sexta-feira, 5 de junho de 2015

Paradigmas

"O tema é recorrente. Será que o Benfica aposta na Formação? Será que o faz da forma mais adequada? A resposta só pode ser afirmativa. Com um forte investimento em infraestruturas de ponta, munidas da necessária competência técnica, essa aposta é insofismável. As milionárias vendas de André Gomes, Bernardo Silva e Cancelo são, para já, o resultado desse investimento. Que grande resultado, diga-se. E se também para outros houver mercado, venham mais milhões que o tempo não está para desperdícios. Não estou seguro é de que a Formação 'encarnada' esteja preparada para, no imediato alimentar a equipa principal - sabendo-se que o objectivo desta é a conquista de títulos, e não qualquer outro romantismo purista.
Excepção feita ao Barcelona, não há registo de clubes predominantemente formadores com grande sucesso desportivo. E em Portugal não me parece que estejamos perante uma geração particularmente dotada. Hoje a ambição começa na infância. O sonho dos jovens das academias já não é, simplesmente, entrar no plantel principal. Os mais talentosos são desde cedo aliciados com os milhões de outras paragens, pelo que se torna impossível segurá-los muito tempo.
Sobram... os restantes. Podemos então avançar para um paradigma competitivo alicerçado na Formação? O Benfica quebrou a hegemonia portista recorrendo a jogadores experientes, capazes de não vacilar perante as adversidades. Há, aqui por perto, quem abuse da juventude imberbe. Mas não são campeões desde os tempos de João Pinto, Jardel ou Schmeichel.
A Formação é útil como instrumento, como meio. Num Clube como o nosso, não pode ser um fim."

Luís Fialho, in O Benfica

1 comentário:

  1. alguém disse:


    Excelente texto. No entanto e a conjecturar o que o Presidente Vieira disse é para apostar na Formação e como ela ainda está, é mais que óbvio que vamos fazer uma "Travessia no Deserto", entregando de mão beijada os títulos aos outros e isso NUNCA pode acontecer. O Benfica tem de facto uma boa formação de jovens, cuja academia do Seixal além de ter condições únicas, também lá existem bons formadores de homens JOGADORES, mas desse facto ao formar uma Equipa Ganhadora cá e nas competições da UEFA é mero irrealismo, porque tem de haver muito e sério critério no lançamento para a Equipa Principal desses jogadores da formação. O Benfica tem que entrar em todas as Competições para ganhar e a acreditar naquilo que se tem passado há dois ou três dias a esta parte, parece que estamos a querer entregar o "ouro ao Bandido". Derrotados à partida NUNCA e mais, um treinador foi-se embora, deve-se com a brevidade possível contratar outro e existem muito melhores que ele, portanto o presidente DEVE e tem essa obrigação de contratar um HOMEM com B Grande de BENFICA e simultaneamente H Grande de HOMEM Benfiquista, se o não for de coração, que o seja profissionalmente sério, honesto e que desempenhe as suas funções no Clube com lisura de procedimentos ganhadores e não um que com EXCELENTES Jogadores se BORRE assim que lhe apareça pela frente um Barça, um Madrid, um braga, um Smerding e até um Porco ou seja, na hora H BORROU sempre a pintura camaleónica.Nunca o Gramei e como tal estou à vontade e até sinto Grande alivio por ter saído, NUNCA deveria é ter vestido o MENTO SAGRADO, porque seres destes nunca poderiam envergar aquela Camisola com o Simbolo Sagrado do Glorioso Benfica. Nasci e hei-de morrer Benfiquista e NUNCA na Vida Acreditei ou apoiarei um lagartoide, seja em que circunstancia for.
    AVANTE, PELO BENFICA, AVANTE !!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!