domingo, 13 de maio de 2018

Fama de maluco para ter sucesso

"O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, confessou, em singular entrevista ao Expresso, seguir, com sucesso, uma estratégia de comunicação assente em «criar fama de maluco» e «depois mantê-la».
É, aliás, o próprio Bruno de Carvalho quem assinala, prazenteiro, a eficácia desse seu tão inusitado lema.
Há, porém, um problema nessa reconhecida eficiência. Um acto, gerado por um maluco ou por um falso maluco tem iguais consequências malignas para quem sofre os efeitos desses actos. A única diferença estará no estado de inconsciência do maluco, que não sabe que o é, nem se apercebe do que faz, e no estado que apenas quer criar fama de maluco e que tem uma perfeita e total consciência dos seus actos e das suas perigosas consequências.
Em qualquer das circunstâncias, ser-se maluco ou querer fingir que o é, não me parece que possa ser admitido como uma característica positiva de um presidente de um clube de futebol. Claro que se pode argumentar, como Bruno de Carvalho argumenta, que o futebol não é ópera e, como tal, a linguagem usada deva ser básica e reles, podendo, daqui, induzir-se que se o futebol português for um mundo de doidos, pois, então, que toda a gente se finja de doida para poder sobreviver e conviver sem angústias existenciais.
Não é essa, por enquanto, a ideia que faço da perturbada realidade do futebol em Portugal, apesar de, por vezes, também me sentir tentado a achar que o futebol português caminha a passos largos para uma gaiola de loucos onde gente resistir na lucidez e na defesa da inteligência, certamente, não irá ter lugar."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. quando um sabujo como este que valida tudo o que os dragartos numa campanha complétamente irreal ,miseràvel e mentirosa mete tudo no mesmo saco vê-se bem a coragem deste cobardolas

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