O branqueamento esta semana foi tão grande, que até outros blog's explicaram - com imagens... para não deixar dúvidas nem aos burros - como se transforma uma vergonhosa arbitragem contra o Benfica, numa suposta arbitragem favorável ao Benfica!!! Tanto o
Antitripa como o
Hugo Gil como o
Influência Arbitral (com dois post's) e o
Arquivo do Pôncio compilaram a maioria das jogadas importantes... aconselho uma visita a todos eles!
É verdade que foi assinalado um fora-de-jogo erradamente, ao ataque dos Corruptos, que provavelmente daria em golo (não acho que tenha existido sobre o Grimaldo na mesma jogada)... e que o árbitro, mal, apitou antes de terminar a jogada, impedindo assim a acção do VAR, tal como a semana passada aconteceu num golo do Jonas na Luz; tal como tinha acontecido (não fiquei com a certeza apesar dos jornaleiros terem justificado o erro desta forma) no Sporting - Braga, anulando o possível golo da vitória aos Bracarenses... O problema do treinador dos Corruptos e da restante corja é que estão mal habituados!!! Esta época, foi somente a segunda vez que tiveram uma decisão 'contra' dos apitadeiros!!! Em 13 jornadas!!! E a outra foi numa vitória fácil em casa com o Moreirense, sem impacto no resultado... (diga-se que os Lagartos em 13 jornadas, neste momento, só tiveram 1 decisão errada, 'contra'!!!)
Repito: uma decisão errada, num jogo que teve dezenas de decisões erradas, praticamente todas 'contra' o Benfica a 'favor' dos Corruptos!!! Aquilo que faltou, e que eles também estavam habituados, foi nos 'mergulhos' para a piscina na área do Benfica, o árbitro e o VAR não foram na 'cantiga', como muitas vezes no passado aconteceu...
Aliás, se houvesse alguma honestidade intelectual na discussão, nas jogadas de suposto penalty, bastava rever os jogos que o Jorge Sousa apitou do Benfica: em Chaves e no Funchal, ambos com erros graves, gravíssimos alguns, com penalty's a favor do Benfica que ficaram por marcar e no caso do Marítimo com impacto no resultado... e em Chaves só não impediu a conquista dos 3 pontos, porque marcámos nos descontos!!!
E se procurarem jogos 'grandes' do Jorge Sousa, em épocas anteriores, percebem que o critério de marcação de penalty's é 'altíssimo!!! Portanto, nenhum daqueles 'pedidos' pífios de sexta-feira poderiam ser penalty!!!!
O mais curioso, é que de todos os lances nas áreas, aquele que potencialmente, até poderia ser mesmo penalty, foi o empurrão do Danilo ao Luisão, só que o nosso Capitão, por falta de hábito, não se atirou para a 'piscina'!!! Sendo que a suposta 'mão' do Luisão, nunca poderia ser falta, porque é evidente, que não é deliberada... após muitas repetições, parece-me que a bola raspa no braço e depois bate na anca, mas nunca poderia ser penalty, porque aquilo que aconteceu foi uma tentativa falhada de um corte de cabeça, numa bola que desviou nas pernas do Jardel, e acabou por fazer um efeito estranho...
Agora, onde o critério do árbitro foi completamente torto, foi no foro disciplinar!!! Infelizmente, também não é novidade... por exemplo, no ano passado, no Benfica - Sporting, sofremos do mesmo mal: porrada, muita porrada, muita porrada mesmo... e os cartões para os Lagartos só começaram a sair ao minuto 80!!! Na sexta-feira, voltámos a ter muita porrada, muita porrada mesmo, porrada maldosa... e o (único) cartão só saiu 1 vez, e foi para uma simulação de penalty!!!!
Os critérios disciplinares são por norma subjectivos, é sempre complicado analisar de forma justa. Sendo assim, desta vez vou utilizar um critério muito apertado e creio que bastante honesto! Vou utilizar o critério, que o próprio Jorge Sousa usou para expulsar o Zivkovic, neste jogo!!!
Pois bem:
- Felipe 'vale tudo' deveria ter sido expulso duas vezes!!! Ambas as entradas sobre o Jonas são para Vermelho directo... ambas! Aos 10 minutos e ao minuto 51... sendo que no 2.º lance, fez a falta e depois pisou voluntariamente o Jonas (caso exemplar para Sumaríssimo...).
- Ricardo Pereira, tem duas entradas duríssimas sobre o Cervi... a primeira logo no primeiro minuto, e depois a meio da 1.ª parte, ainda deu uma patada no Cervi... que nem sequer foi falta!!! No mínimo seriam dois Amarelos...
- Sérgio Oliveira tem duas entradas a meio-campo, claramente para Amarelo, uma sobre o Pizzi e outra sobre o Grimaldo, ambas 'entradas' atrasadas e no caso do Pizzi, por trás... Dois Amarelos.
- Alex Telles, atinge o Jonas com um pontapé na 1.ª parte, e já na recta final do jogo 'corta' um ataque promissor do Benfica, claramente com o braço... Dois Amarelos.
- Marega, fartou-se de protestar, simular e ainda foi empurrar o Tiago Pinto, na área de acção do banco do Benfica...
- Aboubakar, atingiu o Salvio com o cotovelo... e depois protestou 'vivamente' no lance da suposta Mão do Luisão...
- Danilo (já nem falo do tal empurrão ao Luisão), simulou uma agressão do Jonas, quando de facto levou com a bola na cara...
- Herrera, também livrou-se de um Amarelo noutra entrada sobre o Cervi...
Resumindo: Felipe, Ricardo e Sérgio Oliveira expulsos antes do intervalo... Alex Telles e Marega nos últimos minutos!!! Repito: estou a usar o critério usado para expulsar o Zivkovic!!!
Este é 'filme' que os antis querem esconder...
E como é óbvio, esta impunidade, teve uma influência enorme na forma como o jogo decorreu... o Benfica entrou forte, mas com toda esta violência, a equipa foi obrigada a recuar... É assim que se inclina o campo!!!
Já agora, na invasão de campo e posterior agressão ao Pizzi, por parte de um acéfalo Corrupto, algumas notas:
- O Tiago Pinto devia ter evitado o toque na bola, mas está dentro da área de acção do banco.
- O Marega não tem nada que ir empurrar o Tiago, até porque existem outras bolas no relvado à disposição...
- Curiosamente um dos Stewards, que segurou o acéfalo, foi um dos réus do processo envolvendo a SPDE...!!!
- Os regulamentos mudaram... o caso do Diabo de Gaia foi 'julgado' sem piedade dentro da lei, na parte desportiva e na parte civil... Sem truques delatórios, e com o Benfica a demarcar-se desde do primeiro minutos... e não 72 horas depois!!!
- Parece que será a esposa de Lourenço Pinto da 'tomar' conta do caso no DIAP do Porto!!! Coincidências!!!
Em Alvalade nada de especial de passou... o penalty sobre o Podence é mesmo penalty.
Só uma nota, até agora, nas 13 jornadas, se contabilizarmos a dupla árbitro/VAR, somente na 9.ª jornada, o Sporting não teve um Sportinguista, ou como árbitro e como VAR!!! E curiosamente a única decisão 'contra' aconteceu mesmo nesse jogo Rui Costa/Bruno Esteves!!! Em todas as outras jornadas, pelo menos um deles, muitas vezes os dois, são Lagartos declarados!!! Agora, imaginem se fosse o Benfica, com árbitros Benfiquistas?!!!!