terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O Benfica ao raio X

"A I Liga explicada a menores de seis anos

Para lá da estridência dos apitos, que não é um problema imaginário como de repente parece, seria saudável que FC Porto e Sporting atentassem nas outras diferenças que os separam do Benfica. A mais evidente esteve a marinar durante uns meses, enquanto Jonas combatia a bactéria no tornozelo direito, mas voltou ontem ao campeonato, como uma bofetada nos concorrentes: no Benfica jogam dois pontas de lança (mais Jiménez) que marcam 60 golos por época e que têm essa média bem atestada por uma longa folha de serviços.
Não é de ontem: é de muito antes da chegada deles a Portugal. No Dragão e em Alvalade, existe metade disso, quanto muito. Os jogos decidem-se com golos e a via directa para os golos são os goleadores. Mas só contam os goleadores?
Claro que não. Até esses descomplicadores do golo podem aborrecer-se, avariar-se ou apanhar bactérias. Para essas ocasiões, os treinadores preparam, por exemplo, cantos e livres, as bolas paradas que até já empataram um clássico nesta época (FC Porto-Benfica) e que, há dois anos, rebocaram o último título de Jorge Jesus. Qual é a melhor equipa da I Liga nas bolas paradas? Pois, o Benfica de Rui Vitória, um especialista bem conhecido. Excluindo penáltis, já chegaram nove golos por essa porta, contra seis do Sporting e apenas cinco do FC Porto. Cinco golos de bola parada marcaram Paços de Ferreira e Marítimo*; Boavista (7) e V. Setúbal (6) até marcaram mais, em princípio sem beneficiarem do mesmo número de cantos e livres que os ataques das equipas grandes costumam produzir. Portanto, cinco golos é um fraco resultado naquela que até tem de ser a escapatória evidente para quem tem má relação com o golo.
Também podíamos falar dos médios e comparar as conversões do maestro Óliver (1) com os de Pizzi (5), mas o ponto é este: não é preciso chamar um prémio Nobel da física para perceber a I Liga."


PS: Quando até um avençado Corrupto, anti-Benfiquista primário (director d'O Nojo), consegue detectar algumas qualidades no Benfica... é porque as coisas, estão mesmo más, para os lados dos Frutados!!!

1 comentário:

  1. O que està mal para os lados dos "Frutados" são as insuficiências do plantel E A MANIFESTA FALTA DE "HABILIDADE" do Treinador. ( Evito de falar da falta de "colaboração" dos homens de negro , para não ser malcriado...)! Uma pergunta ao jornal : QUEM TEM ANDADO A SOBRE-VALORIZAR , A ENALTECER , E A APREGOAR BEM ALTO O VALOR de certos atletas, VALOR AINDA POR CONFIRMAR , note-se ... supostamente pretendidos por clubes Estrangeiros ? Não haverà aqui "frete" feito ao fcp , porque este precisa URGENTEMENRE de vender ??? Aplicando o mesmo raciocînio ao sporting , fica explicado , em parte , o atraso na classificação .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!