sábado, 31 de janeiro de 2015

Confiança...

Benfica 3 - 0 Boavista

Depois da derrota em Paços, era importante regressar às vitórias o mais depressa possível, este jogo até devia ter sido antecipado para Terça-feira!!! Se os 3 pontos, e a exibição agradável, nos podem deixar aliviados... os golos desperdiçados, deixam-me desconfiado!!! Não podemos continuar a falhar tantos golos feitos... Em Paços, fomos penalizados por isso, e no futuro pode voltar a acontecer...
O plantel do Boavista é fraquinho, o Petit tem feito milagres. Empatou no Dragay, ganhou ao Braga, mas a principal razão para a classificação 'descansada', é o sintético do Bessa. Sem essa vantagem, estariam neste momento a lutar desesperadamente pela manutenção... Acho mesmo que individualmente, são a pior equipa da Liga, o que não é fácil, já que a concorrência é grande!!!
O Benfica entrou com paciência na partida, a trocar a bola, mas a criar pouco perigo de início, só após um corte incompleto da defesa do Boavista, a bola foi ter com o Ola John que falhou escandalosamente (o 1.º falhanço... houve outros!!!). Mas numa jogada de insistência, a bola chegou à cabeça do Lima, que finalmente marcou... Pouco depois, num canto, aproveitando uma falha de marcação, o Maxi não perdoou... Uma jogada diga-se, que o Benfica costuma tentar, portanto nem devia ser surpresa!!!
No 2.º tempo o jogo foi igual, o Júlio César foi quase sempre um espectador (a única defesa, foi no cabeceamento onde o Jardel é empurrado)... o 3.º golo apareceu num penalty, os remates perigosos foram sucedendo, as substituições deram mais velocidade à equipa, o Guedes e o Talisca entraram bem... O Boavista também fez algumas alterações, colocou em campo alguns jogadores com toque de bola, fez finalmente uma jogada de ataque planeado, com a bola a passar pelos pés de todos os jogadores, mas sempre sem grandes problemas para o Benfica...

Quando tudo parecia perfeito, num sprint absurdo, o Júlio César lesionou-se. Esta época, ficará sempre marcada pela quantidade absurda de lesões, em jogadores fundamentais... e normalmente com períodos de recuperação longos. Até agora, com maior ou menor dificuldade temos encontrado soluções, espero que o mesmo aconteça na baliza... O Artur já cometeu erros ao serviço do Benfica, mas também já fez boas exibições, e nos jogos grandes, é mais fácil errar na Luz, do que fora de casa... A equipa tem defendido colectivamente bem, o Júlio César tem sido sujeito a pouco trabalho, portanto basta manter os mesmos níveis...

Uma nota para a 1.ª fase de construção do Benfica: com o relvado em péssimo estado em Alvalade, sem o Júlio César na baliza, os passes na 1.ª fase de construção têm que ser perfeitos. Hoje, houve algumas desconcentrações, que podiam ter sido perigosas... perto do fim, houve mesmo um contra-ataque perigoso do Boavista numa destas situações. Jardel, Eliseu e o Samaris não podem perder a concentração... Já agora, o Luisão deverá treinar os passes em profundidade!!!
O Maxi foi justamente considerado o MVP da partida... é um daqueles jogadores que se recusa ser somente um defesa, quer ser extremo, médio criativo e goleador!!! Nem tudo saiu bem ao Salvio (um dos falhanços mais incríveis foi do Toto!!!), mas foi melhorando com os minutos... além disso parece que a raça do Maxi é contagiosa!!! Neste momento o nosso jogador com mais 'classe' é o Jonas, e sem o Nico em campo, até é mais notório... mas nas últimas partidas tem complicado as coisas no momento do remate. O Jonas não jogou o jogo da 1.ª volta com os Lagartos, nem no Dragay... estou curioso para assistir à exibição do Jonas Pistolas no Alvalixo. O Ola John continua a misturar grandes jogadas, com más decisões... mas está mais agressivo. Agora, espero o regresso, em forma, do Nico... O Lima marcou um golo, de bola corrida, podia ter marcado mais... Pareceu-me ter ficado chateado por não marcar o penalty, mas gostei de o ver festejar o golo com o Jonas. O Samaris está finalmente a jogar ao nível dos últimos '6' do Benfica, hoje até com alguns excessos de confiança nas saídas de bola... A forma como pressiona e recupera muitas bolas, logo na 1.ª vaga, é um sinal de como o posicionamento é exemplar... A grande surpresa do onze, foi a entrada do Pizzi para o lugar do Talisca. O Jesus nunca vai admitir, nunca saberemos se a intenção foi poupar o Talisca ao amarelo, mas se foi por isso, então a entrada do Talisca como substituto não fez sentido. E recordo que em Paços o Talisca foi um dos jogadores em mais sub-rendimento. Num jogo de sentido único o Pizzi, fez um jogo regular, sem grandes destaques... com tantas pernas à frente, não foi fácil encontrar uma boa linha de passe.
A arbitragem foi surreal. A primeira falta marcada a favor do Benfica, foi aos 26 minutos, quando já estávamos a vencer por 1-0 !!! O critério das faltas foi absolutamente torto. Descaradamente anti-Benfica. Um verdadeiro e 'digno' sucessor do Desdentado. E nem é preciso recordar os penalty's que ficaram por marcar, o último então sobre o Lima...!!! Depois dos vários jogos, onde já nos prejudicou, ir para o Estádio da Luz, num jogo destes, fazer um serviço destes, demonstra uma gigantesca falta de vergonha no focinho!!! Depois de em Paços o nosso adversário ter visto o 1.º amarelo já nos descontos... hoje, lá 'beneficiámos' de 2 amarelos, isto com uma quantidade assinalável de entradas por trás, agressões, cotoveladas, faltas sucessivas.... e afins!!! O Huginho é um daqueles filhos-da-puta, que mereciam ser totalmente 'desdentados' no Colombo, ou noutro sítio qualquer!!!
Até nos 6 minutos de desconto, lixou os Benfiquistas que estariam à espera de um desconto, no próximo jogo na Luz com o Setúbal!!! Isto quando no 1.º tempo, deu 1 minuto de desconto, quando após o golo do Lima, o jogo teve 3 minutos parado, com um central Boavisteiro lesionado!!!
PS: A UEFA decidiu atribuir ao Bento o título de melhor guarda-redes Português de todos os tempos. Não sei qual foi o critério, nem como chegaram a esta conclusão. Eu não sou o individuo mais imparcial para comentar esta notícia, porque o Manuel Galrinho Bento, foi o meu ídolo de juventude. Não vi o Eusébio jogar, nem o Coluna, nem o Águas, entre outros... Entre os craques dos anos 80, apreciava o Diamantino o Carlos Manuel, mais tarde o Valdo o Paneira... Mas para mim Benfica foi sempre sinonimo de Bento. Além das questões técnicas, o sangue na guelra, o pavio curto, o ódio a qualquer resultado além da vitória, resumindo: era o Benfica. Dito isto, tecnicamente o Bento cometeu os seus erros, como é óbvio, mas foi de longe o melhor guarda-redes que vi actuar... O facto de ser baixinho, até podia dar a ilusão que as suas defesas eram mais difíceis, mas não interessa... Sem vedetismos, com grande humildade, deu sempre tudo o que tinha e o que não tinha!!!
Em Portugal, será difícil no futuro próximo qualquer Benfiquista ser reconhecido desta forma publicamente, o anti-Benfiquismo reinante em todas as instituições, começando na imprensa, torna uma homenagem destas impossível, por incrível que pareça... Nas felizmente ainda existe alguém que foge ao controle, da central de desinformação dos Anti's!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!