segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Lixívia 17

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 42 (-7) = 49
Corruptos..... 38 (+2) = 36
Sporting........ 34 (+7) = 27

A roubalheira foi tal esta semana, que quase já não há muito mais para dizer!!! A crónica do jogo fala por si... e até alguns dos pasquins, não esconderam a roubalheira das respectivas primeiras páginas!!! Poucos, tiveram a coragem de fazer a crónica do Benfica-Boavista sem falarem da arbitragem (Ribeiro Cristóvão terá sido um dos poucos...!!!).
Vamos por partes, os três golos do Boavista são precedidos de irregularidade:
- Falta clara sobre o Rafa. Este lance mais do que o erro em si, demonstra a predisposição do apitadeiro. Os árbitros, para defesa deles mesmo, sempre que existe um contacto nestas circunstâncias, ao mínimo contacto, à mínima reclamação marcam sempre as faltas ofensivas... Uma falta ofensiva, naquela posição, é irrelevante, uma falta defensiva pode dar golo, como foi o caso...
- Falta clara sobre o Almeida. O jogador do Boavista saltou e ainda na subida impediu o Almeida de saltar com uma cotovelada na cabeça... O fiscal-de-linha tem vista desimpedida para o lance... Mais uma vez, uma equipa de arbitragem em Portugal, sem condicionamentos, marca sempre este tipo de faltas... sempre!!!
- Fora-de-jogo claro no 3.º golo. Tão grave como a validação do golo, foi a tentativa de 'inventar' uma alteração à Lei que não existiu. Como acontece muitas vezes com as Leis do jogo, aquilo que aconteceu neste último defeso, foi uma mudança do texto, mas a Lei não mudou... A posição do jogador em fora-de-jogo, que tentou jogar a bola, "INIBIU" claramente o movimento do Ederson ('inibiu' é a expressão que está escrita no texto da Lei...).
Se a equipa de arbitragem tivesse cometido um destes erros, em 90 minutos, até se podia desculpar, com o 'azar'!!! Mas em 10 minutos, cometer 3 erros desta monta, demonstra uma predisposição clara para o erro 'inclinado'!!! Até porque perto da outra área, não cometeu nenhum erro idêntico: recordo-me de um lance com o Zivkovic, junto da bandeirola de canto, onde o defesa do Boavista se atira para a piscina descaradamente, naquilo que seria uma recuperação alta (e perigosa) do Benfica, idêntica ao 1.º golo do Boavista, e a falta foi imediatamente assinalada (mal)!
Aliás os erros não foram só estes... Mais uma vez, os Amarelos ficaram no bolso até ao último terço do jogo, ainda na 1.ª parte, foram perdoados pelo menos 2 Amarelos... e até o penalty sobre o Cervi, não mereceu Amarelo para o defesa...
Mais uma vez, num jogo onde o Benfica teve um domínio avassalador, não tivemos um Livre perigoso em zona frontal, e os Livres laterais foram poucos... Mais uma vez, a cumplicidade com o anti-jogo foi total, com os 4 minutos de compensação a serem o cumulo do ridículo...
Logo no 1.º golo sofrido pelo Benfica, alguns jogadores do Boavista foram festejar o golo, em frente do banco do Benfica, com atitudes provocatórias e com palavras trocadas, com o Fiscal a assistir e nada foi feito... A forma como assisti a esta cena, deixou-me logo muito preocupado!!!

Já agora, como estamos no final da 1.ª volta, é tempo de fazer algumas contas:
- O último jogo que o Benfica jogou em superioridade numérica, foi no Sporting-Benfica, da última época, com a expulsão do Adrien ao minuto 88!!!! Vamos em 26 jornadas sem beneficiar de uma expulsão durante os 90 minutos (tivemos duas, já depois do jogo acabar: Arouca e agora Boavista). Se esta estatística não é um recorde, deve estar perto...
- Nesta 1.ª volta, os Corruptos já jogaram 222 minutos em superioridade numérica, o Sporting 100 minutos, o Benfica 0 minutos!!!
Os Corruptos beneficiaram de 6 expulsões no Campeonato, 11 em todas as competições, o Benfica só beneficiou de 1 expulsão na Taça de Portugal!!! Sendo que várias das expulsões nos jogos dos Corruptos foram na 1.ª parte das partidas... várias com duplo Amarelo, isto quando nos jogos do Benfica, é quase impossível um adversário levar Amarelo na 1.ª parte dos desafios, a excepção foi no Benfica-Moreirense apitado pelo Luís Godinho, de resto os poucos Amarelos mostrados foram quase todos por 'palavras'!!! E normalmente são os jogadores de vocação ofensiva a levarem com Amarelo, cedo... defesas, ou médios-defensivos, que jogam contra o Benfica, só levam Amarelo após os 60 minutos. Isto é verdade, em 90% dos casos!!!!
O mais curioso, é que esta 'tendência' disciplinar nos jogos do Benfica, começou na última época, com uma vergonhosa campanha do Rui Santolas, contra as supostas exageradas expulsões em jogos do Benfica... Sendo que as 14 expulsões que o Benfica beneficiou na época anterior (7 na 1.ª volta), foram todas (repito: todas) justificadas!!!
- Ainda outro pormaior: dos 11 golos que o Benfica sofreu nesta 1.ª volta, existem para mim, 5 golos precedidos e ilegalidades claras... sendo que ainda podemos somar, o golo sofrido nos Barreiros, onde a ingenuidade do Ederson 'desculpa' o erro!!! Praticamente 50% dos golos, não deviam ter acontecido: 3 no Boavista-Benfica; 1 no Benfica-Setúbal (fora-de-jogo); 1 no Arouca-Benfica (precedido de penalty sobre o Rafa na outra área)!!!


Em Chaves, a expulsão do Rúben Semedo foi pacífica, aliás o 2.º Amarelo até podia ter sido um Vermelho directo!!!
Ao minuto 81 o Chaves, pediu penalty... a bola tocou no braço do Esgaio, a intencionalidade é duvidosa, mas o jogador do Chaves estava em fora-de-jogo (não assinalado). Jogada muito parecida com o golo mal anulado ao Mitro na mesma baliza em Chaves!!! A bola chega ao avançado após um ressalto de bola (não um passe...), mas o último a tocar na bola é mesmo um jogador do Chaves...
Já agora, um pormenor que me deixa irritado:
- Parece que o CD está a 'embirrar' com o facto do Jesus, ter falado num conferência de imprensa quando já estava suspenso!!! Não é muito mais grave, um treinador suspenso, estar em contacto constante com o Banco, à descarada, via telemóvel?!!!! Na UEFA isso não acontece, com o treinador a ser obrigado a ir para a bancada, e a ter a 'companhia' de um delegado, para impedir a comunicação com o Banco... Mas no Tugão aparentemente, ninguém se preocupa com isto...

Fábio Veríssimo continua a sua ascensão no Tugão, agradando às pessoas certas, desta vez o Pintinho ficou contente: a expulsão do Chico Geraldes antes do intervalo é ridícula:
- o 1.º Amarelo é um lance dividido, onde os dois jogadores entram de 'carrinho', o Geraldes, até faz o corte na bola, e só depois se dá o choque com o adversário (recordo que o 1.º golo dos Corruptos nasce deste Livre...).
- 2.º Amarelo, num lance onde o Danilo está completamente sozinho entre 4 ou 5 defesas do Moreirense... e supostamente leva o Amarelo, por parar um contra-ataque!!!
Para um árbitro que esta época no Arouca-Benfica deixou os da casa distribuírem pau por tudo o que aparecia-lhes à frente... e que na última época, tanto nos decisivos Boavista-Benfica, como no Marítimo-Benfica voltou a permitir jogo faltoso repetido, no Bessa houve mesmo jogo violento...
Mas o zelo, ficou-se pelo Chico Geraldes, porque muitas outros lances idênticos, mas como as faltas foram cometidas por jogadores Corruptos os Amarelos ficaram no bolso... com a PorkosTV a ajudar à 'festa', escondendo como é habitual várias repetições, como por exemplo uma falta do Filipe aos 46 minutos, sobre o Dramé que seria o 2.º Amarelo (Filipe que ainda antes do 1.º Amarelo, já merecia ter levado um Amarelo aos 33 minutos...), Ainda tivemos o Mini e o Herrera, com entradas 'alaranjadas' no início da partida, a ficarem sem qualquer cartão!!! Herrera que ainda deu uma cotovelada a um adversário na 2.ª parte... e o Mini atropelou dois adversários em contra-ataques, intencionalmente, também no 2.º tempo, e terminou o jogo sem qualquer cartão...!!!

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)
13.ª-Sporting(c), V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Estoril(f), V(0-1), Paixão, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado
15.ª-Rio Ave(c), V(2-0), Rui Costa, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
16.ª-Guimarães(f), V(0-2), Almeida, Nada a assinalar
17.ª-Boavista(c), E(3-3), Luís Ferreira, Prejudicados, (3-0), (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contablizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
13.ª-Benfica(f), D(2-1), Sousa, Beneficiados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), D(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
15.ª-Belenenses(f), D(0-1), Tiago Martins, Nada a assinalar
16.ª-Feirense(c), V(2-1), Esteves, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
17.ª-Chaves(f), E(2-2), Almeida, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
13.ª-Feirense(f), V(0-4), Luís Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Chaves(c), V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Marítimo(c), V(2-1), Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Paços de Ferreira(f), E(0-0), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
17.ª-Moreirense(c), V(3-0), Veríssimo, Beneficiados, Sem influência no resultado

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada
13.ª jornada
14.ª jornada
15.ª jornada
16.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016

2 comentários:

  1. Incrível como não conseguimos ganhar um campeonato tranquilamente mesmo com uma equipa muito superior. Está aqui o porquê!

    ResponderEliminar
  2. Conclusão, a arbitragem continua na mesma.
    Roubos mais encapotados (por via da disponibilização de meios audiovisuais cada vez mais sofisticados), mas a mesma intenção de prejudicar o Benfica, o mesmo status quo quanto à honorabilidade e competência dos árbitros.

    CARREGA BENFICA TRINTA E SEIS!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!