segunda-feira, 31 de março de 2014

Lixívia 25

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......64 (-7) = 71
Sporting........57 (0) = 57
Corruptos...49 (+3) = 46
Braga.........32 (+3) = 29

Para começar peço atenção para a classificação no cabeçalho: pois é, a 5 jornadas do fim, com 15 pontos para disputar, deveríamos ter 14 pontos de avanço...!!! E como seria diferente, a gestão do Jesus na Liga Europa e na Taça de Portugal, com 14 pontos de vantagem para o 2.º classificado.
Podem contra-argumentar que as contas do Bruninho são diferentes. Pois são, mas curiosamente não são muito diferentes... nos jogos do Sporting, são somente em dois: eles consideram-se prejudicados - pontualmente -, nos jogos com o Nacional em casa, e com o Setúbal fora, e eu não concordo!!! Nos jogos do Benfica, eles consideram que o Benfica foi beneficiado - pontualmente - no jogo com o Arouca na Luz, e no jogo no Algarve com o Olhanense, e eu não concordo!!! Portanto a diferença até não é muita... mas aparentemente além de cegos, não sabem fazer contas!!!

Admito, estava à espera de mais um Roubo monumental do Desdentado, e apesar dos erros, a inclinação foi muito mais ténue, do que estamos habituados... o Proença deve ter tomado um daqueles grandes clamantes antes do jogo do Benfica!!! Só assim se compreende, não ter prejudicado o Benfica pontualmente... O homem, ainda deve estar a dar cabeçadas às paredes!!! Sendo optimista, recordando outros Ladrões, tenho a sensação que quando os Grandes Ladrões se aproximam do final da carreira, ficam mais 'mansos'... o que até tem lógica, porque grande parte da influência que o Sistema tem sobre os árbitros, está directamente ligado à evolução nas suas carreiras, por isso quando eles ganham o estatuto de 'intocáveis' nas classificações, podem ficar um pouquinho mais imunes às 'influências'!!! Não sei se é isso que se está a passar, mas estarei cá para ver...
Tecnicamente não houve erros graves... Disciplinarmente perdoou duas expulsões a jogadores do Braga: Luíz Carlos (mais uma entrada assassina sobre o jogador do Benfica; terceira em dois jogos do Benfica, todas sem Vermelho!!!), e Santos por derrube ao Gaitán, quando este ficava isolado: o Nico ficava enquadrado e completamente isolado, além disso a própria falta já foi grave, com um pontapé nas pernas do Nico, sem qualquer intenção de jogar a bola. Existe outro lance parecido, com o Markovic e o Nurio, mas creio que a posição do Paulo Vinicius, não deixaria o Marko isolado.
A ginástica que os cumentadeiros foram obrigados a fazer por causa destes dois cartões vermelhos perdoados, é incrível. Basta comparar o habitual Tribunal d'Nojo: a critica minimalista na escolha dos lances nos jogos do Sporting e dos Corruptos, em sentido inverso nos jogos do Benfica, até discutem os 'penteados' dos jogadores (exagero deliberado)!!! Como houve dois jogadores do Braga que deviam ser expulsos, tiveram que arranjar dois jogadores do Benfica para expulsar: a rifa calhou ao Siqueira e ao Fejsa, ambos por 2.º amarelo!!! E ambos os casos, a expulsão seria absurda. As faltas do Siqueira foram perfeitamente normais... na 1.ª é mesmo o jogador do Braga a forçar o contacto; o Fejsa, no suposto 2.º amarelo, verificou que ia chegar atrasado, e foi a tempo, de retirar o pé, evitando assim o contacto... Mas como os tais ex-apitadeiros, escolheram estes dois lances de 2.º amarelo para os jogadores do Benfica, o editor do Nojo, ao acaso - irónico mode !!! -, escolheu realçar estas jogadas, em detrimento das expulsões do Luíz Carlos e do Santos!!!
Ainda houve um fora-de-jogo mal assinalado ao Lima, com o Brasileiro completamente isolado, com a bola controlada!!! Foi engraçado ouvir o Freitas Lobo aos 'gritos' a pedir fora-de-jogo, e depois quando passou a repetição, aquilo que era óbvio, deixou de o ser...!!!
A discussão sobre o penalty do Rodrigo, é mais um exemplo, da forma torpe como a discussão dos casos dos jogos é feita em Portugal: a falta existe, a falta é dentro do campo; e o Rodrigo falhou o penalty!!! Portanto a influência no resultado foi nula!!!
No Sábado no Alvalixo, tivemos outra arbitragem amigável para os Lagartos. Houve um golo mal anulado ao Sporting, por culpa do fiscal-de-linha, mas o árbitro principal, Nuno Almeida, nas faltas e faltinhas a meio-campo parecia do Bruno Carvalho!!! Chegou mesmo, numa jogada onde o Maurício se mete às cavalitas do André Santos, a marcar falta contra o Vitória!!!
O primeiro grande erro, é não expulsão do Silimani por simulação, seria o 2.º amarelo. Pouco depois anulou mal o golo do Montero. Poucos minutos depois, perdoou a expulsão do Adrien, que pisou violentamente um adversário... nem falta marcou, era vermelho directo!!!
ADENDA: Inicialmente não vi a irregularidade, mas depois de me chamarem a atenção, tenho que mudar de opinião: o golo do Rojo, foi precedido de fora-de-jogo do Jefferson... a bola ressalta num jogador do Vitória, mas no momento da tentativa de cruzamento, o defesa-esquerdo Lagarto está adiantado.

A Tourada do Choupana merecia um testamento, mas já não tenho paciência para aturar Corruptos Calimeros!!!
1.º golo do Nacional, é obtido após um fora-de-jogo. Erro do fiscal-de-linha; Penalty bem assinalado a favor dos Corruptos: é verdade, que o Quaresma 'exagera' na queda, mas existe uma repetição onde mostra o Ghazal a rasteirar - com contacto - o Cigano Amarelo; Golo bem anulado ao Jackson: a impulsão é feita sem falta, mas depois, utiliza o Marçal para se enquadrar melhor no ar - ganha alguns milésimos de segundo no ar!!! -, com os braços, nos ombros do adversário. É falta... eu sei que o Jackson está habituado a marcar golos assim, mas não deixa de ser falta; Não existe penalty sobre o Quaresma já nos descontos, é o próprio Corrupto a procurar o contacto, e depois a queda, é da sua total responsabilidade.
Como podem concluir, na minha opinião houve um erro grave, e o responsável foi o fiscal-de-linha. O mesmo que no final, andou a fazer de Securitas!!!
Mas o jogo não terminou com o apito do árbitro: as cenas que se seguiram, com a censura da SportTV, acabaram por ganhar mais relevância do que a própria arbitragem!!! Os porcos da SportTV já tinham censurado o lance onde o Lucas João ficou a sangrar abundantemente no relvado (mesmo com o jogador deitado na relva o jogo não foi interrompido!!!)... Por incrível que pareça, as melhores imagens do fúria do Quaresma Amarelo, acabaram por ser as da RTP, que com um câmara, fez melhor do que os Porcos da SportTV com uma dezena delas!!!
Agora, como é que o árbitro, e os fiscais-de-linha (que não tinham nada do que se meterem a separar os jogadores), no meio daquela confusão toda, não mostraram nenhum cartão vermelho?!!! Como é que a CD da Liga depois de ver as imagens, não abre um inquérito, ou mesmo um Sumaríssimo?!!!
No Domingo à tarde, em conversa com um familiar Lagarto (sim, anti-Benfiquista...), disse-lhe para não se preocupar com o resultado dos Corruptos na Madeira, porque eles não iriam ganhar... dei-lhe a garantia absoluta!!! Ele ficou admirado... expliquei-lhe que depois da dose de cavalo da amarelinha na Quarta-feira com o Benfica, a ressaca iria afectar a performance dos Corruptos!!! Não reclamo poderes de vidência, tento aplicar a lógica aos meus raciocínios... só não compreendo é como os senhores do Concelho Nacional Antidopagem (ADoP) continuam a ocupar os seus lugares, e a ganhar grandes ordenados pagos pelos contribuintes Portugueses, sem fazerem nada, permitindo que este forrobodó seja inevitável, até um não-vidente declarado como eu, consegue adivinhar estas coisas!!!
ADENDA: Hoje foi confirmado a impunidade do Quaresma, algo que não me surpreende. Alguns recordaram-se da expulsão do Cardozo, num Benfica-Sporting, apitado pelo Capela, tudo, por ter dado um murro na relva, depois de ter levado mais uma cacetada!!! Mas esta 'amnésia' do Capela na altura de escrever o relatório, obriga-me a recordar outro 'acontecimento': a expulsão do Aimar em Olhão... Onde o Capela, 'inventou' uma agressão com sangue, com o objectivo claro, de castigar o Pablito em dois jogos, e assim falhar o derby do Alvalixo (derby esse, decidido pelo Soares Dias)!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenenses(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar
12.ª-Arouca(c), E(2-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
13.ª-Olhanense(f), V(2-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
15.ª-Corruptos(c), V(2-0), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
16.ª-Marítimo(c), V(2-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
17.ª-Gil Vicente(f), E(1-1), Paixão, Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
18.ª-Sporting(c), V(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Duarte Gomes, Prejudicados, Sem influência no resultado
20.ª-Guimarães(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
21.ª-Belenenses(f), V(0-1), Jorge Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
22.ª-Estoril(c), V(2-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
23.ª-Nacional(f), V(2-4), Manuel Mota, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
24.ª-Académica(c), V(3-0), Rui Costa, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
25.ª-Braga(f), V(0-1), Proença, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Nacional(c), E(0-0), Miguel Mota, Nada a assinalar
15.ª-Estoril(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar
16.ª-Arouca(f), V(1-2), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Académica(c), E(0-0), Paulo Baptista, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
18.ª-Benfica(f), D(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Olhanense(c), V(1-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
20.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
21.ª-Braga(c), V(2-1), Soares Dias), Nada a assinalar
22.ª-Setúbal(f), E(2-2), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, (1-1), Impossível contabilizar
23.ª-Corruptos(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
24.ª-Marítimo(f), V(1-3), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
25.ª-Guimarães(c), V(1-0), Nuno Almeida, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
12.ª-Braga(c), V(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-Olhanense(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
15.ª-Benfica(f), D(2-0), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Setúbal(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
17.ª-Marítimo(f), D(1-0), Nuno Almeida, Nada a assinalar
18.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Cosme Machado, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
19.ª-Gil Vicente(f), V(1-2), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
20.ª-Estoril(c), D(0-1), Vasco Santos, Nada a assinalar
21.ª-Guimarães(f), E(2-2), Marco Ferreira, Nada a assinalar
22.ª-Arouca(c), V(4-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
23.ª-Sporting(f), D(1-0), Proença, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
24.ª-Belenenses(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
25.ª-Nacional(f), D(2-1), Capela, Prejudicados, Beneficiados, (1-1), (-1 ponto)

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Corruptos(f), D(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
14.ª-Marítimo(f), E(2-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(c), V(3-0), Benquerença, Nada a assinalar
16.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
17.ª-Belenenses(f), D(2-1), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Gil Vicente(c), V(4-1), Capela, Nada a assinalar
19.ª-Estoril(f), D(2-1), Xistra, Nada a assinalar
20.ª-Arouca(c) E(2-2), Duarte Gomes, Nada a assinalar
21.ª-Sporting(f), D(2-1), Soares Dias, Nada a assinalar
22.ª-Nacional(c), V(2-1), Nuno Almeida, Nada a assinalar
23.ª-Académca(f), E(1-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
24.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Rui Silva, Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
25.ª-Benfica(c), D(0-1), Proença, Beneficiados, Sem influência no resultado

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Até um 'cego' consegue 'ver'...!!!



Sofre de diarreia verbal, é verdade. Mas no meio de tanta cegueira - o trauma vermelho é tramado -, ainda se aproveita alguma coisa!!!

domingo, 30 de março de 2014

Caminho aberto para a Luz !!!

Braga 0 - 1 Benfica

A nota artística nesta altura do Campeonato é completamente supérflua!!! Além da pressão natural destes jogos - com o título à porta!!! -, esta partida em Braga tinha mais duas variáveis: a derrota para a Taça na Quarta-feira (sim, apesar de ser uma competição diferente, com um '11' de recurso, cria sempre desconfiança...); e o factor Proença (sim, quando uma equipa se prepara para um jogo destes com um árbitro desta laia, a desconfiança durante a semana, não é boa conselheira...!!!). O facto do Benfica nos últimos anos só ter ganho dois Campeonatos, parece afectar a memória dos adeptos do Benfica... historicamente, o Benfica só muito raramente conseguiu ser Campeão prematuramente!!! As últimas duas, foi só na última jornada... A ansiedade, o medo do erro, até a própria euforia dos adeptos pode condicionar a forma como a equipa encara os jogos...
O jogo de hoje, não teve muitas oportunidades de golo, de ambos os lados, para o adepto até teve momentos demasiados calmos, mas o jogo foi durinho, com o Braga a pressionar alto... um Braga desfalcado, mas com as pilhas todas. Pessoalmente, creio que sem a gestão da última Quarta-feira, hoje teríamos tido muito mais problemas...
É verdade que a bola rodeou demasiadas vezes a área do Benfica, o nosso meio-campo não conseguiu recuperar bolas altas, o Oblak sem fazer nenhum defesa de outro Mundo, foi obrigado a entrar em acção, mas a melhor oportunidade do Braga foi num canto, e o Benfica além do penalty falhado, podia ter marcado pelo menos mais dois golos (além de algumas jogadas mal definidas no 'penúltimo' passe!!!)...

Não houve destaques individuais, mas a maneira como o Lima se desmarcou no lance do golo, deve ser realçada... Com o Cardozo em baixo de forma, com o Rodrigo ainda a demonstrar alguma irregularidade no momento do remate, é muito importante ter neste momento um ponta-de-lança em grande forma... não podemos ficar à espera que o Luisão e o Garay sejam os nossos goleadores em todos os jogos!!! A nossa defesa também esteve bem, principalmente os laterais, com muito trabalho, só aquele falhanço de cabeça do Sílvio era dispensável... Em sentido contrário, tenho que destacar o menor fulgor do Enzo nos últimos jogos: hoje parece que não recuperou de um toque, contra a Académica até marcou um golo, mas para um dos jogadores que tem beneficiado mais da rotação do plantel, esperava-se mais qualidade de jogo nesta altura do ano... começo mesmo a desconfiar que o Enzo terá algum problema físico grave, e anda a sacrificar-se pela equipa!!!

Resumindo: foi um jogo onde fomos obrigados a sofrer até ao último minuto, talvez com demasiado respeito pelo adversário, onde tivemos no minuto 13 a nossa fortuna, e um final feliz.
O Desdentado acabou por estar discreto, para mim o Amarelo ao Siqueira foi ridículo... Os avençados vão 'exigir' a expulsão do Fejsa, mas para quem não expulsou o Luiz Carlos, também não podia expulsar o Fejsa!!! Além dos 'amarelos' a jogadores do Braga, quando jogadores do Benfica iam isolados para área, serem muito duvidosos!!!
O penalty não tem discussão, é verdade que só foi marcado, porque já estávamos nos descontos... Mas o Rodrigo resolveu 'falhar' o penalty!!! É uma decisão que aceito, afinal de contas, depois de tudo o que este 'palhaço' já fez ao Benfica, o Benfica não precisa de penalty's dele (mesmo bem marcados) para vencer jogos!!! Falando um pouco mais a sério, como é óbvio, devia ter sido o Lima a marcar o penalty, e diria o mesmo, se o Rodrigo tivesse marcado.
Matematicamente faltam 3 vitórias, nas 5 últimas jornadas, basta vencer os jogos na Luz... mas o ano passado o empate com o Estoril, foi na Luz!!! Com os jogos a meio da semana, todas as jornadas vão ser complicadas... todas. Até em Arouca, onde a derrota parece impossível, será difícil... com a chuva a persistir nesta Primavera, temo mesmo, mais um jogo no Batatal lá do sítio!!!
Mas, admito que tenho uma fezada para o próximo fim-de-semana: mesmo com toda a mijadeira que tem acompanhado os Lagartos nas últimas jornadas, com golos sem saber ler nem escrever...; e com arbitragens muito 'amiginhas', acho que o Paços de Ferreira, pode fazer uma surpresa... e assim o jogo de Segunda-feira com o Rio Ave, na Luz, já podia ser encarado de outra forma!!!

Juniores - 8.ª jornada - Fase Final

Gonçalo Guedes
Leixões 1 - 4 Benfica

Excelente vitória, com um obstáculo extra: o Thierry Graça, o nosso guarda-redes, foi expulso aos 6 minutos!!! Ficámos em inferioridade pouco tempo, pois o Leixões também ficou com 10, e assim, fomos para a frente, e goleámos!!!
Com o empate dos Lagartos em Guimarães, a luta no Campeonato parece ser só a dois: Benfica/Braga... E como ainda temos que ir a Braga, as coisas não estão fáceis... aqueles dois pontos perdidos, contra este Leixões no Seixal, depois da vantagem de 3-0, podem vir a fazer falta!!!

Até ao final, recebemos o Guimarães, o Leiria e o Sporting, e temos que ir a Braga, Oeiras e aos Corruptos, e pelo meio ainda temos a Final-Four da Champions na Suíça!!!
A boa notícia da semana, foi a renovação do João Nunes, depois muita polémica online, acusações... tudo ficou resolvido, ainda bem.


Benfica.........19
Braga............19
Sporting........15
Corruptos......12
Oeiras............8
Leixões..........8
Leiria.............4
Guimarães......4 

9.ª Corrida António Leitão

Decorreu este fim-de-semana a 9.ª Corrida António Leitão dentro e em redor do Estádio da Luz. Começou no Sábado com os mais pequenos... e terminou hoje, com os 'mais grandes' que apesar da chuva não desmobilizaram...
Parte significativa do orçamento da secção de Atletismo do Benfica, que tantos triunfos nos tem oferecido, nas últimas épocas, tem a sua origem nesta excelente iniciativa (entretanto já copiada, pelos do costume...!!!), por isso é importante, que os Benfiquistas (e não só) continuem a aderir em força à Corrida... Hoje, foram mais de 13 mil!!!

Tranquilo

Benfica 3 - 0 Guimarães
25-17, 25-17, 25-15

Com o acesso à Final do Campeonato assegurada, o Benfica venceu hoje, com alguma facilidade, o Vitória de Guimarães... Depois do jogo muito longo de ontem, hoje tudo foi mais rápido.
Ainda não garantimos o 1.º lugar, e respectiva vantagem de jogar a 'negra', em caso de necessidade na Luz, temos que manter a concentração...

Joana Campeã !!!

Parabéns à Joana Vasconcelos, pela conquista do título Nacional de Fundo de Canoagem, pela 3.ª vez consecutiva...!!!

sábado, 29 de março de 2014

Alegria !!!

Braga 1 - 2 Benfica

Este é daqueles jogos, onde a nota artística era totalmente dispensada, depois do sorteio azarado (pior era impossível!!!), o importante era vencer, e assim marcar presença na Final-4 da Taça de Portugal.
E foi isso que aconteceu, um Benfica moralizado pela vitória a semana passada contra o Sporting (eliminado desta competição pelo Fundão!!!), e assim tivemos um Benfica sólido, e que conseguiu resistir ao 5x4 no final da partida, defendendo uma vantagem mínima, sempre perigosa... Mesmo assim, falhámos demasiados golos... já no jogo do Campeonato na Luz, este Braga demonstrou algumas dificuldades em posse de bola, mas desta vez, fomos demasiados perdulários nos ataques-rápidos... Mas depois de várias derrotas em Braga, lá matámos o borrego!!!
A Final-4 será em Oliveira de Azeméis, além do Benfica, o Modicus já está qualificado, e amanhã se tudo correr normalmente o Fundão e o Leões de Porto Salvo deverão ser os outros finalistas... Pode parecer fácil, mas para quem está por dentro da modalidade, sabe que não são favas contadas!!!

Aqui fica o jogo na integra (golos no video: Henmi 14m; Brito 59m; Gonçalo 1:13m):

Remontada !!!

Benfica 3 - 2 Sp. Espinho
25-20, 32-34, 25-27, 25-20, 17-15

Apesar da alegria da vitória, com remontada e tudo, não posso deixar de sentir, que hoje perdemos 1 ponto (vitórias por 3-2 só dão 2 pontos...).
Estive a ver o diferido do jogo na Benfica TV, e naquele 2.º Set tivemos várias oportunidades para fechar o Set a nosso favor... Já no jogo com o Castêlo, aconteceu o mesmo: estamos com dificuldade em fechar Set's equilibrados.
Agora temos 3 pontos de vantagem, mantendo esta diferença até ao jogo dos Açores, mesmo perdendo (por 3-0 ou 3-1), a Fonte do Bastardo igualará nos pontos, e o desempate será pelos Set's perdidos e ganhos, nesta 2.ª fase, e neste momento estamos também em vantagem: 18-2 contra 15-7. Portanto a 'coisa' está controlada. Mas para que assim se mantenha é necessário, não levar para a 'negra' mais nenhum jogo, começando por amanhã, na recepção ao Vitória de Guimarães.

PS: Foi bonita a homenagem do Sp. Espinho antes do jogo, ao Eusébio, ao Coluna e ao António Leitão (Espinhense), pena que estes comportamentos sejam as excepções....

Está complicado !!!

Reus 5 - 2 Benfica

Seguir o jogo através de Infos na Net, não dá para se ter uma ideia definitiva do que se passou. Mas o ano passado vencemos aqui, com algum à vontade, e goleámos na Luz!!!
Independentemente da arbitragem - e pelo número de faltas deve ter sido um fartar de vilanagem -, o Benfica não está a jogar bem...
O ano passado vencemos por 7-1 na Luz, por isso, em condições normais, não estaria preocupado para o jogo da 2.º mão na Luz, mas a defender assim, duvido muito da passagem às Meias-finais... Ainda por cima, continuamos a não marcar 'bolas paradas', e para se juntar à festa, por solidariedade talvez, o Trabal deixou de defender 'bolas paradas'!!!

3 pontos

Benfica B 2 - 1 Chaves

Jogo pouco conseguido da nossa equipa B. O Chaves marcou um grande golo na 1.ª parte, a realidade é que o Benfica não estava tão dominante como costuma fazer no Caixa Futebol Campus, mesmo assim criámos algumas oportunidades estranhamente desperdiçadas: Cancelo!!! E no último minuto da 1.ª parte, num lance raro, o árbitro marcou penalty a favor do Benfica... O problema é que o árbitro enganou-se no jogador que fez a falta. O guarda-redes no Chaves não fez nenhuma falta, é o defesa do Chaves, Miguel Ângelo que empurra o Cavaleiro no momento do remate, mas quem levou Vermelho foi o guarda-redes!!!
Após o intervalo, com o resultado em 1-1, esperava-se um Benfica dominador à procura do golo da vitória, e nos primeiros minutos foi isso que aconteceu... mas depois do golo do Hélder Costa, o Benfica estranhamente perdeu o controle da partida. É verdade que o árbitro - Jorge Tavares -, tudo fez para corrigir o erro da 1.ª parte, mas permitimos demasiados contra-ataques ao Chaves, que acabavam sempre com pontapé de canto, ou livre lateral ou frontal perigoso...
Fomos demasiados lentos, e pouco práticos, nos últimos 20 metros...

PS: Uma nota para os jogadores do Chaves, alguns até bastante experientes: depois do erro do árbitro, durante toda a 2.ª parte, assistimos a um festival de má educação épico, o árbitro condicionado, permitiu tudo... Ainda por cima o erro, foi na identificação do faltoso. Não vi o jogador que cometeu a falta, tentar falar com o árbitro, chamado-lhe a atenção para o erro... Recentemente em Inglaterra, no Chelsea-Arsenal, houve protestos na altura, mas no resto do jogo os jogadores souberam comportar-se... Em Portugal isso é impossível.

Ao Grande Capitão

"TABRIZ - Regresso a Tabriz, neste final de semana, depois de jogarmos no campo do líder do campeonato, o Foolad, onde o Tractor esteve a vencer por 1-0 e veio a perder por 1-2. Sofremos dois golos de penalty diante de um adversário muito forte, que é, agora, o principal candidato ao título, à frente das poderosas equipas do Esteghal e do Persepolis. Volto a Tabriz e comigo voltam a chuva e o tempo invernoso, depois de muito sol na maioria de Março. Estou de volta a Tabriz e a minha primeira mensagem não pode deixar de ir para o Grande Capitão. É a mensagem do Filho Branco para o Grande Capitão Mário Wilson, que recupera (e oxalá recupere para muitos e bons anos ainda) de mais uma etapa difícil na vida do seu coração. Sem o Grande Capitão eu não estava aqui e nada que eu possa dizer fará mais justiça à minha inesquecível gratidão...
Na onda de euforia vivida em Tabriz pela popularidade que a equipa do Tractor trouxe à cidade, volta à oportunidade que tive de viver, pela segunda vez, a experiência de que vos falei na minha primeira crónica... a visita intensa e emotiva a um hospital oncológico de crianças.
Pude estar na inauguração de uma exposição de trabalhos feitos por essas crianças e tive oportunidade de falar aos pais e às crianças, deixando-lhes uma mensagem de esperança e de perseverança, de que vale a pena lutar com todas as forças e acreditar sempre... A exposição visava obter receitas com a venda de muitas pinturas, azulejos, artesanato, enfim... Foi um dia diferente, mas um daqueles dias em que deixamos de pensar em tácticas, em treinos, e coisas supérfluas e nos envolvemos nas brutais rasteiras que a vida prega e quem está só a dar os primeiros passos na vida.
Outra experiência recente, mas que não pode nem deve ser misturada com a anterior, foi a de ter sido convidado para a entrega de prémios de provas desportivas na Universidade de Tabriz, uma das mais conceituadas de todo o Irão. Num pavilhão multiusos de grandes dimensões, com as bancadas cheias de rapazes de um lado e de raparigas do outro, foi anunciado que o convidado era Toni Oliveira... Ninguém pode imaginar o que foi a recepção que tive e o impressionante entusiasmo que se vivei naquele pavilhão.
Fantástica a forma como todos os jovens de Tabriz vibram com a equipa do Tractor, e fantástica também a forma espantosamente carinhosa, e eufórica até, como sou recebido seja onde for.
Experiências surpreendentes e marcantes, numa vida felizmente repleta de emoções..."

Toni, in A Bola

sexta-feira, 28 de março de 2014

A voz da serpente

" 'Águia voa para o título', 'Perto do Céu', 'Festa Rija', 'Campeões à vista'. Estes são alguns dos cabeçalhos que pudemos ler em diários desportivos nos últimos tempos. Paralelamente, nas televisões, comentadores mais ou menos isentos atribuem o Campeonato ao Benfica como se a respectiva conquista se tratasse de uma mera formalidade. A tal ponto que a partida entre Sporting e FC Porto foi abordada por muitos como uma simples luta pela segunda posição. Isto passa-se há já várias semanas. Porém, se o Benfica não tivesse ganho os jogos que entretanto foi disputando, nesta altura já nem sequer estaria no primeiro lugar da tabela classificativa. Provavelmente, era essa a intenção de tão vistoso foguetório.
Não nos deixemos iludir. Juntamente com uma campanha de pressão, condicionamento e coacção de árbitros, existe uma outra que visa o adormecimento da nossa equipa. Sem ponta de inocência, os nossos adversários tentam, de uma penada, alimentar o deslumbramento da família benfiquista, e criar condições para, ao mais pequeno deslize, derramarem sobre nós o ónus desse mesmo deslumbramento - à semelhança do que fizeram na época passada, a propósito dos festejos de um simples vitória no Funchal.
Faltam seis jornadas para terminarem o Campeonato Nacional, e, caso cheguemos às Finais de todas as provas em que estamos inseridos, faltarão ainda quinze jogos para concluir a temporada futebolística. Muitos jogos. Muitas dificuldades. Muitos perigos. Demasiados perigos!
Em Maio do ano passado faltavam apenas três partidas para erguer três troféus. Sabemos o que aconteceu. Ninguém nos convencerá agora que, com quinze longas e duras batalhas pela frente, poderemos baixar as guardas e dar o sucesso por adquirido.
Não! Ainda não ganhámos nada! E se pensarmos o contrário, corremos sérios riscos de repetir dramas passados, satisfazendo a ânsia dos rivais. A 'guerra' trava-se jogo a jogo, e só no fim se fazem as contas. Até que a matemática dite leis, a mínima dose de triunfalismo poderá ser fatal."

Luís Fialho, in O Benfica

Brilhante goleada do FC Porto...

"A vitória sobre a Académica foi mais um passo seguro rumo ao 33.º título de campeão nacional. Faltam seis jornadas e a margem é muito boa. Uma vitória em Braga colocava o título a salvo de catástrofes mais imaginativas.
Com tanta poupança no Dragão não se pode pedir outra coisa. O Benfica, ao prescindir de seis titulares contra o FC Porto, ficou seis vezes mais longe de ganhar a Taça de Portugal. O FC Porto, ferido e com uma cicatriz de doze pontos, conseguiu uma brilhante goleada sobre o Benfica e tem motivos para festejar. São justos todos os festejos azuis e brancos.
O Benfica não deve, na minha opinião, fazer uma gestão tão audaz na Liga Europa, tendo chegado aos quartos de final. O AZ Alkmaar é pior que o melhor Benfica, mas pode eliminar menos utilizados. Mudar um ou dois jogadores é gerir recursos, mudar seis é prescindir de ganhar. Nos quartos-de-final de uma prova europeia os adeptos pendem... o sonho. E têm razão.
Os adeptos do Benfica esperam ganhar títulos e não tirar cursos de gestão. Jorge Jesus terá experiência, e vontade, para contrariar os meus receios, mas transformar uma excelente época, numa coisa mais ou menos, é um erro. Vamos então dar mais um passo para ser campeões, já no domingo. Porque, na verdade, perto do final de Março continuamos a ambicionar ganhar tudo. Se esse feito não pode ser ignorado, e mostra o valor de técnico e equipa, por outro lado não pode ser desperdiçado.
Reconheço que jogar mais seis semanas à quinta-feira e ao domingo, sem descanso, deixa marcas, mas no fundo é isso que se ambiciona quando começa a época. Dirão os pessimistas que ainda estamos numa época do sonho, dirão os optimistas que é uma época de sonho. Venha a realidade dar razão aos optimistas."

Sílvio Cervan, in A Bola

O Destino não nos dá tréguas

"Quando, após aquele final de época 2012/13 em que do tudo nos restou o nada, a Direcção do Benfica renovou com Jorge Jesus, eles, os especialistas, garantiram que se acabara de perder o actual campeonato. Nós, que vivemos o benfiquismo, não acreditámos. O mesmo aconteceu quando Cardozo ficou no plantel e tantos peroravam como isso seria fatal para a época corrente. Com a derrota na primeira jornada, acentuou-se a ladainha do apocalipse. À terceira jornada e com apenas uma vitória, eles, os especialistas, já nos tinham feito a extrema-unção e encomendado a alma. Quando estivemos a cinco pontos do primeiro lugar (à época ocupado pelo FCP da estrutura perfeita) aconselharam-nos a começar a preparar a nova época. Os empates caseiros com Arouca e Belenenses fizeram com que os especialistas garantissem a infalibilidade das suas teses.
A suspensão de Jorge Jesus por um mês deu aos especialistas permanentes e aos abutres de ocasião a oportunidade para fazer sangue, acertar contas antigas com o treinador e garantir a falência desportiva da época. Mais tarde, foi a lesão de Cardozo a dar-lhes o alento para agoirarem (vindo dos especialistas, até os agoiros são científicos) a época. Atendendo a que a realidade sempre se encarregou de desmentir os seus desejos disfarçados de opiniões, esperaram pela saída de Matic para garantir que isso é que faria com que deixássemos de contar para a vitória no campeonato. Sempre que eles, os especialistas, garantiram que tínhamos o campeonato perdido, nós, os que vivemos o benfiquismo, não acreditámos e continuámos, com os nossos, a lutar.
Agora, porque faltam seis jornadas e temos sete pontos de avanço para o segundo classificado e doze para o terceiro (o FCP da estrutura perfeita), eles, os especialistas, querem convencer-nos de que temos o campeonato ganho. E nós, os que vivemos o benfiquismo, continuamos a não acreditar neles, pois sabemos que em Portugal só há um clube que ganha de véspera e nós, Benfica, não ganhamos nem perdemos de véspera. Lutamos sempre para construir permanentemente um destino que não nos dá tréguas."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Amibas

"1. Sempre me fez espécie a canina adoração que algumas figurinhas devotam ao Madaleno. A vacuidade da personagem e a sua convicção de que vivemos num mundo em que a lei vale tanto como a Oeste de Pecos (e em Portugal vivemos mesmo!) faz-me crer que os seus apóstolos têm a consistência intelectual de uma amiba que, como sabemos, não prima pela complexidade do raciocínio.

2. Mais estranho é ver que há quem queira copiá-la, no tiques de caudilho e na propagação das arruaças. Seria divertido se não fosse triste. Este espalhafato diário do presidente do Sporting, que fala por tudo e por nada e ameaça por nada e por nada, traz-me à memória um exemplo botânico: o tropismo. Só com uma variante, neste caso: não necessita de estímulos. Como dizem os brasileiros: há gente que em silêncio é poeta...

3. O presidente dos árbitros - o tal que o presidente do FC Porto queria deixar de cócoras no Estádio das Antas - teme pela vida e saúde dos seus rapazes. A saúde sabemos que não se recomenda - e as baixas estão directamente ligadas à inconveniência dos jogos. Quanto à preocupação do personagem: deve ser esse o motivo que o leva a publicar as nomeações logo à terça-feira. Sempre fornece mais uns dias de trabalho aos energúmenos que gostam de destruir talhos."

Afonso de Melo, in O Benfica

Qual é a dúvida?

"Num mundo ingrato, peço apenas que me façam uma justiça. Essa que tem muitos anos, não apenas os mais recentes. E qual é? A minha ligação estreita àquela que reputo a tribo do futebol. Quem inclui? Jogadores e treinadores. Do Benfica? Do Benfica, do Sporting , do FC Porto, de outros emblemas, de muitos emblemas.
Qual a razão da pergunta? Simples, tão simples, mesmo simples. Não conheço nenhum profissional da bola que não considere o Benfica a equipa que melhor futebol pratica em Portugal na paisagem da actualidade. Esse entendimento comummente aceite, no país e fora dele, desmente a tese do menor valimento do avanço encarnado no Campeonato por razões extrafutebol. Que razões? Favorecimentos das equipas de arbitragem? Não há maior dislate, maior atoarda. Só o presidente do Sporting, porventura secundado por alguns antibenfiquista primários, assume e desenvolve a tese. Caí no ridículo, protagoniza o quixotesco.
O Benfica, na Liga nacional tem feito uma demonstração inequívoca de superioridade a todos os níveis. Cultiva, nas palavras, a humildade. Cultiva, na função, a maioridade. Tem valido mais, muito mais do que os antagonistas. Merece a vantagem folgada que usufrui.
Como vai ser até ao termo da competição? Como até agora, seguramente. Há mais vermelho, muito mais vermelho nos recintos nacionais. Mas também há vermelho, vermelho de raiva, nos nossos oponentes. O trilho está traçado. A festa mais próxima. Só depende da nossa proficiência, da nossa prédica. No campo e fora dele. Uma certeza? Há um grande Benfica no campo, não há menor Benfica fora dele."

João Malheiro, in O Benfica

Faltam 11 pontos...

"1. Bom jogo e importante vitória (mais uma!...) no jogo com a Académica, que se previa complicado. Faltam agora seis jornadas, correspondentes a 18 pontos, dos quais precisamos de ganhar 11. Domingo, em Braga, seria bem importante conquistar mais três. Também na Liga Europa as coisas estão a correr bem... mas será necessário passar a formação holandesa do AZ Alkmaar, que não terá chegado aos quartos-de-final por acaso. O excesso de confiança na parte final do jogo com o Tottenham foi um aviso...

2. Muito se falou nas (tristes) atitudes de Jorge Jesus no jogo de Londres, com o Tottenham. Foi bastante infeliz. Não vale a pena regressar ao assunto. Volto apenas para salientar a diferença de tratamento que na nossa comunicação social é dada às infelizes atitudes de Jorge Jesus e José Mourinho. Enquanto o nosso treinador, que (infelizmente) ferve em pouca água, é sempre fortemente criticado, ao actual treinador do Chelsea, que guerreia com meio mundo, muitas vezes em infelizes jogadas estratégicas que de desportivismo nada têm, tudo é perdoado pois é o 'melhor treinador do Mundo'. Não o contesto, mas, como português, não me orgulho nada das suas atitudes. Enquanto Jorge Jesus é genuíno, é ele próprio, 'passa-se' com facilidade (o que não o desculpa), José Mourinho é 'jogador', prepara aquilo que vai dizer e contra quem o diz. Para ele vale tudo, desde que sirva para a sua equipa ganhar. De desportista nada tem.

3. Faleceram na semana passada dois benfiquistas que foram figuras públicas (Medeiros Ferreira e Manuel Barbosa) e um terceiro, porventura menos conhecido do grande público mas com décadas de grande dedicação ao Clube e ao nosso râguebi - Carlos Nobre. É daqueles benfiquistas que, anonimamente (ou quase), trabalham para o Clube dia após dia. Foi jogador, treinador, dirigente, foi tudo no nosso râguebi, desde o tempo do Campo Grande nos anos cinquenta e sessenta. E sempre cem por cento amador. É (também) com homens como Carlos Nobre que o Benfica se tornou no grande Clube que é hoje nas mais variadas modalidades."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Já faltou mais...

"Muito mais. Já faltou tudo. Quando faltavam 29 jornadas, o Benfica tinha zero pontos, um derrota; quando faltavam 28, o Benfica dera a volta a um resultado em cima dos 90 minutos; quando faltavam 27, o Benfica empatara com um penalti a favor ignorado e um golo contra marcado irregularmente pelos 'campeões' da demagogia e da choraminguice. E assim por diante. Agora que já faltou mais, muito mais, já faltou tudo, agora que na verdade faltam simplesmente seis jornadas, o Benfica está confortável na liderança e a exibir um futebol de elevada qualidade - como se viu no jogo frente à Académica, onde o maior obstáculo a uma goleada foram os postes - mas na verdade ainda não ganhou nada.
Para ganhar, o Benfica só depende de si próprio. O campeonato, que é certamente o objectivo mais desejado porque dá o título de Campeão, está ao alcance da mão, isto é, aqui ao pé. Já não há jogos fáceis, especialmente para o Benfica, contra o qual todos se arreganham. Mas o Glorioso tem equipa e futebol para ganhar todos os desafios. E tem bancadas como nenhum outro, a transbordar de boa e generosa gente e de entusiasmo.
E tem - é justíssimo que se diga - uma direcção, uma organização, uma estrutura única no desporto português. Não é por acaso nem por favores que o Benfica disputa todos os títulos, em todas as modalidades. E como na verdade há mais desporto para além do futebol, no fim-de-semana em que derrotou a Académica, o Benfica também venceu em casa do CAB Madeira, no basquetebol, do reduto do Castêlo da Maia, em voleibol, e na Luz bateu o Sporting no futsal, o Paço de Arcos, no hóquei em patins, o SC Horta no andebol.
Este é de facto o Clube Lutador, do qual os adeptos constituem a Chama Imensa. Já não falta tudo..."

João Paulo Guerra, in O Benfica

A queda dum anjo

"Ninguém admira mais Oscar Tacuara Cardozo do que eu. Quando o nosso ponta de lança enfiou o terceiro ao Sporting na Luz eu fui visto a gritar: “AMO-TE, CARDOZO!!! AMO-TE, CARALHO! AMO-TE!”. Uma pessoa que grita isto no meio de uma multidão só pode ser levada a sério. No Benfica da minha vida adulta, Tacuara Cardozo foi o homem que mais admirei, o jogador que nunca teve um assobio meu, a quem aplaudi mesmo todos os falhanços.
Não me interessa se é desengonçado, se não parecia capaz de ganhar os Jogos Sem Fronteiras. Oscar Cardozo é o maior marcador estrangeiro do Sport Lisboa e Benfica. E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é um ponta de lança além da quantidade estúpida de golos que já marcou.
Foi-me penoso ver Cardozo ontem. Doeu-me. Cardozo, no Dragão, fez uma exibição tão péssima – fruto da sua gritante falta de ritmo e entrosamento neste novo Benfica – que eu sofri como sofrem os pais quando vêem os filhos a serem goleados num jogo de infantis. Tive vontade de o tirar dali, não só para o bem do Benfica (que era o mais importante), como por ele. Cardozo não merece não estar à altura do Benfica.
No livro de Camilo de Castelo Branco, Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda é um miguelista provinciano e conservador que, chegado à capital, se torna um liberal um bocado para o devasso. A sátira da vida política portuguesa faz de Calisto um anjo caído, personagem cómica de costumes caricaturados. Cardozo merece tudo menos ser uma personagem cómica, um corpo estranho que os adeptos querem ver fora dali. Cardozo merece o nosso carinho, as nossas palmas, a nossa paciência, mas devido ao seu estilo de jogo – e à mudança de estilo do Benfica – só pode voltar em condições físicas que agora, obviamente, não tem.
No entanto, se o Sport Lisboa e Benfica se encontra líder do campeonato com 7 pontos de avanço, em todas as frentes e num estado anímico que faz quase esquecer que ao minuto 90 da segunda jornada com o Gil Vicente corríamos o sério risco de acabar a segunda jornada com zero pontos, muito se deve a Oscar Cardozo. Foi ele que marcou a Belenenses, Académica, Olympiakos, Nacional e aqueles 3 ao Sporting (cada um melhor que o outro). Numa fase da época onde o Benfica não jogava o que joga agora e onde tudo estava por um fio, Jorge Jesus incluído, Cardozo – como um anjo – manteve-nos vivos e permitiu-nos chegar a Março com o campeonato mesmo à mão.
Cardozo, neste momento, tem de estar no banco. Até Funes Mori teria sido mais útil que o grande Tacuara ontem. Mas é nosso dever não deixar cair Cardozo. Se Cardozo tantas vezes segurou o Benfica, agora é o Benfica que o deve segurar. Um matador destes não merece assobios e não pode ser exposto assim. Se há coisa que eu considero fatal para um clube e os seus adeptos é a falta de memória. E Cardozo deve perdurar sempre na nossa pelas melhores razões. Para mim, serás sempre um anjo."

quinta-feira, 27 de março de 2014

Trata-se de prioridades. Por mim, tudo bem.

"Lima está a fazer uma época notável. Não só pelos golos que marca. Mas também pelo seu esforço contributivo em todo-terreno nos momentos em que a equipa se vê obrigada a defender.

ONTEM ninguém se lesionou. Má figura propriamente dita também não fez o Benfica embora, nos tempos que correm, uma derrota por 1-0 fora de casa não seja nunca fácil de virar no segundo jogo. Está assim em perigo a Taça de Portugal para o Benfica? Ah, pois está.
Não será, no entanto, um caso desesperado. Ainda há menos de um ano conseguiu o Benfica uma reviravolta nesses precisos termos. Aconteceu nas meias-finais da Liga Europa com os turcos do Fenerbahce que venceram por 1-0 em Istambul e que depois viriam a soçobrar na Luz perdendo por 3-1. Coisas que acontecem, na verdade.
Perdendo para o FC Porto o jogo da primeira-mão da Taça de Portugal o Benfica pôs fim a uma série de 27 vitórias consecutivas sempre a marcar golos em todos os 27 jogos. Ontem nem um conseguiu marcar e foi pena até porque, na segunda parte, fez por isso.
Não fez muito por isso. Mas fez um bocadinho. E não foi preciso que Gaitan, Lima e Markovic, deixados no banco, saltassem para o terreno, já ia adiantada a hora, para que o Benfica tomasse conta de si próprio a um nível aceitável por toda a segunda parte do encontro.
Já na primeira parte não foi minimamente aceitável a primeira meia hora do Benfica muito lento na procura da bola, perdendo sistematicamente todos os ressaltos para um FC Porto desejoso de mostrar aos seus adeptos que os 12 pontos que leva de atraso são uma grande injustiça.
A explicação, diga-se de passagem, não terá sido a mais convincente, resultado à parte, porque o FC Porto entrou com tudo e com todos enquanto o Benfica entrou com poucochinho e sem cinco titulares indiscutíveis: Oblak, Siqueira, Enzo, Gaitan e Markovic.
Mas poderia ter jogado Oblak que o golo do FC Porto não tinha defesa. Fique registado para moralizar Artur. Já com os outros quatro de início, o Benfica teria tido certamente outra disposição para assumir o jogo.
Trata-se de prioridades. Por mim, tudo bem.

O Benfica, tal como o FC Porto, segue em frente na Liga Europa. Tottenham e Nápoles ficaram para trás e o sorteio que se seguiu colocou no caminho das duas equipas portuguesas, nos quartos-de-final da prova, equipas de aparente menor valia do que as que as encontradas e eliminadas nos oitavos-de-final.
A Liga Europa é uma competição à medida da península Ibérica representada por quatro emblemas nesta fase já adiantada da corrida. Benfica, FC Porto, Sevilha e Valência estão lá e, com toda a legitimidade, pensam ser capazes de conquistar o troféu.
O futebol espanhol, no entanto, está uns valentes furos acima do futebol português porque consegue não só ter duas equipas nos quartos-de-final da Liga Europa como também consegue ter duas equipas, Real Madrid e Barcelona, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões que, como todos sabemos, é outra música.
No jogo da semana passada, com o Tottenham na Luz, o Benfica marcou cedo e dispôs-se convenientemente a gerir o agregado de 4-1 a seu favor. Geriu, geriu, geriu tanto até adormecer na forma o que lhe valeu um final inesperadamente sobressaltado e a iminência de um prolongamento, que não vinha nada a calhar.
No entanto, valha a verdade, os 30 minutos a mais, evitados por uma defesa milagrosa do jovem Oblak, seriam castigo justo para quem, fiando-se no conforto, jogou 30 minutos a menos na segunda parte expondo-se a uma reacção fortuita do adversário. E foi precisamente isso que aconteceu. Felizmente acabou tudo em bem.
Chegado aos quartos-de-final e tendo pela frente o Az Alkmaar, que não é propriamente um colosso do futebol holandês, exige-se agora ao Benfica que afaste os holandeses e siga com toda a naturalidade até às meias-finais da Liga Europa.
A questão é que, não sendo, de facto, o Az o supra-sumo dos Países Baixos e arredores, há que não contar decididamente com essa garantia do «com toda a naturalidade de que, frequentemente, padecemos».
O treinador do AZ Alkmaar é Dick Advocaat, uma figura histórica do futebol europeu. Advocaat ficou em êxtase por lhe ter calhado o Benfica e não o escondeu. Não é apenas pelo passeio a Lisboa que Advocaat ficou contente com o sorteio. É porque, certamente, entende que poderá surpreender um Benfica excessivamente confiante.
E também porque, lá no fundo, está doidinho para conhecer Jorge Jesus, o Special Three, tal como ficou conhecido por essa Europa fora depois da rábula de White Hart Lane.
A propósito, deixem-me que vos diga que o treinador do Tottenham, o senhor Tim Sherwood, se portou em Lisboa com um verdadeiro palhacinho. 

MIGUEL ROSA, o tal jogador que ficou de fora no último Belenenses-Benfica sem que, estranhamente, ninguém sentisse necessidade de explicar porquê, já não ficou de fora no último FC Porto-Belenenses e acabou por ser protagonista de um lance envolto em polémica e que passou sem castigo.
Aos 8 minutos de jogo, persistindo ainda o 0-0 no placard, o ex-benfiquista agrediu com uma forte cabeçada o cotovelo do braço direito de Mangala e não viu sequer um cartão amarelo. Miguel Rosa escapou também ao sumaríssimo, que sorte a dele.

A Académica, que nos últimos anos vinha fazendo bons resultados no Estádio da Luz, soçobrou no domingo perante um Benfica que só desacelerou quando o resultado chegou aos 3-0. Assim é que deve ser.
Lima marcou o primeiro e o segundo golo do Benfica sendo que o segundo golo foi o culminar de uma jogada nascida perto da baliza de Oblak, um envolvimento que progrediu colectiva e verticalmente pelo campo fora, com 35 toques sem perder a bola para o adversário, até à conclusão certeira do avançado brasileiro chegado há dois anos de Braga.
Lima está a fazer uma época notável. Não só pelos golos que marca. Mas também pelo seu esforço contributivo em todo-o-terreno nos momentos em que a equipa se vê obrigada a defender.

NO domingo o Benfica joga em Braga para o que verdadeiramente interessa, o campeonato nacional.
A expectável nomeação de Pedro Proença suscitou um não menos expectável coro de «ai, ai, ai» por parte do grosso da nação encarnada logo acrescido do relambório das maldades feitas por Proença às nossas cores, algumas com efeitos decisivos em questões importantes como a atribuição de títulos.
Deixemos esse tipo de choradeira para os nossos vizinhos de Alvalade, imparáveis, de facto, no relambório das maldades dos árbitros que os impediram, no ano passado, de se qualificarem para a Europa (quando, na verdade, andaram sempre mais perto da linha-de-água), que os impedem, este ano, de liderar confortavelmente a tabela (em função de um muito discutível somatório de crimes de lesa-Sporting) e que não os impedem de celebrar vitórias à Porto contra o FC Porto (como sucedeu recentemente graças a um golo tão solitário quanto irregular).
Voltemos a Braga. Porque em Braga é que é.
Não nos fica bem, francamente, eleger Proença como um adversário mais temível do que o próprio Sporting de Braga. É falta de respeito pelo adversário e, mais grave, é falta de respeito pela equipa do Benfica que se tem saído tão bem, em termos de resultados, mesmo quando os árbitros se enganam em seu desfavor.

PARTIU Manuel Barbosa que foi uma figura ímpar do nosso futebol. No domingo, no Estádio da Luz, foi sentidamente cumprido o minuto de silêncio em memória do empresário. Outra coisa não seria de esperar. Nem todas as 55 mil almas presentes conheceram de perto Manuel Barbosa mas História é História e dessa disciplina todos conhecem, pelo menos, os fundamentos."

Leonor Pinhão, in A Bola

quarta-feira, 26 de março de 2014

Para recuperar na 2.ª parte...!!!

Corruptos 1 - 0 Benfica

Pedi rotação do plantel, e foi isso que o Jesus fez. Foram 6 jogadores actualmente titulares que ficaram de fora: Oblak, Siqueira, Enzo, Gaitán, Markovic e Lima (o único reparo que tenho a fazer a esta gestão, é que sabendo do castigo do Enzo em Alkmaar, é preciso gerir bem a utilização do Fejsa nos próximos jogos). E apesar da derrota, acho que foi a decisão correcta. Neste momento o jogo mais importante, será Domingo em Braga. Quando for tempo de jogar a 2.ª mão desta Meia-final da Taça de Portugal, logo se verá, quais são as prioridades nessa altura...

A forma relativamente 'calma' como os Corruptos, aceitaram a derrota em Alvalade, deixou claro que a prioridade deles, até final da época, vão ser as Taças, começando pela Taça de Portugal. Portanto a agressividade com que entraram neste jogo não foi surpresa para ninguém... aquilo que acabou por desequilibrar, foi o golo sofrido num pontapé de canto - escolhemos uma má altura para voltarmos a sofrer um golo de canto!!! -, deu confiança aos Corruptos, e retirou confiança ao Benfica...
Tivemos dificuldade em segurar o meio campo, até porque os nossos alas jogaram muito presos nos flancos. O Nico por exemplo, neste tipo de jogos, em posse de bola, desliza muitas vezes para o meio, fazendo de 3.º homem do meio-campo, igualando assim o número de centro-campistas e relação ao adversário... algo que o Salvio e o Sulejmani fazem menos.
Mesmo assim, na 1.ª parte, a melhor oportunidade para os Corruptos, é na sequência de uma entrada para vermelho directo, do Fernando (o Herrera durante o jogo, também o fez por merecer...), que mais uma vez, passou impune... Nada de novo, aqui!!!
Adenda: Tanto o Danilo, como o Alex Sandro fartaram-se de fazer faltas impunemente... Se tivessem levado amarelo no inicio da partida, tal como o Maxi levou, talves não tivessem feito mais faltas, sendo assim, ambos - mais o Danilo... - mereciam ter visto vários amarelos!!!

Melhorámos na 2.ª parte, o jogo foi mais repartido, os Corruptos mandaram uma ao poste, mas nós podíamos ter marcado em algumas ocasiões. Notou-se claramente uma melhoria com as substituições, com a entrada principalmente do Nico e do Lima... isto apesar do Rodrigo, que estava a ser um dos melhores, ter saído.
É verdade que voltámos a sofrer um golo de canto, algo que não acontecia à bastante tempo, mas o mais 'estranho' é mesmo, não termos marcado golos, algo muito raro, na era Jesus...

O Cardozo continua a demonstrar estar fora de forma, mas o Salvio está quase a chegar ao nível que já nos habituou... Quando vi o cartão ao Maxi logo no início temi o pior, mas pelo menos saímos deste jogo sem castigos... e aparentemente sem lesões.

Resumindo, eliminatória aberta, que vai ser decidida na Luz, tal como era previsível... Um resultado aceitável, tendo em conta o que se passou. Estou seguro, que o melhor Benfica, pode perfeitamente dar a volta ao resultado, apesar do 1-0 ser um resultado difícil de recuperar num 2.º jogo... tudo vai depender da vantagem que o Benfica vai ter no Campeonato, quando jogar novamente com os Corruptos. Aliás a nomeação do Desdentado para o próximo jogo na Pedreira, foi feita como esse objectivo: um Benfica praticamente Campeão na altura do 2.º jogo, fará com que o Jesus aposte tudo nesse jogo, e se isso acontecer, estaremos na final da Taça de Portugal, seguramente.

Inacreditável...

Sporting 30 - 30 Benfica

A menos de 5 minutos do final estávamos a vencer por 25-29 - não foi a primeira vantagem de 4 golos durante a 2.ª parte!!! -, tudo parecia encaminhado, mas mais uma vez uma 'branca' das grandes, e sofremos 5 golos consecutivos!!! Sim, o Sporting passou para a frente (30-29), e foi preciso um golo nos últimos segundos, em desespero, para empatar uma partida, que devia estar ganha...
Estava com uma esperança escondida para este jogo, alguns jogadores que estiveram lesionados, parece que estão a recuperar o ritmo, e o Sporting teve um jogo desgastante no fim-de-semana para a Taça EHF... quando soube qual seria a dupla de Ladrões, fiquei imediatamente preocupado (5-1 em livres de 7 metros; 3-1 em exclusões!!!), o Sporting conseguiu acabar a 1.ª parte somente com 2 amarelos!!!
Mas tendo em conta como o jogo decorreu, tivemos, mais uma vez o pássaro na mão. Com este empate estamos cada vez mais longe do título, e ainda por cima, facilitámos o trabalho aos Corruptos, que com a vantagem que já têm, dificilmente a vão perder... Resta a Taça!!!