terça-feira, 26 de abril de 2016

Rui de Vitória

"Phill Jackson, o Phil Jackson que ganhou por 11 vezes a NBA, seis pelos Chicago Bulls e cinco pelos Los Angeles Lakers, acha que a melhor fórmula para se fazer um campeão está na frase que ele soltou, poético, assim:
- O que une uma equipa é quando um cobre as fraquezas do outro.
Apesar dos últimos tempos se terem feito de algum susto e sofrimento só não há Benfica na frase de Jackson porque a frase que vale para o Benfica tem, nela, uma subtil diferença - no s do fim:
- O que une uma equipa é quando um cobre as fraquezas dos outros.
Mais: há especialistas em psicologia que julgam que a característica mais importante das equipas de alta performance é a disciplina - não é a união. No futebol não, no futebol o mais importante não é a disciplina - é a união. E é por isso que o Benfica está como está - e mais à beira do que pode ser o seu paraíso. 
Também é assim no futebol, mais que na vida: os jogadores estão sempre dispostos a enfrentar todos os grandes desafios - se os grandes desafios forem os seus desafios. E se de 1 a 11 (ou a mais...) os jogadores do Benfica estão como estão: unidos - é porque Rui Vitória já ganhou o seu campeonato (aconteça o que acontecer ao campeonato do Benfica...)
E Rui Vitória já ganhou o seu campeonato porque não desperdiçou a vida de treinador do Benfica a viver a vida do outro treinador do Benfica - através da sombra que ele lá deixara. Porque não permitiu que o barulho da opinião do outro (e de outros...) lhe calasse a voz interior, lhe colonizasse o cérebro, lhe abalasse as ideias - o apequenasse, o atormentasse, o baralhasse. E porque é como é - e era incapaz de brado assim: 
- Em oito meses já paguei o meu contrato de três anos...
(Sim: Rui Vitória nunca falaria, egocêntrico, nos meses que já lhe pagaram os anos de contrato - e Jesus falou. E, dizendo-o como o disse, não se colocou apenas mais em bicos de pés - rebaixou quem não o merecia: o Patrício, o William, o Adrien, o João Mário, o Ruiz, o Slimani...)"

António Simões, in A Bola

1 comentário:

  1. Pois, Rui Vitória pagou o seu contrato c/ uma única vitória em Madrid...
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!