quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Chegou a hora

"Que avancem, pois. Que os árbitros façam esta greve disfarçada de dispensa. Que podia ter sido feita há muito tempo. Por exemplo, naquele tempo (ainda não havia internet) em que determinados dirigentes ligavam para as redacções dos jornais e das rádios para saber quem seriam os árbitros da primeira e da segunda liga, seguramente apenas na ânsia de fazerem mais cedo o Totobola.
Que avancem. Escolheram o actual momento, quando os três grandes decidiram fazer o pleno quando o Benfica (o responsável pelo início da era dos soundbytes criados pelos directores de comunicação) se queixava das arbitragens pró-FC Porto; o mesmo Benfica que queria ser campeão com Yebda. Podiam tê-lo feito quando o FC Porto se queixou das arbitragens pró-Benfica; o mesmo FC Porto que deu 20 milhões pelo flop Imbula. Podiam tê-lo feito quando o Sporting se queixava do mundo.
Que avancem, pois. Que não pensem nos quase 1400 euros que não vão receber por não apitar um jogo da Liga. Lembrem-se: isso é mais do que a bola para os atletas olímpicos, que de quatro em quatro anos têm os portugueses a exigir-lhes medalhas; é mais do que o ordenado dos polícias que garantem a vossa segurança quando recebem ameaças no Facebook; é mais do que ganham muitos enfermeiros. Ou jornalistas.
Que avancem. Que talvez com uma greve o Governo se lembre que esta indústria vale 1,2 por cento do PIB, mais do que o vestuário e o calçado (e não é raro vermos ministros da Economia a promover sapatos portugueses na feita de Milão). Que tenhamos chegado à altura de pensar na alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo de modo a revolucionar a própria arbitragem e aproximarmo-nos, por exemplo, do modelo inglês. Que a intervenção do Executivo não se limite a secretários de Estado com discursos redondos soprados por assessores.
Que avancem. Não recuem."

Fernando Urbano, in A Bola

PS: Como já repararam este artigo de opinião está completamente 'ultrapassado'!!! Mesmo assim, decide publicá-lo... pois, temos aqui um bom exemplo de como é fácil, desinformar... como é tão fácil retirar palavras e actos do contexto!
1 - Primeiro, o João Gabriel, como director de comunicação do Benfica, foi o primeiro a usar o Twitter, nos finais dos jogos... mas não foi o João Gabriel que 'inventou' os soundbytes, só os adaptou às novas tecnologias. Sendo que o fez, devido a um contexto muito específico:
- o facto das Realizações da PorkosTV serem totalmente parciais, principalmente quando um determinado Realizador as faz...;
- e numa altura onde os ditos programas de debate desportivo se estavam a expandir por todos os canais, e em todos esses programas 98% do tempo era (e é) usado para discutir supostos casos de arbitragem que supostamente beneficiaram o Benfica...
Por exemplo, o primeiro Tweet com impacto do João Gabriel, foi num famoso Sporting 2 - 1 Benfica para a Taça de Portugal, onde além do penalty sobre o Luisão não assinalado, escandalosamente, nos últimos minutos do prolongamento (com o Capitão a partir o braço, e a ficar de fora praticamente até ao final da temporada); nos primeiros minutos da 2.ª parte o Slimani agride o Samaris, e tanto a Realização da PorkosTV, como todas as análises pós-jogo nos diversos canais, ignoraram completamente a agressão do Slimani... podemos mesmo afirmar que se não fosse o Tweet do João Gabriel o lance 'não tinha existido'!!!
2 - Um dos mistérios do programa de Segunda-feira na BTV, é o facto de terem confundido aquilo que foi dito com queixas sobre as arbitragens!!! Aquilo que o Benfica fez, foi tornar público, algumas das ameaças que os árbitros têm sido vitimas... algumas delas denunciadas às autoridades! Algo que o Presidente da FPF já tinha feito no Parlamento... aparentemente desvalorizadas pela Comunicação Social Desportiva!!!!
3 - Quando o Benfica queria ser Campeão com o Yebda, foi mesmo 'roubado' pelo actual Presidente da Liga, ninguém tenha dúvidas disso... e além do Yebda, tinha o Di Maria o Aimar e muitos outros!
Esta conversa de que quando todos se queixam das arbitragens, fazem-no todos com o mesmo grau de hipocrisia, é ridícula...
É muito fácil, fazer uma leitura pela diagonal, dizendo que todos são iguais, metendo tudo no mesmo saco...
Assim não correm o risco de serem acusados de Benfiquismo, como nós sabemos essa acusação hoje em dia. em Portugal, dá'despedimento' ou 'demissão' imediatamente...!!!

3 comentários:

  1. "principalmente quando um determinado Realizador as faz..."

    - Importa saber quem é esta figura...

    - Seria importante q o Benfica exercesse pressão sobre a NOS para q esta figura não "actuasse", quer nos jogos do Benfica, quer nos jogos do seu clube "de coração"...

    Existem milhares de Benfiquistas, como eu, q, embora tendo possibilidades económicas de assinar a sporcostv, nunca o faremos enquanto lá houver este tipo de (maus) "profissionais"... e não é só 1...

    ResponderEliminar
  2. Que se F... estes jornalistas cobardes em chamar os bois pelos nomes, com medo de irem para o desemprego. Qualquer dia vão na mesma, pelo facto de as redacções dos jornais terem de despedir trabalhadores, porque já ninguém compra os jornais para os ler. Mas como cobardes que são, hão-de sempre maldizer-se por não terem tido a coragem de escrever o que pensavam, quando podiam seguindo o caminho mais fácil do "politicamente correcto" para os ouvidos dos dragartos... não tenho pena deles.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!