquer ligação ao Benfica, defendem que a vantagem do actual líder do campeonato deve-se a erros de arbitragem e, sobretudo, a erros do VAR difíceis de entender.
Ou seja, no Campeonato e na Taça da Liga, esses erros tiveram e continuam a ter interferência directa no desenrolar dos resultados e na verdade das competições, com a particularidade e a coincidência absurda de favorecerem sempre a mesma equipa.
Estranho fenómeno também se passa sobre um outro apagão, este sobre os processos que foram movidos na sequência das ameaças e tentativas de coação a árbitros e suas famílias. Como estão esses processos? A invasão da Maia e as queixas divulgadas pelos media desapareceram?

PS – Para além de todas as peripécias ocorridas nos últimos dias, em Braga, esta edição da Taça da Liga será ainda recordada pelo incumprimento regulamentar que deveria ter afastado – e não afastou – uma das equipas da Final Four. Não é admissível que uma ‘lesão criativa’ se sobreponha às regras que, à partida, todos deveriam estar obrigados a cumprir."

5 comentários:

  1. Pobre Benfica, cuja Direção só agora se apercebeu que o fcp e seu "afilhado" scp, sorrateiramente...minaram as instâncias que dirigem o Futebol Português ( FPF e Liga), colocando por todo o lado "agentes ao serviço da casa". Vários "blogs" Benfiquistas, de uma maneira ou de outra, bem tentaram alertar , dando mesmo exemplos que mostravam o que se estava a passar...e nada de reagir. É sintomático que, NINGUÉM , da FPF nem da Liga...NEM UM ÚNICO CLUBE da 1a.Divisão,tenham transmitido uma simples mensagem de solidariedade ou de simpatia para com o Benfica ( maior Clube Português…) pelas ofensas e Processos em Tribunal , a que tem sido submetido de há ano e meio para cá. Se estes factos não dão para compreender...LFV ainda não percebeu que o Benfica está a perder "esta guerra", aos poucos, e que agora os adversários contam também como aliados, TV's e Jornais . A BTV tem custado a engolir , e a GRANDE BARRACADA que foi a perda do Penta ainda vai fazer correr muita tinta...pelo menos em termos eleitorais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto! Custa perceber como se chegou a tal estado.
      Direcção adormeceu?!?!

      Eliminar
    2. Parabéns és um taliban encartado.

      Eliminar
  2. O xistra sabia que se fosse ao monitor rever os lances ficaria em maus lençóis pois teria que anular os dois lances de deram os golos aos CORRUPTOS, e ai preferiu deixar a batata quente no Veríssimo pois já estava programada a sua despensa por ir apitar os jogos as arábias foi um prémio e nao um castigo nós é que andamos mal informados.

    ResponderEliminar
  3. A direção do SLB não se pode calar com este roubo. Há outros clubes roubados nesta época, com benefício do clube das quengas e do clube do cashball. Será difícil uma concertação com os dirigentes desses clubes lesados, para exigir uma assembleia da Liga onde se discuta a roubalheira?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!